Como detectar produtos químicos perigosos nos sabonetes

Sabão E Detergentes

https://theheartysoul.com/dangerous-dish-soap/

Posted on: September 24, 2015

Last updated: September 23, 2017

Este material postado foi escrito pela convidada Elisha do website My Health Maven. Ela é profundamente apaixonada pela partilha com as pessoas para que se apropriem e se empoderem para levarem suas vidas de maneira saudável. Interessante consultar seu blog.

Se tentar ler o rótulo de um sabonete, não estranhar se sentir como se estivesse lendo uma língua estrangeira. Muitos ingredientes estão listados por seu nome químico. Infelizmente, a maioria das pessoas não se conecta com os tipos de ingredientes comuns de um sabonete. Não sabem que muitos estão ligados a câncer, asma, problemas neurológicos, irritação da pele e outros problemas de saúde.

A maioria das pessoas lava a louça pelo menos uma vez por dia e pode não perceber a mistura tóxica que está absorvendo pela pele. Quando as toxinas são absorvidas pela pele, elas ignoram o fígado e entram diretamente na corrente sanguínea e nos tecidos – sem filtragem. 

É por isso que sua escolha do tipo de sabonete que uso bem como quaisquer outros produtos que entrem em contato com a pele são tão importantes.

Produtos químicos comumente encontrados em sabonetes

Alguns dos ingredientes básicos do sabão que usamos na cozinha incluem surfactantes, conservantes, fragrâncias, cores, além de ingredientes ativos ou inativos.

Esta não é de forma alguma uma lista completa de produtos químicos ou seus efeitos colaterais.

Laurilsulfato de sódio (SLS): SLS é um detergente e um surfactante usado para quebrar a tensão superficial, permitindo que o shampoo se torne um limpador mais eficaz. O SLS também está ligado às nitrosaminas, um potente agente cancerígeno que faz com que seu corpo absorva nitratos, outro conhecido agente cancerígeno. Mais de 40.000 estudos na biblioteca de ciências PubMed incluem informações sobre a toxicidade deste produto químico.

Laureth sulfato de sódio (SLES): SLES é uma preocupação, pois pode ser contaminado com dioxano. A presença ou não de dioxano depende do processo de fabricação. O dioxano é um suspeito de ser cancerígeno. Como o fígado tem dificuldade em metabolizar isso efetivamente, ele permanece no corpo por um longo período de tempo.

Propilenoglicol: Embora este ingrediente seja usado no anticongelante para o radiador do seu carro, você também pode encontrá-lo em saboaria, hidratantes, desinfetantes para as mãos, produtos para bebês, condicionadores e xampus. Conforme ditado pelo Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals/GHS das Nações Unidas, os usuários são alertados a evitarem o contato com a pele, mas ele permanece em muitos cosméticos. Está ligado a anormalidades do fígado e danos nos rins (nt.: importante também se saber que também é empregado na indústria alimentar como um aditivo, E-1520. Sua função é ser agente umidificante, cristalizante e emulsionante. Se for esterificado com os esteres de outros ácidos graxos derivados de óleos comestíveis e gorduras, torna-se o aditivo E-477).

Metilisotiazolinona: De acordo com o site Skin Deep da ONG norte americana EWG/Environmental Working Group (nt.: em português – Grupo de Trabalho Ambiental), este conservante (amplamente utilizado está associado a reações alérgicas. Em estudos laboratoriais também afetariam as células cerebrais de mamíferos, podendo ser então neurotóxico. A metilisotiazolinona pode ser muito irritante. Por esse motivo, é usado principalmente em produtos para enxágue. As concentrações nos produtos não utilizados são restritas a uma quantidade mínima para diminuir o risco de uma reação negativa.

Fragrância: As fragrâncias artificiais podem conter centenas, até milhares de produtos químicos, incluindo ftalatos. Como as fragrâncias são protegidas como segredo comercial, os ingredientes completos não precisam ser listados no rótulo. As fragrâncias são uma das principais causas de reações alérgicas.

Os ftalatos são produtos químicos sintéticos usados ​​em uma variedade de produtos, como produtos para cuidados pessoais, embalagens de alimentos, dispositivos médicos de plástico, tampas de jarras e tubos de plástico. Os ftalatos podem afetar negativamente os níveis de estrogênio e testosterona.

Triclosan: O Triclosan foi introduzido no mercado em 1972, embora tenha sido originalmente desenvolvido e registrado como agrotóxico em 1969 (nt.: o interessante é que é um produto com cloro, ou seja com o mesmo elemento do DDT, e outros problemáticos). O Triclosan é um ingrediente antibacteriano, antiviral e antifúngico comumente encontrado em vários produtos, como sabonetes, cremes dentais, cosméticos, desodorantes e primeiros socorros. produtos, utensílios de cozinha, roupas, produtos para escritórios e escolas, filtros de ar, esponjas antimicrobianas, tintas e refrigeradores.

Os fabricantes de vários produtos dentífricos e sabonetes contendo triclosan afirmam que o ingrediente ativo continua a funcionar por até 12 horas após o uso. Assim, os consumidores são expostos ao triclosan por muito mais tempo do que o tempo necessário para lavar a louça ou escovar os dentes.

Como um dos detergentes dos EUA – Dawn – é avaliado?

O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) testou 165 detergentes líquidos usados na cozinha. Apenas 11,6% foram classificados como A ou B. Os 88,4% restantes foram classificados de C a F.

O EWG também testou 42 variedades de sabonete líquido Dawn. Todos eles foram classificados de C a F.

Aqui está a classificação das 42 variedades testadas:

Classificação C – 9 variedades

Classificação D – 29 variedades

Classificação F – 4 variedades

Qual é o sistema de classificação do EWG?

Em uma escala de A a F

Menor preocupação – Grau A – Poucos / nenhum risco conhecido ou suspeito para a saúde ou o meio ambiente;

Baixo grau de preocupação – Grau B – Potencial limitado de riscos para a saúde ou o meio ambiente;

Preocupação moderada – Grau C – algum potencial para riscos à saúde ou ao meio ambiente;

Alto grau de preocupação – Grau D – perigos prováveis ​​à saúde ou ao meio ambiente; e

Grau de preocupação mais alto – Grau F – Riscos potencialmente significativos para a saúde ou o meio ambiente.

A marca – Palmolive – é segura?

Como o detergente da marca Dawn, o Palmolive é um item de limpeza doméstica amplamente popular, por isso vale a pena lançar alguma luz. Em comparação com os produtos químicos acima mencionados no detergente, os produtos Palmolive contêm todos, exceto o triclosan. A FDA (nt.: agência dos EUA que regulamenta medicamentos/drogas e alimentos) realmente proibiu o triclosan de sabonetes no outono de 2016, embora ainda seja livre para permanecer em alguns cremes dentais. (1)

Produtos químicos em Sabonete Palmolive

Enquanto se vasculha os ingredientes dos produtos Palmolive, muitos outros químicos aparecem. Aqui estão algumas que podem causar efeitos adversos:

  • O dodecilbenzeno sulfonato de sódio pode causar irritação na pele (2)
  • O xileno sulfonato de sódio pode, em um ambiente industrial, irritar os olhos, a pele e o trato respiratório (3)

Existem outros produtos químicos no sabonete Palmolive, incluindo bissulfito de sódio (estabilizador do produto), Poloxamer 124 (espessura de controle), Lauramidropropil betaína (agente de limpeza e formação de espuma) e pentetato pentassódico (estabilizador do produto) que mostram pouco ou nenhum sinal de serem prejudiciais aos seres humanos ou o meio ambiente. (4,5,6,7) Mas, como são produtos sintéticos carregando químicos artificiais, sempre há motivos de preocupação.

Embora essa lista de produtos químicos não seja nada agradável, existem algumas coisas não tão ruins na lista de ingredientes. Por exemplo, o Laureth Sulfato de Sódio (SLS), quando não estiver contaminado com dioxano, tem um risco perigoso baixo a moderado e demonstrou causar irritação. (8) Mas o Palmolive o usa apenas com um sabão (fora de onze produtos conforme lista no websites deles).

Em vez disso, eles usam regularmente sulfato de Lauril (e Laureth) de amônio, que é uma molécula significativamente maior que o SLS. Devido ao tamanho da molécula do ALS/Ammonium Lauryl Sodium, é quase impossível penetrar nas camadas externas da pele. (9)

É encorajador ver mudanças positivas em marcas comuns como a Palmolive, mas definitivamente há muito trabalho a ser feito para criar produtos mais limpos e seguros.

Como faço para encontrar sabonete seguro?

  1. Pesquise a empresa da qual você está comprando produtos. Vá para sites da empresa, procure sua declaração de missão. Confira suas linhas de produtos. Eles estão usando ingredientes sintéticos ou orgânicos/naturais? Eles oferecem testes e certificação de terceiros de seus produtos?
  2. Aprenda a ler etiquetas. Isso pode ser um desafio, pois muitos ingredientes são listados por um nome químico. Dois grandes recursos para ajudá-lo a começar são o banco de dados Skin Deep do EWG e o livro de Ruth Winter: Dicionário de Consumidores de Ingredientes Cosméticos, ambos oferecem uma riqueza de informações.
  3. Entenda que certos termos podem ser ambíguos. Não há regulamentação federal para a palavra natural. Portanto, apenas porque algo afirma que é natural, isso não significa que seja seguro. Vamos ficar claros, a Food and Drug Administration não define o que significa um produto ser rotulado de “orgânico” ou “natural” ou “hipoalergênico”. O processamento de um produto natural pode envolver a adição de produtos químicos para decompô-lo em uma fórmula utilizável.
  4. Lembre-se, natural e orgânico não são os mesmos. Natural pode significar que o produto foi derivado de uma fonte natural, enquanto o termo orgânico significa que a planta foi cultivada sem o uso de produtos químicos e pesticidas tóxicos, no entanto, apenas porque alguns produtos orgânicos foram usados, não significa que todo o produto seja orgânico.
  5. Procure ingredientes orgânicos. De acordo com a NSF (National Sanitation Foundation), produtos com pelo menos 70% de ingredientes orgânicos podem usar a frase “fabricados com ingredientes orgânicos” em seu rótulo. Os produtos com menos de 70% de ingredientes orgânicos devem listar esses itens no rótulo e não podem ter um rótulo orgânico do USDA em seus produtos.
  6. Os produtos orgânicos possuem certificação de terceiros? ‘A certificação orgânica do USDA significa que 95% dos ingredientes são orgânicos. A certificação NSF significa que 70% de ingredientes orgânicos foram usados.
  7. Considere fazer seu próprio saboneteira. Você pode escolher os ingredientes que conhece e confia. Fazer uma pesquisa on-line de sabonetes líquidos caseiros fornecerá uma longa lista de opções.

Avaliações e ingredientes

Clique aqui para ler o guia do EWG e ver como a sua taxa de sabão

Você pode ler o relatório do EWG sobre todos os sabonetes Dawn aqui .

Você pode aprender sobre os ingredientes para sabonetes Dawn aqui .

Você pode aprender sobre os ingredientes do sabonete Palmolive aqui .

Conclusão

Tornar-se um leitor de etiquetas é importante se você realmente deseja saber o que há no produto que está comprando. Os detergentes para lavar louça não são uma exceção a essa regra, você pode pensar que este produto benigno não conteria ingredientes que representem um risco à sua saúde e você estaria enganado.

Seja você consciente da saúde ou do meio ambiente, saber o que está no sabonete pode aliviar quaisquer preocupações em potencial e fornecer informações sobre quaisquer problemas de saúde que você possa estar enfrentando.

Não se trata apenas de melancolia e desgraça, mas de ser educado sobre o que há nos produtos que você usa, como isso pode impactar sua saúde e fazer uma escolha consciente.

Elisha McFarland
Elisha McFarland, Health Expert

Elisha McFarland, N.D. é fundadora do site My Health Maven. Transformou sua doença debilitante pelo envenenamento por mercúrio em direção a uma paixão por auxiliar as pessoas.

Tradução parcial livre de Luiz Jacques Saldanha, março de 2020.