Tempero potente contra o câncer – Açafrão/Curcumina.

A curcumina tem o maior volume de evidências na bibliografia que reforçam seu emprego para ser um suporte para os casos de câncer mais do que outros nutrientes. Novos estudos demonstram como um efetivo agente contra glioblastoma, um tipo fatal de câncer de cérebro. Ela afeta 700 genes e mais do que 100 diferentes vias de ação ao entrar na célula. E parece ser seguro para o tratamento de todos os tipos de cânceres.

 

 

curcumin inhibits brain tumor
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/09/14/this-spice-inhibits-brain-tumors-in-81-of-mice-tested.aspx?e_cid=20110914_DNL_art_1

 

By Dr. Mercola

A curcumina – é o princípio ativo do açafrão e o pigmento que fornece  ao curry sua coloração amarela alaranjada – é um composto natural que vem sendo extensivamente pesquisado e com o qual tem se feito numerosas aplicações em termos de saúde. Como resultado, o açafrão tornou-se muito popular como um suplemento alimentar. Cada 100 gramas de raízes do açafrão estima-se que contenha entre 3 e 5 gramas do princípio ativo curcumina.

Os sitemas de medicina ancestral chinesa e indiana reconheciam as propriedades benéficas da curcumina já há a ilhares de anos. A mais notória é ser conhecida por suas potentes propriedades anti-inflamatórias. E como se sabe a inflamação crônica é um fator oculto em muitas, se não na maioria das doenças crônicas. Ela influencia mais do que 700 genes que podem, em parte, explicar seus numerosos benefícios em termos de saúde.

Para saber masia a respeito desta planta, ler: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/02/17/Super-Spice-Secrets-This-Miracle-Spice-Stops-Cancer-Alzheimers-and-Arthritis.aspx.

Aqui, reforçarei uma das propriedades mais estimulantes da curcumina, o reconhecimento, cada vez maior, de como os pesquisadores têm lhe visto, o seu potencial como agente anti-câncer. No final deste artigo, encontrar-se-á também uma lista de minhas outras estratégias de senso comum de prevenção ao câncer.

A eficácia da curcumina contra um tipo fatal de tumor do cérebro.

Uma estimulante descoberta foi anunciada no Journal of Nutritional Biochemistry em julho de 2011 (nt.: pesquisa conduzida em Porto Alegre/RS, na UFRGS; ver: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21775121), onde os pesquisadores dizem que a curcumina pode ser a resposta de como interromper este fatal câncer cerebral, conhecido como glioblastoma (GBMs). Esta pesquisa reforça descobertas anteriores. Neste trabalho, os cientistas mostram que ela diminui o tumor do cérebro em 9 de 11 estudos com animais (81%), sem nenhuma evidência de toxicidade.

Além do mais, a curcumina não afeta as células sadias, sugerindo que ela atinge seletivamente as células do câncer. Também observaram que ela trabalha sinergicamente com duas diferentes drogas da quimioterapia, acentuando a eliminação das células do câncer.

Os autores afirmam:

“Em resumo, os dados apresentados aqui sugerem a curcumina como um agente potencial para a terapia dos glioblastoma/GBMs.”

Um dos MELHORES suplemantos para muitos cânceres.

Muitos anos atrás, eu aprendi sobre o potencial anti-cancerígeno da curcumina através do Dr. William LaValley, um dos mais notáveis médicos de medicina natural para o câncer que eu conheci. Ele indicava que a curcumina tinha a maior bibiliografia com evidências que reforçavam seu emprego como um suporte para o câncer, como nenhum outro nutriente. Ela não só afeta mais do que 700 genes, mas também mais de 100 diferentes vias assim que entra na célula. E melhor de tudo, parece ser seguro para o tratamento de todos os tipos de cânceres.

Para se er uma idéia do quanto há de pesquisas, simplesmente acessar GreenMedInfo.com (nt.: http://www.greenmedinfo.com/search/google/curcumin cancer?query=curcumin cancer&cx=013404777869681654793%3Am_ow-y5ocik&cof=FORID%3A11&sitesearch=#1018) usando o termo de pesquisa “curcumin cancer.” Têm centenas de trabalhos relativos aos seus efeitos benéficos sobre vários tipos de cânceres.

Abaixo alguns exemplos mais recentes:

  • Uma pesquisa de 2008 sobre prevenção de câncer – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19138983 – detectou que a curcumina inibe a motilidade e invasão das células de câncer de mama ao inibir diretamente a função do receptor ‘integrin alpha6beta4‘, sugerindo que ela pode servir como um agente terapêutico eficaz  em tumores que sobre-expressam o alpha6beta4. (Este alpha6beta4 está associado com a progressão do câncer ao contribuir para a resistência à apoptose – morte celular não seguida de autólise – e à metástese)
  • Estudo publicado em 2009, no Molecular Pharmacology – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19395473 -, que detectou que a curcumina inibe o crescimento de células de câncer pancreático e atua como um agente químio-sensibilizante.
  • Outra pesquisa de 2009 –  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20686221 – detectou que a curcumina induz a morte programada de células em câncer de pulmão.
  • Um estudo de 2010 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20089354 – concluiu que a curcumina tem o potencial de direcionar a própria estrutura da célula de câncer.

Como a curcumina luta contra o câncer?

Na Índia, onde o açafrão é amplamente empregado na dieta alimentar, a prevalência de quatro cânceres comuns nos EUA – cólon, mama, próstata e pulmão – é dez vezes menor. De fato, o câncer de próstata, que é o mais frequentemente diagnosticado câncer em homens nos EUA, é raro na Índia e isto é atribuido, em parte, a curcumina presente no açafrão. Mostra que a curcumina combate o câncer em numerosas maneiras diferentes.

Por exemplo, a curcumina mostrou que:

Inibe a proliferação de células de tumores. Auxilia o organismo a destruir células mutantes de câncer, assim elas não podem se espalhar através do corpo. Inibe a síntese da proteina embora seja instrumental na formação do tumor.
Inibe a transformação de células normais em cancerígenas. Diminui inflamação. Previne o desenvolvimento de suprimento adicional de sangue necessário para o crescimento da célula de câncer.

Qual o tipo de açafrão é o melhor?

Para se ter os benefícios totais que a curcumina tem a oferecer, procurar por extrato de açafrão certificado 100%  orgânico com pelo menos 95% de curcuminóides. A fórmula deve ser livre de agregados, aditivos e excipientes (uma substância adicionada para agir como processante ou estabilizante) e o fabricante deve ter empregado práticas de produção seguras em todos os estágios: plantio, cultivo, colheita seletiva e então manufatura e embalamento do produto final.

Para usar na cozinha, escolher o pó de açafrão puro em vez de na forma de curry. Preferencialmente orgânico. Pelo menos um estudo detectou que os pós de curry tendiam a conter muito pouca curcumina, comparados com o pó de açafrão.

Diretrizes para o uso da curcumina.

Neste momento, não há formulações comercialmente disponíveis para seu uso contra o câncer. Além disso, deve-se saber que não só altas doses são requeridas, mas a curcumina não tem boa absorção … Uma dose típica como anti-câncer pode estar em até três gramas de um excelente extrato, três a quatro vezes ao dia.

Uma alternativa para esta situação é fazer uma micro emulsão com o pó de açafrão. Para fazer isso, misturar uma colher de sopa do pó em 1 a 2 gemas, junto com uma colher ou duas de chá  de óleo de côco derretido. Então, usar um mixer ou um liquidificador manual para emulsificar a mistura.

Outra estratégia que pode auxiliar o aumento da absorção é adicionar uma colher de sopa de pó de açafrão a um quarto de água fervente (ela deve estar fervente quando colocar o pó, caso contrário não se desmanchará se a água estiver tépida). Depois de ferver por um dez minutos criou-se uma solução de 12% que se pode beber quando estiver fresca. Terá um sabor ligeiramente  a madeira. Deve-se ter em mente que a curcumina gradualmente se evaporará da solução. Em mais ou menos seis horas ela será uma solução de 6%, assim o melhor é ingeri-la dentro de quatro horas após ervida.

Uma desvantagem de fazer isso em casa é que a curcumina é um pigmento amarelo potente e pode descolorir superfícies se não se for cuidadoso.

Prevenção do câncer: 11 dicas para se viver.

Nos últimos 30 anos a taxa de câncer duplicou, globalmente, e se estima que triplicará em 2030. Efetivamente, precisamos começar a fazer a prevenção do câncer, seriamente.

Mesmo a curcumina oferecendo um grande potencial na luta contra o câncer, acredito que um estilo de vida saudável – em oposição a engolir qualquer quantidade de suplementos – é a MELHOR maneira de evitar tornar-se mais um número da estatística do câncer. Acredito que se pode evitar efetivamente o risco de câncer e outras doenças crônicas e melhorar radicalmente as chances de recuperar-se de um câncer que eventualmente se tenha, se se seguir algumas estatégias de redução de riscos.

  1. Reduzir radicalmente o consumo de açúcar. Normalizar os níveis de insulina é uma das mais poderosas ações físicas que se pode tomar para baixar os riscos de câncer. Cortar açúcares e grãos bem longe da dieta alimentar é o melhor. Eliminar a frutose que é um dos mais importantes açúcar para nos iniciarmos a nos concentrar. Se já tiver um câncer, deve-se reduzir, de todas as fontes, a um patamar abaixo de 10 gramas por dia.
  2. Otimizar os níveis de vitamina D. Existem evidências contundentes (http://www.mercola.com/Article/Vitamin-D-References.htm) apontando para o fato de que a deficência de vitamina D tenha um papel crucial no desenvolvimento do câncer (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/06/11/New-Model-Of-Cancer-Development-Vitamin-D-is-the-Key.aspx). Pesquisadores que atuam neste meio estimaram que em torno de 30% da mortes por câncer (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2008/08/07/daily-sunlight-can-keep-cancer-away.aspx) poderiam ser previnidos a cada ano simplesmente pela otimização dos níveis de vitamina D na população em geral. A nível pessoal, podemos decrescer nosso risco de câncer EM MAIS DA METADE (http://blogs.mercola.com/sites/vitalvotes/archive/2007/06/11/New-Evidence-Sunshine-DOES-Slash-Your-Cancer-Risk.aspx) somente tendo banhos de sol durante todo o ano. Alternativamente, pode-se utilizar um meio seguro de bronzeamente artificial, ou, em última instância, suplementar oralmente com vitamina D3. Mas lembar que o MELHOR jeito é a exposição ao sol. Se alguém estiver recebendo tratamento para um câncer é provável que níveis mais altos no sangue – em torno de 80 a 90 ng/ml – seja muito benéfico.   Para se saber os detalhes sobre como empregar a vitamina D, terapeuticamente, favor olhar o meu artigo anterior – http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2002/02/23/vitamin-d-deficiency-part-one.aspx.
  3. Exercitar-se regularmente. Há evidências inquestionáveis indicando que exercícios podem cortar o risco de câncer, primeiramente pela redução dos níveis de insulina e, em segundo, pela normalização estrogênica. Por exemplo, mulheres que se exercitam regularmente podem reduzir o risco de câncer de mama em 20 a 30% (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2010/04/13/at-least-onethird-of-breast-cancer-cases-are-avoidable.aspx) quando comparadas com mulheres inativas. Prefiro ver o exercício como um medicamento que precisa ser cuidadosamente prescrito para se alcançar seu benefício máximo. É importante incluir uma grande variedade de técnicas em sua rotina de exercícios (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/04/28/Primary-Principles-of-Exercise-Aerobic-Interval-Strength-Core.aspx). Adicionalmente é possível a integração dos exercícios com jejuns intermitentes que  catalizarão enormemente o potencial dos exercícios para reduzir o risco de câncer e estimular a difusão da cura e do rejuvenecimento.
  4. Ingerir quantidades apropriadas de gorduras ômega 3 de origem animal.
  5. Comer tantos vegetais quantos forem possíveis. Idealmente, frescos e orgânicos. Os vegetais conhecidos como crucíferas (brócolis, couve e outros desta família) em particular, têm sido identificados como tendo potentes propriedades anti-cancerígenas (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2008/07/22/how-broccoli-fights-cancer.aspx).
  6. Ter a ferramenta que possa apagar permanentemente o curto circuito neurológico que ative os genes do câncer. Mesmo o Ministério da Saúde dos EUA (CDC) afirma que 85% das doenças são causadas pelas emoções (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2005/04/06/stress-part-eight.aspx).
  7. Manter um peso corpóreo ideal (http://fitness.mercola.com/sites/fitness/archive/2011/01/22/should-i-eat-anything-after-dinner-if-i-want-to-lose-weight.aspx).
  8. Ter sono suficiente e de alta qualidade.
  9. Reduzir a exposição aos venenos ambientais, como agrotóxicos, produtos domésticos de limpeza, purificadores de ar sintéticos, poluição do ar e plastificantes e aditivos plásticos tipo BPA.
  10. Reduzir o uso de telefones celular e outras tecnologias wireless e implementar estratégias de uso o mais que puder quando ou se for impossível evitar de usá-los (http://emf.mercola.com/sites/emf/archive/2011/01/05/new-evidence-identifies-strong-cell-phone-cancer-link.aspx).
  11. Ferver, escaldar ou cozinhar no vapor, os alimentos, é melhor do que fritá-los ou grelhá-los.

 

Links relacionados:

Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2011.

2 comments on “Tempero potente contra o câncer – Açafrão/Curcumina.

  1. Artigo bastante esclarecedor que nos dá grande esperança de que o câncer possa ser curado por drogas naturais num contexto de estilo de vida que passa pela alimentação adequada, diminuição do nível de estresse e exposição menor possível a poluentes e alimentos industrializados. Sendo a atividade física bem como um bom sono fatores preponderantes na prevenção dos canceres.
    Mas não ficou bastante claro se a ingestão do mel usado preventivamente, para pesoas sadias, será tão eficaz quanto a ingestão apenas da própolis para no combate à doença.

  2. Olá eu sou um sobrevivente de um temível câncer maligno no cérebro glioblastoma multiforme grau 4 , este é um dos tratamentos que faço , uso açafrão junto com pimenta do reino todos os dias estou muito bem graças a DEUS e pessoas igual a vocês que nos orienta para cura de nossas enfermidades , que DEUS continue iluminando sempre a todos que fazem este lindo trabalho . Gratidão eterna a todos que dedica um tempo de sua vida para prestar a caridade . Um forte abraço : Evaristo de Sertãozinho-SP (16) 99158-7754 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *