Chineses estocam água potável após contaminação de rio.

Print Friendly, PDF & Email

Detectado pela primeira vez há duas semanas, após o aparecimento de peixes mortos, os níveis de contaminação por cádmio no rio Longjiang, na região de Guangxi, atingiram cinco vezes o limite oficial de 0,005 miligramas por litro, segundo informou ontem, dia 30 de janeiro, a agência de notícias estatal. O vazamento já chegou a poluir uma extensão de 100 quilômetros do rio.

 

http://envolverde.com.br/noticias/chineses-estocam-agua-potavel-apos-contaminacao-de-rio/?utm_source=CRM&utm_medium=cpc&utm_campaign=31
31/01/2012

 

por Redação EcoD

716 Chineses estocam água potável após contaminação de rio

Habitantes de uma província no sul da China estão estocando água potável após a descoberta de altos níveis de cádmio, metal cancerígeno, na fonte de um rio que abastece a população local.

Para conter o vazamento, as autoridades chegaram a injetar no rio cerca de 80 toneladas de cloreto de alumínio, que age como neutralizante, além de realizar obras de emergência para conectar a rede de abastecimento da cidade de Liuzhou a fontes seguras de água. De acordo com o governo, os esforços para neutralizar o metal pesado estavam mantendo a água dentro de níveis seguros.

Há informações ainda de que uma empresa de mineração teria sido responsabilizada pelo vazamento, entretanto é necessário realizar uma investigação posterior para confirmar a acusação.

Contaminação

A dos rios por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. A população exige políticas que eliminem a poluição por metais pesados, embora o problema não mostre sinais de estar sendo solucionado.

Em 2009, após protestos da comunidade,  o governo local determinou o fechamento de uma indústria química na província de Hunan, que matou duas pessoas e contaminou outras centenas por cádmio.

* Publicado originalmente no EcoD.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.

1 comentário

  1. Sobre a agua que bebemos existe mais riscos ainda, pois ao ser tratada é acrescentado o fluor que faz muito mal para a saude, considerado medicamento pela OMS deveria então um medico receitar ou não fluor, mais somos todos obrigados por lei a tomar agua com este veneno todos os dias, FORA FLUOR, enquanto em outros paises está proibido, aqui no Brasil temos que tomar residuos das fabricas de aluminio, não existem pesquisas serias monstrando que as crianças ou adultos tem dentes melhores por causa do fluor, ou fluoreto ou outros nomes, produto este encontrado em varias formulas de calmantes tarja preta, deve ser por isso que vivemos neste estado permanete de letargia.