McDonald’s anuncia um hambúrguer vegan de carne artificial

Carne Artificial Placa Petri

por Joe Fassler

11/09/2020

Depois de conduzir vários anos de pesquisa de mercado, o novo hambúrguer da rede pode ser o primeiro em uma linha inteira de ofertas à base de vegetais.

Como uma série de redes de fast food adicionaram ofertas alternativas de carne aos seus menus ao longo de 2019 e 2020 – incluindo Burger King, Carl’s Jr., Del Taco e White Castle – a McDonald’s ainda não havia entrado na briga nos . Mas agora, maior rede de restaurantes do mundo revelou que estava silenciosamente se preparando para o lançamento de seu próprio hambúrguer de carne falsa, artificial, de laboratório: o “McPlant”. 

A julgar pelos comentários feitos pelo presidente internacional do McDonald’s, Ian Borden, em um encontro online de investidores, nesta semana, o produto da empresa já está formulado e pronto para o horário nobre. O McDonald’s só precisa tomar decisões estratégicas sobre onde e quando lançar o McPlant – uma fase de teste de mercado que provavelmente acontecerá em 2021. Mais tarde, descobriu-se que a Beyond Meat será a empresa que fornecerá o McPlant. A Beyond “co-criou” o hambúrguer com o McDonald’s, disse um porta-voz da empresa à CNBC. 

Em comentários sugerem que a empresa tem grandes ambições em possibilidades baseadas em fabricações, tanto que Borden também disse que o McDonald’s provavelmente apresentará ofertas além do novo hambúrguer. No final das contas, ele disse aos investidores, que a marca “McPlant” pode se referir a toda uma linha de produtos de alternativas a carne – uma que poderia incluir ofertas com imitações de carne de frango e de carne de sanduíche para o café da manhã. 

“Da mesma forma que o McDonald’s não administra suas próprias fazendas, contaremos com os fornecedores, a terceira perna do banco de três pernas, do McDonald’s para a produção.”

“No futuro, McPlant pode estender-se a uma linha de produtos à base de plantas, incluindo hambúrgueres, substitutos de frango e sanduíches de café da manhã”, disse Borden. “E esperamos que alguns mercados testem o hambúrguer no próximo ano. Estamos entusiasmados com a oportunidade porque acreditamos que temos um produto comprovado e de sabor delicioso. Quando os clientes estiverem prontos para isso, estamos prontos para eles.”

Alguns meios de comunicação inicialmente enquadraram o lançamento iminente do McPlant como uma perda para a Beyond Meat e a Impossible Foods , duas empresas líderes de proteína alternativa que forneceram inúmeras cadeias de fast food com hambúrgueres de carne falsa. (Veja “Impossible Whopper” do Burger King ou “Beyond BBQ Cheeseburger” do Carl’s Jr.) De fato, o preço das ações da Beyond Meat caiu quase 6 por cento com a notícia inicial, então começou a reverter sua queda após o anúncio da parceria. 

O relacionamento entre as duas empresas faz sentido: a Beyond acumulou centenas de milhões de dólares em capital de risco antes de abrir o capital em maio de 2019, um enorme baú de gastos que lhe permitiu criar e lançar um produto inovador e altamente patenteado. Simplesmente fazendo parceria com a Beyond, o McDonald’s acelera muito seu próprio processo de P&D/pesquisa e desenvolvimento e se posiciona para entrar no mercado em grande escala. 

“Da mesma forma que o McDonald’s não administra suas próprias fazendas, vamos contar com os fornecedores, a terceira perna do banquinho de três pernas do McDonald’s para a produção [para produzir o McPlant]”, confirmou um porta-voz da empresa ao The Counter por e-mail, antes da reportagem do CNBC/Consumer News and Business Channel sobre o papel de Beyond Meat, fosse publicada. 

A Beyond Meats também possui um reconhecimento de nome significativo e recentemente entrou no mercado de supermercados. Mas, por meio da parceria com o McDonald’s, ela potencialmente ganha acesso a milhões de novos clientes em todo o mundo – embora os detalhes do acordo de licenciamento entre as duas empresas ainda não sejam claros.  

No passado, o McDonald’s trabalhou com pelo menos duas empresas para testar hambúrgueres vegetarianos em mercados selecionados, incluindo um “hambúrguer incrível” produzido pela multinacional de alimentos Nestlé que foi lançado nas lojas do McDonald’s alemão em 2019, uma ação que supostamente deixou Wendy’s e Burger King nervosos . O McD’s também testou um produto hambúrger padrão Beyond Meat no Canadá no início deste ano e, em 2017, eles experimentaram um “McVegan Burger” nos mercados suecos, em parceria com a empresa Annama.

Beyond Meat e Nestlé não puderam ser contatados para comentar o assunto até o momento. Esta é uma história em desenvolvimento. 

Joe Fassler é o vice-editor do The Counter. 

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, novembro de 2020.