Descarrilamento e incêndio do trem com produto clorado colocou socorristas e residentes em ‘risco significativo’

Print Friendly, PDF & Email
Clorado Em Ohio.2023 Tipo Seveso.1975

Detalhe do mapa que o governador Josh Shapiro mostrou durante sua entrevista coletiva na segunda-feira, 06/02/23 (captura de tela).

https://www.penncapital-star.com/blog/shapiro-says-norfolk-southerns-response-to-east-palestine-derailment-and-fire-put-first-responders-and-residents-at-significant-risk/

PETER HALL

14 DE FEVEREIRO DE 2023

O governador Josh Shapiro divulgou uma carta contundente ao presidente da Norfolk Southern na terça-feira, criticando a decisão unilateral da ferrovia após o descarrilamento de um trem carregado com produtos químicos perigosos em East Palestine, Ohio, em 3 de fevereiro.

A carta de Shapiro ao presidente e CEO da Norfolk Southern, Alan Shaw, seguiu-se a uma reunião com funcionários eleitos e funcionários de gerenciamento de emergência em Beaver County. O descarrilamento aconteceu a 400 metros da divisa dos estados de Pensilvânia com Ohio.

Produtos químicos tóxicos, incluindo cloreto de vinila, foram liberados e queimados, resultando em nuvens de fumaça preta e espessa e na formação de ácido clorídrico e fosgênio (nt.: IMPORTANTÍSSIMA INFORMAÇÃO – essa substância, um evolução francesa do uso do gás cloro como gás de guerra, foi proibido a partir da década de 20 na Suíça por todos os países por ser extremamente venenoso e perigoso. MAS DESTAQUE: a indústria nunca abandonou essa substância tanto que ela em reação química com o disruptor endócrino BPA/, forma a resina plástica POLICARBONATO, considerado um plástico evoluido e de engenharia, é o substituto do vidro em construções). É um irritante respiratório usado como agente químico de guerra durante a Primeira Guerra Mundial. 

Isso forçou a evacuação de residentes a cerca de um quilômetro e meio do local do acidente e deixou aqueles no leste de Ohio e no oeste da Pensilvânia com dúvidas sobre sua segurança e danos duradouros ao meio ambiente (nt.: para se ter uma ideia do mesmo tipo de tragédia, ver no website o que relata sobre o desastre de Seveso. Foi quando a substância , base mortífera do AGENTES LARANJA E ROXO, da Guerra do Vietnan, finalmente é desvelada. Mães grávidas foram autorizadas a abortarem com a ‘benção' papal para esconderem as crianças retardadas e monstruosas que nasceriam como nascem até hoje, 2023, depois de 50 anos, pelo uso indiscriminado do Agente Laranja).

Shapiro disse que, embora a indústria ferroviária seja regulada principalmente pelo governo federal, ele está convocando a Comissão de Serviços Públicos da Pensilvânia, encarregada de supervisionar as ferrovias na Pensilvânia, para revisar a conduta da Norfolk Southern

“Como eu, membros de nossa delegação legislativa estadual estão preocupados com a conduta de Norfolk Southern durante este incidente. À medida que prosseguem com suas responsabilidades de revisão e supervisão, prometi a total cooperação de minha administração para ajudá-los a facilitar a responsabilização de sua empresa perante os habitantes da Pensilvânia”, escreveu Shapiro. 

Ele observou que conversou com o presidente Joe Biden e o secretário de transporte dos , Pete Buttigieg, e instou a agência federal que regula o transporte de materiais perigosos a revisar sua definição de trem inflamável de alto risco e exigir que esses trens usem segurança e frenagem mais avançadas equipamento.

A carta destacou uma série de problemas com a resposta da Norfolk Southern ao acidente:

A Agência de Gerenciamento de Emergências da Pensilvânia e o Departamento de Proteção Ambiental não foram notificados imediatamente sobre o incidente e souberam do acidente e do incêndio que se seguiu envolvendo vários carros-tanque de produtos químicos nas horas seguintes, escreveu Shapiro.

Socorristas de emergência e residentes na Pensilvânia foram colocados em risco como resultado da administração do desastre por Norfolk Southern, escreveu Shapiro. 

A Norfolk Southern falhou em trabalhar com funcionários do governo no posto de comando do incidente, em vez disso, separou-se da estrutura de comando do incidente para conduzir um planejamento operacional e tático independente. Isso forçou agências estaduais e locais a reagir a táticas desenvolvidas unilateralmente, disse Shapiro.  

A ferrovia também forneceu informações imprecisas sobre o impacto da liberação controlada de produtos químicos que dificultou a proteção do público após o descarrilamento. Ele falhou em atualizar as autoridades estaduais e locais sobre uma mudança em seu plano de liberar cloreto de vinil de todos os cinco vagões que transportam o produto químico, em vez do único vagão que o pessoal da Norfolk Southern identificou inicialmente. 

A Norfolk Southern também não informou imediatamente as autoridades sobre o número de vagões que transportam materiais perigosos. 

“O fracasso da Norfolk Southern em participar do comando unificado e compartilhar informações precisas levou a confusão e ampla variabilidade nas estimativas populacionais potencialmente afetadas na pluma a favor do vento que afeta a comunidade”, disse Shapiro ao transportador de carga. 

Funcionários da ferrovia também não estavam dispostos a discutir alternativas para queimar o cloreto de vinila. Isso limitou a capacidade dos funcionários de responder com eficácia. 

“A Norfolk Southern falhou em explorar todos os possíveis cursos de ação, incluindo alguns que podem ter mantido a linha férrea fechada por mais tempo, mas poderiam ter resultado em uma abordagem geral mais segura para socorristas, residentes e meio ambiente”, diz a carta.

Image 4

Peter Hall é jornalista na Pensilvânia e em Nova Jersey há mais de 20 anos, mais recentemente cobrindo criminal e assuntos jurídicos para o The Morning Call em Allentown. Sua carreira em jornais locais e publicações de negócios jurídicos o levou de reuniões do conselho escolar à Suprema Corte da Pensilvânia e a muitos pontos de interesse intermediários. Ele se formou em jornalismo pela Universidade Susquehanna.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, fevereiro de 2023.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.