Metil etill cetona (nt.: também conhecido butanona), um solvente industrial, foi reportado por companhias em plásticos, revestimento de superfície e têxteis de 469 de produtos de crianças, incluindo botas, chapéus, calças e artesanatos entre dezenas de outros.
http://www.environmentalhealthnews.org/ehs/news/2013/methyl-ethyl-ketone
Metil etil cetona foi reportado em centenas de produtos para crianças, incluindo alguns calçados.
A Nike, por exemplo, detectou-o em tecidos e polímeros em calçados, lenços, chapéus, babadores e brinquedos. A H&M relatou em piorras, brinquedos, bichos de pelúcia infantil, fantoches, mordedores ou chupetas, chapéus de festas e pulseiras. A Levi Strauss & Co. encontrou-o em calças.
O metil etil cetona (Methyl ethyl ketone) é tóxico ao sistema nervoso e pode causar irritação na pele, olhos, nariz e garganta. Exposição prolongada dos trabalhadores pode causar sintomas neurológicos como fatiga e dores de cabeça, de acordo com estudos ocupacionais. Ele também é considerado um tóxico reprodutivo em evidências com animais de laboratório que inclui o decréscimo do peso fetal bem como malformação.
“Não há informação disponível sobre efeitos sobre o desenvolvimento, a reprodução e carcinogênico em humanos”, diz a EPA (US Environmental Protection Agency).
Seu uso primário é um solvente em processos industriais que envolvem chicletes, resinas e celulose, mas também é utilizado na fabricação de borrachas (nt.: provavelmente sintéticas, no texto não está esclarecido), graxas, laquês, verniz e colas.
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, junho de 2013.