https://www.thetimes.com/uk/healthcare/article/prostate-cancer-england-most-common-form-qf3gkpsdg
Eleanor Hayward, Editor de Saúde
28 de janeiro de 2025
[NOTA DO WEBSITE: O aumento desse tipo de câncer tem várias explicações, mas para nosso website, poderiam existir outras mais sorrateiras. Por exemplo, a presença massiva de substâncias sintéticas e mesmo naturais como a isoflavona da soja, que são estrogênicas, interferindo assim na formação do sistema reprodutor dos machos ainda na fase fetal. Já se sabe desde da década de 90 do século passado que todos os machos, no planeta, estão feminizados. O que quer dizer isso? Que os indivíduos XY, precisam de sua própria testosterona, para transformarem os órgãos fetais femininos em masculinos. Desde os anos 50, do século passado, sabe-se que todos os seres sempre vão ser fêmeas e que todas as estruturas fisiológicas são, portanto, femininas. E é por isso que os machos precisam de toda sua testosterona fisiológica para transformá-las em masculinas. No entanto, com a presença acachapante de moléculas sintéticas estrogênicas isso não acontece, daí feminizados. E por isso se sabe que essa interferência dos xenoestrogênios deixam os machos muito mais propensos a terem, por exemplo, quando adultos, cânceres de próstata. E essas moléculas surgem no pós 2ª guerra, feitas pelas corporações petroagroquímicas que colonizaram toda a humanidade para seu uso. Infelizmente todo o planeta está dominado pela ideologia do supremacismo branco que além de excludente, é arrogante e antropocêntrista e por isso se julga acima da Vida e da realidade das formulações criadas pela natureza. Será que esse não seria um ponto extremamente relevante a ser considerado nessa matéria?].
O NHS/National Health Service,UK, disse que o aumento nos diagnósticos está relacionado com a divulgação pública de Stephen Fry, Bill Turnbull e Sir Chris Hoy.
O câncer de próstata é atualmente o câncer mais comum na Inglaterra, com casos aumentando em 25% nos últimos cinco anos, revelaram dados do NHS.
A doença ultrapassou o câncer de mama como o tipo mais comum da doença, depois que um recorde de 55.000 homens a diagnosticaram em 2023, contra 44.000 em 2019, segundo uma análise da Prostate Cancer UK.
Os números aumentaram a pressão sobre os ministros para revisar as diretrizes de testes “desatualizadas” e implementar um programa nacional de triagem.
Especialistas disseram que o “enorme aumento” nos diagnósticos se deveu em grande parte à maior conscientização depois que celebridades como Sir Stephen Fry, Bill Turnbull e Sir Chris Hoy compartilharam seus diagnósticos.
Ian Phillipson, 66, de Burghill, Herefordshire, foi diagnosticado com câncer de próstata depois de assistir a um apresentador de televisão falar sobre seu diagnóstico
Enquanto isso, mais homens estão vivendo até os setenta e oitenta anos, quando o risco é maior, e os diagnósticos também aumentaram após a pandemia porque milhares de homens não fizeram os testes durante os bloqueios da Covid.
Dados do registro de câncer do NHS mostram que, desde 2022, os casos anuais de câncer de próstata ultrapassaram o câncer de mama, que anteriormente era o câncer mais comum na Inglaterra.
Em 2023, 55.033 homens receberam um diagnóstico de câncer de próstata na Inglaterra, enquanto houve 47.526 casos de câncer de mama. Isso acelerou uma tendência de 2022, quando 50.751 homens tiveram câncer de próstata enquanto houve 48.531 diagnósticos de câncer de mama.
Apesar de ser o tipo de câncer mais comum no país, não há um programa de rastreamento de rotina para o câncer de próstata, diferentemente do câncer de mama, intestino e colo do útero.
Segundo as diretrizes do NHS, homens com mais de 50 anos — ou 45 se forem negros — podem pedir ao seu médico um exame de sangue do antígeno prostático específico (PSA) para verificar a doença.
No entanto, os GPs/general practitioners (nt.: médicos de família) são proibidos de oferecer proativamente testes de PSA para homens sem sintomas, o que significa que milhares são diagnosticados tardiamente. O câncer de próstata mata mais de 12.000 homens a cada ano no Reino Unido. Se detectado precocemente, quase 100 por cento sobrevivem, mas se detectado tardiamente, apenas 50 por cento vivem.
Hoy, o ex-campeão olímpico de ciclismo, que tem 48 anos e câncer de próstata terminal, disse que era “óbvio” que o NHS começasse a oferecer testes de PSA para homens de alto risco a partir dos 45 anos.
Amy Rylance, da Prostate Cancer UK, disse que “as orientações nacionais não acompanharam” a crescente conscientização sobre a doença.
Ela disse: “Há algo que o governo pode fazer agora mesmo para ajudar os homens. Quanto mais cedo você encontrar o câncer de próstata, mais fácil será tratá-lo, mas as diretrizes atuais do NHS impedem que os GPs iniciem essas conversas cruciais sobre o câncer de próstata com os homens com maior risco. Em vez disso, é responsabilidade de cada homem descobrir seu risco e decidir se ele gostaria de solicitar um exame de sangue.”
A instituição de caridade está pedindo ao governo que atualize urgentemente as diretrizes do NHS para que os médicos generalistas possam oferecer proativamente testes de PSA a partir dos 45 anos, alertando que a doença está “tirando milhares de vidas desnecessariamente todos os anos”.
Chiara De Biase, da Prostate Cancer UK, disse: “Ao contrário de outros tipos de câncer, o câncer de próstata não apresenta sintomas em seus estágios iniciais cruciais, quando é mais fácil de tratar”.
“No momento, não há um programa de triagem para câncer de próstata e nem todo homem tem uma chance justa de ser diagnosticado mais cedo. Enfrentamos uma terrível divisão norte-sul no Reino Unido, onde você tem mais probabilidade de obter um diagnóstico incurável em certas áreas do que em outras.”
O Comitê Nacional de Rastreamento do Reino Unido, que aconselha o governo, está revisando as diretrizes sobre câncer de próstata este ano, com uma consulta aberta em março.
Os exames de sangue PSA procuram altos níveis de uma proteína que indica câncer de próstata, mas são tradicionalmente vistos como muito pouco confiáveis para serem implementados como uma ferramenta de triagem em massa. No entanto, pesquisas recentes mostram que técnicas modernas de diagnóstico, incluindo exames de ressonância magnética assistidos por IA, significam que os benefícios superam os riscos e podem salvar milhares de vidas.
Estima-se que 14.000 homens perderam o diagnóstico de câncer de próstata durante a pandemia, mas esses pacientes “desaparecidos” já foram encontrados e mais 9.000 pessoas receberam tratamento para câncer de próstata em 2023, em comparação com 2019.
O professor Peter Johnson, diretor clínico nacional de câncer do NHS, disse: “Graças ao trabalho árduo da equipe do NHS e às campanhas eficazes de conscientização, estamos diagnosticando mais homens com câncer de próstata em um estágio mais precoce do que nunca, para que eles tenham a melhor chance possível de receber um tratamento eficaz.”
O NHS disse que o aumento nos diagnósticos está ligado ao “efeito Fry e Turnbull”. Tanto Fry, o ator, quanto Turnbull, o apresentador da BBC que morreu em 2022, tornaram públicos seus diagnósticos de câncer de próstata em 2018 para incentivar os homens a se manifestarem. Os sintomas incluem necessidade de urinar com mais frequência ou dificuldade para urinar.
Ian Phillipson, 66, de Burghill, Herefordshire, foi diagnosticado com câncer de próstata em janeiro de 2024 após ver o apresentador de televisão Nick Owen falando sobre seu diagnóstico no Midlands Today da BBC1 . Ele foi ao seu clínico geral para fazer exames de PSA, que indicaram que ele tinha a doença, e agora está em remissão após terapia hormonal e radioterapia.
Phillipson disse: “Se eu não estivesse assistindo à TV naquele dia, talvez não tivesse feito o teste”.
“Parece um pouco melodramático dizer que Nick Owen salvou minha vida, mas quem sabe se e quando eu teria descoberto que tinha câncer de próstata se não o tivesse visto na TV naquela noite. Sou grato por ele ter sido tão aberto sobre sua situação, e sinto que ele ‘passou o bastão’ para mim. Assim como Nick, quero encorajar outros homens a agirem; sem ele, eu não teria tomado a decisão de fazer um exame de sangue PSA. Por favor, verifique seu risco e pense em fazer o teste.”
Um porta-voz do Departamento de Saúde e Assistência Social disse: “Este é um marco sombrio e, embora mais homens estejam sendo examinados, eles estão esperando muito tempo pelo diagnóstico e tratamento”.
“O Comitê Nacional de Rastreamento do Reino Unido está revisando as evidências para programas de rastreamento do câncer de próstata, incluindo abordagens direcionadas para homens com maior risco.”
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, janeiro de 2025