Homem que sofreu os efeitos negativos do Roundup da Monsanto.
https://www.nytimes.com/2023/12/07/movies/into-the-weeds-review.html
07 de dezembro de 2023
[NOTA SO WEBSITE: Trazemos novamente o tema do zelador de escola que acionou a Monsanto pela criminosa atitude, em dezembro último, da Comissão Europeia, através de um ato autocrática de Ursula van der Leyne, de autorizar o emprego por mais 10 anos -até 2033- do glifosato na Europa].
Este documentário de Jennifer Baichwal relata uma batalha legal em que um zelador na Califórnia se contrapões a uma empresa multibilionária.
Em 2018, Dewayne Johnson ganhou uma ação judicial contra a Monsanto; ele argumentou que o herbicida à base de glifosato da empresa, que ele usou como zelador do distrito escolar no norte da Califórnia, fez com que ele desenvolvesse linfoma não-Hodgkin. Os jurados concluíram que a Monsanto não alertou os consumidores sobre os riscos potenciais.
A empresa, que acabara de ser adquirida pela Bayer, foi inicialmente condenada a pagar US$ 289 milhões. Embora essa indenização tenha sido posteriormente reduzida, o processo de Johnson esteve na vanguarda de dezenas de milhares de alegações semelhantes que ligavam o herbicida da Monsanto ao câncer. (A Bayer disse repetidamente que o produto não causa câncer).
A cineasta canadense Jennifer Baichwal é conhecida por documentários ambientais (“Manufactured Landscapes”, “Anthropocene: The Human Epoch”) que enfatizam tanto a estética quanto a defesa de direitos. Em “Into the Weeds”, com o subtítulo “Dewayne ‘Lee’ Johnson vs. Monsanto Company”, ela explora preocupações semelhantes através da estrutura mais convencional de uma batalha legal.
O documentário investiga as especificidades do caso de Johnson. Vários advogados de sua parte conduzem os espectadores pela logística do processo; o filme deixa claro quão difícil é para uma pessoa enfrentar uma empresa que possui vastos recursos, destreza em contrariar provas e – argumenta o filme – acesso injustamente fácil aos reguladores.
Mais potente como denúncia do que como filme, o documentário também passa um tempo com Johnson, que aparece aplicando pomada nas lesões que, no momento das filmagens, ainda aparecem por todo o corpo e deixam manchas de sangue nos lençóis. Em outros lugares, “Into the Weeds” se reúne com outras pessoas nos Estados Unidos e no Canadá que desenvolveram linfoma e usaram herbicida à base de glifosato. As suas histórias ilustram a amplitude dos desafios ecológicos e agrícolas que permanecem.
Nas ervas daninhas
Não classificado. Duração: 1 hora e 36 minutos. Alugue ou compre na maioria das principais plataformas .
Nas ervas daninhas
Quando você compra um ingresso para um filme com crítica independente em nosso site, ganhamos uma comissão de afiliado.
Diretor: Jennifer Baichwal
Escritoras: Jennifer Baichwal, Michael McGowan
Avaliação: Não avaliado
Tempo de execução: 1h 36m
Dados de filmes fornecidos por IMDb.com
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2023.