luiz ecod Seminário Sebrae de Sustentabilidade começa com foco em negócios transformadores

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou que os pequenos negócios têm “imensa participação” na economia brasileira, uma vez que, atualmente, um quarto do que se produz no país vem das MPEs (micro e pequenas empresas).

“É fundamental juntar as variáveis ambiental, econômica e social. Não vemos contradição no desenvolvimento dos negócios com a agenda da sustentabilidade, pelo contrário”, ressaltou Barretto em entrevista coletiva.

Para o presidente do Sebrae, “quem chega primeiro, leva vantagem”. “Quem reutiliza resíduos e investe em eficiência energética, por exemplo, economiza em longo prazo, melhora a imagem institucional do negócio e se diferencia no mercado”, defendeu.

Panorama dos desafios

A manhã no Centro de Eventos do Pantanal foi preenchida com a palestra magna A realidade global e a transformação dos negócios, que contou com Maritta Koch-Weser, fundadora e presidente da Earth3000, organização que apoia inovações estratégicas em governança para o meio ambiente e desenvolvimento.

Ela deu um panorama dos desafios da sustentabilidade em todo o mundo, o crescimento desse conceito e a importância do setor privado para estimular práticas menos agressivas ao meio ambiente.

O evento segue até esta quinta-feira (31).

* O repórter viajou a convite do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

** Publicado originalmente no site EcoD.