Bonecas de plástico

 

 

http://www.madehow.com/Volume-5/Plastic-Doll.html

 

 


(Nota da tradução: invertemos as partes do artigo original para começarmos com o que realmente interessa nestas bonecas: do que elas efetivamente são feitas, nos tempos atuais. Isso é que vale para nossas meninas e meninos que manipulam, beijam, abraçam, põem na boca, mordem e até podem engolir certos pedaços delas em suas brincadeiras inocentes.)

Matérias primas

A maioria das bonecas de resinas plásticas é feita de vinil (nt.: ver – Polivinil Cloreto – PVC), também conhecido como polivil cloreto (PVC). Os principais produtores de resinas plásticas fornecem compostos de PVC, que é o segundo termoplástico mais vendido do mundo atrás do polietileno (nt.: a resina que se faz sacolas de super mercado, para frutas e outras). O bloco básico do polímero PVC (nt.: polímero=muitas partes) é o monômero (nt.: monômero = uma parte; normalmente se fala MVC) cloreto de vinil (nt.: conforme o Programa Federal de Toxicologia dos EUA, em novembro de 2016, este monômero que forma o polímero PVC é cancerígeno), que é convertido na resina plástica PVC, por um processo de suspensão. Todo o PVC deve ser um composto (nt.: ou seja, são agregados e outros materiais para se formar um produto utilizável pela indústria), antes de ser um produto de uso comercial. Os compostos rígidos consistem praticamente só da resina original (85-90%) (nt.: podemos colocar aqui os canos, as conexões e outros), enquanto o PVC flexível (nt.: corpo da boneca, cortina, filme plástico e outros) contém entre 40-60% da resina. Outros aditivos incluem plastificantes (nt.: ver o que são ftalatos, bisfenol A, dentre outros), estabilizadores, auxiliares de processamento, lubrificantes, pigmentos e enchimentos (nt.: ver –http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgTiQAG/aditivos ).

Corpos de algumas boneca também são feitos de polietileno – um derivado de etileno e um gás inflamável incolor (nt.: como todos os derivados de – plásticos – são infamáveis. usa-se retardadores de chama para evitar que se incendeiem rapidamente). Este gás é submetido a temperaturas e pressões elevadas na presença de um catalisador, que converte o gás em um polímero. Outras matérias-primas utilizadas na fabricação de bonecas incluem várias pinturas para fazer características faciais, nylon (nylon) para o cabelo e panos e fios para as roupas.

A preparação das matérias primas

  • 1 É necessária uma operação química para se fazer o que se chama de composição separadamente para converter a forma original de uma resina plástica (nt.: no caso da Barbie, a resina é o PVC), ao mesmo tempo que introduz aditivos, para se conseguir uma perfeita adequação da resina para os processos de moldagem da boneca. Normalmente, este passo é feito no fabricante da resina plástica, embora às vezes seja executado pelo fabricante da boneca se for necessária uma formulação especial. Tanto a cabeça como os membros (nt.: quando articuláveis) são feitos por um processo que se chama modelagem de rotação. Primeiro as cavidades do molde são preenchidos, fechados e aquecidos. Enquanto são aquecidos, os moldes rotacionam biaxialmente para se criar uma forma oca e sem costuras.

Modelagem

  • 2 Durante a moldagem rotacional, as cavidades do molde são primeiro preenchidas com uma quantidade predeterminada (predetermined) do composto, na forma líquida. Cada molde de metal consiste de múltiplas cavidades e a quantidade depende do tamanho da boneca. Por exemplo, até 60 cabeças podem ser feitas de uma só vez. Depois que os moldes são fechados, eles são colocados em um forno aquecido e rodados biaxialmente. Durante o ciclo de aquecimento, a resina derrete, se funde e depois se densifica na forma da cavidade do molde.
  • 3 A seguir, os moldes são resfriados lentamente dentro de uma câmara usando ar e água. Uma vez resfriados, os moldes são removidos da câmara, abertos e a peça acabada é removida.
  • 4 Durante a moldagem por sopro, um tubo oco chamado de parison é primeiro preenchido por plástico fundido por extrusão através de um reservatório tubular. Este tubo é então colocado entre duas metades de um molde de aço e forçado a assumir a forma da cavidade do molde usando a pressão do ar. A pressão do ar, variando de 80-120 psi, é introduzida através do interior do tubo, forçando o plástico contra a superfície do molde.
  • 5 Após qualquer processo de moldagem, a peça é aparada manualmente para remover os excessos que vão além do molde.

Decorando a cabeça

  • 6 Antes de todas as partes do corpo serem montadas para se constituir a boneca, as características do rosto e os cabelos são feitos. Primeiro, os olhos são inseridos na cabeça, em seguida, as bochechas, os lábios e, às vezes, os cílios são pintados com spray usando um método de pintura com o uso do ar. Esse processo pode envolver até 15 etapas.
  • 7 Se o cabelo não faz parte integrante da boneca, o nylon é enraizado no vinil usando uma máquina especial de costurar que é operada manualmente. O cabelo então é cuidadosamente aparado, penteado e ajustado. A cabeça pode agora ser agregada ao corpo, juntamente com os membros inferiores e superiores.

Vestir e embalar

  • 8 O próximo passo é vestir a boneca e aparar os fios em excesso. Qualquer informação especial sobre o produto e etiquetas são anexadas antes da embalagem. A maioria das bonecas são embaladas manualmente em caixas, uma vez que muitas vezes devem ser bem colocadas e ajustadas a elas. Cada boneca recebe uma revisão final quanto à sua apresentação, antes que a caixa seja fechada. As caixas então são acondicionadas em caixotes para seu envio para comercialização.

Subprodutos/Rejeitos ou Lixos

Qualquer material que excedeu ao produzido, durante o processo de moldagem, é normalmente descartado já que ele não pode ser reciclado novamente dentro do processo de produção. A resina que acabou resultando de toda a composição citada acima, poderia afetar o produto final de forma a poder alterar a qualidade e a coloração pretendidas da boneca. Algumas vezes, o resíduo para fabricação é reciclado para outros propósitos.

Retrospectiva

As bonecas evoluíram ao longo dos séculos de símbolos ou ídolos religiosos em suas cerimônias, para se tornarem brinquedos de crianças. Hoje são partes de coleções altamente valorizadas. A coleção de bonecas tornou-se o segundo maior hobby adulto nos Estados Unidos, e muitos colecionáveis são feitos de plástico. Uma empresa de bonecas populares, a Alexander Doll Company, vende mais de 500 mil bonecas, todos os anos, para crianças e colecionadores.

Algumas das mais antigas datam de algo em torno de 2000 A.C. e foram produzidas no Egito. Eram feitas de madeira em um formato simples de uma pá, elas eram provavelmente usadas em ritos de fertilidade. Outras figuras miniaturas foram usadas nas tumbas. Bonecas de madeiras e de argila foram também feitas pela Grécia antiga. Muitas destas bonecas ancestrais acreditava-se que dispunham de poderes mágicos.

Fazer bonecas foi também uma indústria na era romana e dentre os materiais se incluía madeira, pano, ossos e terracota. Durante este período, as bonecas eram dedicadas no tempo da puberdade aos deuses Mercúrio, Júpiter e Diana. As bonecas eram também enterradas com seus donos, especialmente porque muitos morriam jovens. Outras antigas culturas, incluindo aquelas encontradas na Índia, Japão e América do Norte—usavam as bonecas para ensinar as crianças suas tradições. Materiais como panos, argila, pele de veado (camurça) e pedaços de ossos. Bonecas de milho eram frequentemente empregadas em celebrações das colheitas.

As civilizações evoluíram e o mesmo aconteceu com as bonecas que se tornaram muito mais elaboradas para as pessoas que tinham recursos para acessá-las. Às crianças ricas na Europa eram dadas bonecas de cera, madeira e compostas de dois materiais, durante o final da Idade Medieval (século XIV) e a fabricação de bonecas torna-se um ente comercial. Tais bonecas mantém-se até o final do século XIX. No entanto, no século XV a Alemanha se estabeleceu ela mesma como um importante centro de fabricação de bonecas, com a França logo atrás. A fabricação de bonecas luxuosas continuou até o século XVI tendo Paris como importante centro. Também durante este período, o número de acessórios para bonecas cresceu.

No século seguinte continuou-se a ver bonecas tanto nas mãos das crianças do povo como das daqueles que nasceram na nobreza. Cera e madeira são ainda populares e o papier maché torna-se mais comum. A boneca, pelo final deste século, torna-se um artigo comercial com aceitação, mesmo tão longe quanto eram as colônias da América. Os colonizadores norte americanos também começaram a produzir bonecas por si mesmos, usualmente feitas de madeira.

Outros materiais tornam-se populares durante o século XVIII. Gesso que era fácil de moldar, foi usado apesar de ser muito frágil. Na Alemanha, a porcelana de pasta dura foi feita pela primeira vez e a seguir empregada para se fazer cabeças. Uma tradição comum durante este período, pelas senhoras da sociedade, foi terem bonecas feitas de cera como figuras de si mesmas e vestidas com roupas fascinantes.  Outro método de estudar e examinar os costumes que se tornam populares, era o uso de figuras de papel. Este material era barato e facilmente disponível; roupas eram pintadas para se ajustarem à figura.  Bonecas moldadas em papéis foram vendidas na Europa no final deste século.

Durante o século XIX, foram introduzidas bonecas e cabeças feitas de porcelana, ao mesmo tempo que os fabricantes começam a procurar uma substância inquebrável. Guta percha (nt.: ver https://pt.wikipedia.org/wiki/Guta-percha), uma substância da família do látex  do tipo da borracha, originária da península malaia e da Indonésia, entrou em uso regular em 1840 na Europa. Quando a empresa americana Goodyear Rubber Company  (Goodyear Rubber Company)  inventou o processo de vulcanização (vulcanizing) do látex da borracha dura em 1851, este material foi adaptado por muitos fabricantes de bonecas nos Estados Unidos e ainda estava sendo usado cem anos depois. Metal e celuloide (nt.: ver – https://pt.wikipedia.org/wiki/Celuloide) foram outros dois materiais que também foram usados durante esse período em vários países.

Materiais compostos foram ainda muito populares durante os primeiros anos do século XX e permaneceu por vários anos após a II Guerra Mundial quando apareceu a verdadeira boneca de plástico feita na Alemanha Ocidental. Desde daí as bonecas de plástico inundaram todas as lojas de brinquedos com a mais popular de todas: a Barbie (com vendas de varejo anuais de mais ou menos de BRL3,29 bilhão de dólares). Desde 1959, mais de um bilhão de bonecas Barbie e membros de sua família vêm sendo vendidas em mais de 140 países ao redor do mundo. A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo.

Hoje, bonecas de todos os materiais representam um valor de mercado acima de mais de BRL6,58 bilhões de um total de 15 bilhões de dólares que fatura a indústria de brinquedos. Isso representa um mercado no varejo de aproximadamente BRL75,71 bilhões, um terço do mercado global de brinquedos.

Design

Muitos dos projetistas ou designers de brinquedos utilizam informações de várias fontes, incluindo pais, psicólogos, educadores e outros especialistas no desenvolvimento infantil. Este background providencia chaves valiosas para saber como os consumidores estão em busca quando compram brinquedos, de como as crianças aprendem através das brincadeiras bem como o que os consumidores estão procurando quando vão comprar brinquedos. Também querem saber quando as crianças estão física e cognitivamente prontas para certos tipos de brinquedos. Os brinquedos são frequentemente testados pelas crianças elas mesmas em grupos focais ou em casa para determinar sua durabilidade, apropriação etária, padrões de utilização e comercialização. Alguns fabricantes de brinquedos mantém instalações dirigidas para o cuidado de crianças, durante todo o ano, para esta proposição de serem as testadoras de seus produtos. Ao mesmo tempo, têm outros fabricantes que estabelecem inter-relações com universidades e outros espaços de pesquisa. Uma avaliação detalhada da segurança do produto é feita após a conclusão de primeiro protótipo na medida que o brinquedo se aproxima da sua produção massiva.

Os fabricantes de bonecas normalmente projetam uma boneca de um conceito original em relação ao produto acabado que inclui tanto o embalamento como as roupas. Primeiro é feito um simples esboço ou desenho, seguido por uma ilustração colorida. A seguir, o modelo é esculpido em cera. Uma vez o mesmo aprovado, um molde mestre é feito e será a matriz usada para fabricar os moldes.

A Fabricação

Processo

Dois processos principais de formação do plástico são usados para se fazer partes do corpo da boneca. As cabeças e os membros são feitos por um processo chamado moldagem rotacional (rotational molding) . A moldagem por rotação é usada para produzir produtos vazios e ocos de todos os tamanhos e formas com espessura de parede uniforme. A moldagem por sopro às vezes é usada para fazer o torso se o custo é um problema, pois é um método mais rápido e econômico.

Controle de Qualidade

Além de detectar as peças das bonecas com defeitos durante o processo de moldagem, as bonecas de plástico devem cumprir os regulamentos específicos de segurança do brinquedo estabelecidos pela Comissão de Segurança dos Produtos do Consumidor dos Estados Unidos (United States Consumer Product Safety Commission/CPSC). Estes incluem requisitos e critérios de teste para pintura e outros materiais similares de revestimento da superfície da boneca; bordas e pontos afiados; pequenas peças que podem ser engolidas ou inaladas; teste de uso e abuso; substâncias perigosas; inflamabilidade (nt.: depois de sabermos que muitos dos brinquedos têm reatadores de chama, o que será que eles analisam?) e toxicidade (nt.: sabendo agora do que são feitas as bonecas, de PVC, na sua maioria, é até irônico dizer que existe uma avaliação sobre a toxicidade dos brinquedo!); entre outros. Todas as matérias-primas são testadas pelo fornecedor e são fornecidas os manuais com os dados dos materiais.

Hpm 0000 0005 0 Img0142

Antes de a boneca ser empacotada, ela passa através de um detector de metais para garantir que nenhum contaminante metálico esteja presente. Os regulamentos da CPSC são incorporados como um padrão voluntário da indústria de brinquedos, ASTM F963, publicado pela American Society for Testing and Materials. A norma ASTM F963 e as regulamentações federais incluem mais de 100 testes e especificações de projeto para se reduzir ou eliminar riscos que possam causar lesões em condições de uso normal ou sobreuso razoavelmente previsível. Esses testes são realizados internamente ou por laboratórios de testes independentes.

Padrões similar de segurança existem no Japão e na Europa. Um padrão internacional  também está em desenvolvimento e que servirá como um conjunto de requisitos para os quais todos os outros países possam começar a se harmonizar.

O Futuro

A Internet e outras tecnologias da informática estão tendo um efeito profundo na indústria de brinquedos e continuarão a fazê-lo. Hoje, 40% dos americanos de nove a 14 anos têm acesso a um computador e 22% navegam ativamente na net, deslocando parte do tempo que de outra forma poderia ser dedicado ao jogo tradicional. Os vídeogames (agora um mercado de quase BRL9,87 bilhões de dólares no atacado) e o software para PC também continuam a ganhar popularidade, com crescimento esperado de dois dígitos. No entanto, o mercado tradicional de brinquedos nos Estados Unidos crescerá apenas alguns dígitos percentuais e o mercado básico de bonecas encolherá de três a oito anos de idade para crianças de três a cinco. Em geral, a indústria de brinquedos e videogames crescerá entre 3 e 5%.

Os consumidores podem esperar para ver muitos outros exemplos do uso da tecnologia em brinquedos ou para melhorar a versão tradicional. Por exemplo, o CD-ROM Barbie “Dress Designer” é um excelente exemplo de criação de novas dimensões de brincar com a boneca Barbie pelas suas donas. À medida que o custo dos componentes de microchip interativos continuar a diminuir, mais fabricantes de brinquedos poderão incorporar tecnologia interativa em brinquedos a um preço acessível para o consumidor.

Embora o mercado básico de bonecas tenha se tornado menor, não se espera que desapareça totalmente. A demanda está aumentando para bonecas que tenham mais funções e sejam interativas. No futuro próximo, as bonecas de plástico, sem dúvida, seguirão os passos do brinquedo popular Furby.

 

Onde saber mais

Livros

King, Eileen. The Collector’s History of Dolls. St. Martin’s Press Inc., 1978.

Periódicos

Vargas, Alexia. “A Pretty Population Explosion Sets Stage for Doll Wars.” Wall Street Journal (December 16, 1997).

Outros

The Toy Manufacturers of America, Inc. 1115 Broadway, Suite 400, New York, NY 10010. http://www.toy-tma.com/ (June 29, 1999).

Uneeda Doll Co., Ltd. 200 Fifth Avenue, Ste. 556, New York, NY 10010. (212) 675-3313. Fax:(212)929-6494.

— Laurel Sheppard

Saiba mais: http://www.madehow.com/Volume-5/Plastic-Doll.html#ixzz4zAVCdjdI

 

Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2017.