Evidência de PFAS encontrada em tampões – incluindo marcas orgânicas

Crédito: Marco Verch Fotógrafo profissional/flickr

https://www.ehn.org/PFAS-tampons-2658510849.html

Funcionários da EHN

27 de outubro de 2022

“Sabemos mais do que o suficiente … para ter certeza de que quantidades detectáveis ​​em absorventes internos são injustificáveis”.

Cinco marcas populares de tampões – incluindo duas anunciadas como orgânicas – têm níveis detectáveis ​​de flúor, um indicador do grupo de produtos químicos conhecidos como PFAS, de acordo com um novo relatório da Mamavation.

Em parceria com o EHN.org, o blog e a comunidade de bem-estar ambiental tiveram 23 produtos de tampões testados por um laboratório certificado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA e encontraram níveis de flúor variando de 19 partes por milhão, ou ppm, a 28 ppm em cinco dos as marcas: Tampões Aplicadores de Papelão de Algodão Orgânico Maxim Hygiene, Tampões de Proteção Completa OrganYc (feitos com algodão orgânico), Tampões Playtex SPORT Regular e Super, Tampões Sem Perfume Aplicador de Papelão Tampax e Tampões Regulares Up & Up (marca-alvo).

EHN.org financiou parcialmente os testes e Pete Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, que publica o Environmental Health News/EHN, revisou as descobertas. O relatório vem logo após uma investigação do EHN.org sobre PFAS em tudo, desde roupas esportivas até maquiagem.

O flúor é um forte indicador de “produtos químicos eternos” – que têm sido associados a tudo, desde câncer a defeitos congênitos e menor eficácia da vacina.

Mamavation aponta que as substâncias per e polifluoroalquil, ou PFAS, são apenas um dos possíveis poluentes nocivos em absorventes internos, já que estudos anteriores descobriram substâncias químicas disruptoras do sistema endócrino, como ftalatos e bisfenol-A, comumente conhecido como BPA, em absorventes internos.

“Sabemos mais do que o suficiente sobre toxicidades de baixas doses de compostos PFAS e outros contaminantes citados para ter certeza de que quantidades detectáveis ​​em tampões são injustificáveis,” Terrence Collins, Teresa Heinz Professor de Química Verde e Diretor do Instituto de Ciências Verdes da Carnegie Mellon Universidade, disse Mamavation.

PFAS em produtos de cuidados femininos 

A nova investigação é a mais recente da Mamavation, que anteriormente encontrou flúor em produtos do dia a dia, como calças e leggings de ioga e maquiagem de marcas de beleza limpa .

Uma investigação anterior também analisou os indicadores de PFAS em roupas íntimas de período e descobriu que 11 dos 17 pares testados tinham níveis detectáveis ​​de flúor.

Exposição vaginal 

Embora os impactos na saúde da exposição ao PFAS por contato com a pele ainda não estejam claros, Linda S. Birnbaum, cientista emérita e ex-diretora do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental e Programa Nacional de Toxicologia, disse a Mamavation “já sabemos que o PFAS tem a capacidade de afetam quase todos os órgãos do corpo. A vagina é uma área incrivelmente vascularizada e a exposição dérmica costuma ser maior lá do que em outros lugares do corpo”.

O teste faz parte de um esforço contínuo da Mamavation e da EHN.org para identificar o PFAS em produtos de consumo comuns. Veja os resultados completos em Mamavation.

Siga nosso projeto de teste PFAS com Mamavation na página inicial da série .

Quer saber mais sobre o PFAS? Confira nosso guia completo.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.