Oficial: Califórnia Alerta sobre Celular

Mais um passo de proteção à saúde, principalmente, das crianças, é ativada na Califórnia.

 

https://www.ewg.org/news-and-analysis/2017/12/it-s-official-california-issues-caution-cell-phone-use

 

 

FRIDAY, DECEMBER 15, 2017

A Califórnia, neste mês, emitiu oficialmente diretrizes inovadoras (issued groundbreaking guidelines) que recomendam usuários de a manter os telefones afastados de seus corpos e limitarem o uso quando a recepção for fraca. Estas recomendações advertem de que estudos vem ligado a radiação pelo uso do telefone a um risco aumentado, em longo prazo, de câncer cerebral, a menor contagem de espermatozoides e a outros problemas de saúde. Observa a se ter cuidado já que os cérebros em desenvolvimento das crianças podem estar em maior risco.

O Departamento de Saúde Pública/DSP do estado foi forçado a divulgar as diretrizes (forced to release the guidelines) em março após um processo judicial da Universidade da Califórnia, Berkeley, sendo pesquisador o Dr. Joel Moskowitz (Dr. Joel Moskowitz). Na época, o Departamento disse que as diretrizes eram apenas um rascunho, mas agora são a posição oficial do estado. As diretrizes do DSP se alinham com proximidade do Guia do EWG para o uso mais seguro do telefone celular (Guide to Safer Cell Phone Use), publicado em 2016

Em estudos do Programa Nacional de Toxicologia Federal (Federal National Toxicology Program), os ratos machos expostos à radiação do telefone celular tiveram maior chance de desenvolver um câncer cerebral chamado glioma maligno, além de desenvolver um tumor encontrado no coração. Com base em estudos epidemiológicos humanos que demonstram o aumento do risco de tumores cerebrais, a Organização Mundial da Saúde/OMS/ONU declarou a radiação do telefone celular como um possível carcinogênico (a possible carcinogen). Enquanto isso, a indústria de telecomunicações continua a combater os esforços para informar o público.

Em um comunicado à imprensa, a diretora do DSP, Karen Smith, disse:

. . . Passos simples, como não manter seu telefone no bolso e afastá-lo da cama durante a noite, podem ajudar a reduzir a exposição tanto para crianças como para adultos. . . . Os cérebros das crianças se desenvolvem durante a adolescência e podem ser mais afetados pelo uso do telefone celular. Os pais devem considerar reduzir o tempo que seus filhos usam celulares e encorajá-los a desligá-los à noite.

Agora, mais do que nunca, os norte americanos precisam de dados relevantes do mundo real sobre a quantidade de radiação emitida pelos telefones celulares e de outros dispositivos sem fio (nt.: em inglês – wireless) que permeiam nossas vidas. Até que esta informação esteja disponível para o público, tomar medidas para reduzir a exposição à radiação wireless, sem fio, é prudente.

 

Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, fevereiro de 2018.