Crédito: Xinyi Dong / Pixabay
https://www.ehn.org/exploring-the-dangers-of-everyday-chemicals-2667389862.html
29 de fevereiro de 2024
[NOTA DO WEBSITE: Mais uma matéria que nos mostra novamente o que nosso website tem trazido há mais de 18 anos! E temos lidado com esse tema desde o final dos anos 80. Trouxemos o livro chave desse assunto “Our StolenFuture”, de autoria de Theo Colborn, lançado nos EUA em 1995 e que em português ficou como ‘O Futuro Roubado’ e editado pela L&PM. Depois de tantas décadas enfim os endocrinologistas posicionam-se contrários aos disruptores endócrinos. Uma vitória que tem dentro de si uma grande massa de crianças que nasceram desde o final dos anos 80 quando esse tema vou trazido à lume, com sídromes irreversíveis. Triste dizer, mas não houve das áreas da saúde nenhum movimento para se questionar sua presença entre todos os seres, destacando os humanos. Será que agora teremos uma ação eficiente sobre seu banimento entre nós?].
Um novo estudo revela que milhares de milhões de pessoas em todo o mundo estão expostas a efeitos nocivos à sua saúde causados por produtos químicos presentes em plásticos, agrotóxicos e “químicos eternos/forever chemicals”, de acordo com um relatório da Sociedade Endócrina e da Rede Internacional de Eliminação de Poluentes.
Saul Elbein reporta para The Hill.
Resumidamente:
- Os cientistas criticam as atuais abordagens regulamentares para determinar a toxicidade química, sugerindo que nenhum nível de exposição a certos compostos pode ser seguro.
- O relatório associa o aumento da produção de produtos químicos e plásticos ao aumento das doenças endócrinas, incluindo a obesidade e a diminuição da fertilidade masculina.
- Os produtos químicos disruptores endócrinos (DE), encontrados em vários produtos de consumo, estão associados a riscos significativos para a saúde, especialmente para fetos e crianças pequenas (nt.: tema que originou esse website inspirado no livro de Theo Colborn, “Our Stolen Future’, em português editado pela L&PM “O Futuro Roubado”).
Citação chave:
“É um problema de saúde pública se as pessoas que querem ter famílias não puderem tê-las”.
— Andrea Gore, autora principal e endocrinologista da Universidade do Texas
Por que isso é importante:
Os EDCs são encontrados em uma ampla gama de produtos, incluindo plásticos, agrotóxicos, produtos de higiene pessoal e produtos químicos industriais. Esses produtos químicos podem imitar, bloquear ou interferir de outra forma nos hormônios do corpo, os mensageiros químicos que regulam várias funções corporais, como metabolismo, reprodução e crescimento.
Quer saber mais? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre produtos químicos disruptores endócrinos e como evitá-los .
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, março de 2024.