Evidência de PFAS encontrada em tampões – incluindo marcas orgânicas

Print Friendly, PDF & Email
Tampon

Crédito: Marco Verch Fotógrafo profissional/flickr

https://www.ehn.org/pfas-tampons-2658510849.html

Funcionários da EHN

27 de outubro de 2022

“Sabemos mais do que o suficiente … para ter certeza de que quantidades detectáveis ​​em absorventes internos são injustificáveis”.

Cinco marcas populares de tampões – incluindo duas anunciadas como orgânicas – têm níveis detectáveis ​​de flúor, um indicador do grupo de produtos químicos conhecidos como PFAS, de acordo com um novo relatório da Mamavation.

Em parceria com o EHN.org, o blog e a comunidade de bem-estar ambiental tiveram 23 produtos de tampões testados por um laboratório certificado pela Agência de Proteção Ambiental dos e encontraram níveis de flúor variando de 19 partes por milhão, ou ppm, a 28 ppm em cinco dos as marcas: Tampões Aplicadores de Papelão de Algodão Orgânico Maxim Hygiene, Tampões de Proteção Completa OrganYc (feitos com algodão orgânico), Tampões Playtex SPORT Regular e Super, Tampões Sem Perfume Aplicador de Papelão Tampax e Tampões Regulares Up & Up (marca-alvo).

EHN.org financiou parcialmente os testes e Pete Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, que publica o Environmental Health News/EHN, revisou as descobertas. O relatório vem logo após uma investigação do EHN.org sobre PFAS em tudo, desde roupas esportivas até maquiagem.

O flúor é um forte indicador de “produtos químicos eternos” – que têm sido associados a tudo, desde a defeitos congênitos e menor eficácia da vacina.

Mamavation aponta que as substâncias per e polifluoroalquil, ou PFAS, são apenas um dos possíveis poluentes nocivos em absorventes internos, já que estudos anteriores descobriram substâncias químicas disruptoras do sistema endócrino, como ftalatos e bisfenol-A, comumente conhecido como BPA, em absorventes internos.

“Sabemos mais do que o suficiente sobre toxicidades de baixas doses de compostos PFAS e outros contaminantes citados para ter certeza de que quantidades detectáveis ​​em tampões são injustificáveis,” Terrence Collins, Teresa Heinz Professor de Química Verde e Diretor do Instituto de Ciências Verdes da Carnegie Mellon Universidade, disse Mamavation.

PFAS em produtos de cuidados femininos 

A nova investigação é a mais recente da Mamavation, que anteriormente encontrou flúor em produtos do dia a dia, como calças e leggings de ioga e maquiagem de marcas de beleza limpa .

Uma investigação anterior também analisou os indicadores de PFAS em roupas íntimas de período e descobriu que 11 dos 17 pares testados tinham níveis detectáveis ​​de flúor.

Exposição vaginal 

Embora os impactos na saúde da exposição ao PFAS por contato com a pele ainda não estejam claros, Linda S. Birnbaum, cientista emérita e ex-diretora do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental e Programa Nacional de Toxicologia, disse a Mamavation “já sabemos que o PFAS tem a capacidade de afetam quase todos os órgãos do corpo. A vagina é uma área incrivelmente vascularizada e a exposição dérmica costuma ser maior lá do que em outros lugares do corpo”.

O teste faz parte de um esforço contínuo da Mamavation e da EHN.org para identificar o PFAS em produtos de consumo comuns. Veja os resultados completos em Mamavation.

Siga nosso projeto de teste PFAS com Mamavation na página inicial da série .

Quer saber mais sobre o PFAS? Confira nosso guia completo.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.