https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2021/03/31/chemicals-found-pregnant-women.aspx
Analysis by Dr. Joseph Mercola
March 31, 2021
Resumo da história
- Uma análise de amostra de sangue de mulheres grávidas e do cordão umbilical dos bebês, revelou a presença de 109 substâncias químicas, sendo que 55 , anteriormente não detactados em seres humanos e 42 “químicos misteriosos” cujas fonte e uso não foram identificados;
- Pesquisadores acreditam que são substâncias presentes em produtos de cuidado pessoal e de outras fontes industriais que uma tecnologia recente auxiliou a identificar;
- Embora os pesquisadores pedissem um maior controle da EPA/Environmental Protection Agency e relatórios padronizados, historicamente essa agência e a FDA/Food and Drugs Aministration têm sido lentos em proteger os cidadãos dos EUA de produtos químicos tóxicos, se é que o fizeram;
- Embora muitos químicos tóxicos sejam ubíquos, podemos escolher produtos de limpeza, de cuidado pessoal e para crianças/bebês que utilizamos. Consideremos fazer mudanças que possam proteger nossa saúde.
A frase “melhor viver através da química” é uma variação de uma capanha publicitária feita pela DuPont Chemical Company 1 no meio dos anos 30 até o princípio dos anos 80.
Em 2014,2 tonou-se o título de uma “comédia” que retratava a vida de um homem intimidado pelo pai e pela mulher e seu subsequente “renascimento” através do emprego da química. No entanto, as versões de Hollywood e de relações públicas de “melhor viver através da química” não são a realidade.
Por exemplo, dados recentes da University of California San Francisco revelou que 55 químicos, anteriormente não detectados em humanos, foram encontrados nos organismos de mulheres grávidas e de seus bebês.3
Resinas plásticas impregnadas de químicos tornam-se de tal forma ubíquas como parte do cotidiano da vida moderna que é difícil imaginar um mundo sem elas. No entanto, num plano mais amplo das coisas, elas são resultado de uma invenção relativamente nova 4 e existem um monte de situações que nós não temos ideia de como elas impactam tanto a saúde humana como ambiental.
As substância químicas (nt.: são denominados como plastificantes) que fazem parte das resinas pláticas são os intergeracionais disruptores endócrinos 5 sobre os quais não há evidências suficientes para demonstrar se os plásticos são seguros tanto para a atual como para as futuras gerações. Essas substâncias químicas estão sendo amplamente empregados nos produtos plásticos e são similares, em sua natureza, aos hormônios sexuais naturalmente produzidos pelos organismos, sendo por isso que foram designados como disruptores endócrinos.
Mas os plastificantes presentes nas resinas plásticas são só um dos numerosos químicos liberados no ambiente através do uso humano e pela disposição em produtos descartáveis, e por isso incluidos no lixo gerado pelos seres humanos. Como exemplo, de acordo com a ONG EWG/Environmental Working Group,6 a cada dia, mulheres nos EUA usam uma média de 12 produtos de cuidado pessoal, incluindo cosméticos, que contêm mais de 168 diferentes químicos.
…….. [Nota da tradução: para conhecer o restante do texto do Dr. Mercola, acessar o link acima]…….
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, abril de 2021.