foto de arquivo
https://www.nbcbayarea.com/news/california/california-bans-chemicals-makeup-fabrics/3019162/
02 de outubro de 2022
Produtos químicos de longa duração que podem ser prejudiciais a humanos e animais foram proibidos em têxteis, cosméticos e produtos de higiene pessoal na quinta-feira pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, quando ele sancionou dois projetos de lei.
Os produtos químicos conhecidos como substâncias per e polifluoroalquil ou PFAS se decompõem muito lentamente e alguns estudos mostraram que a exposição às substâncias no ambiente pode ser prejudicial, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
A Califórnia é o primeiro estado a banir o PFAS em têxteis (nt.: para compreender esta decisão política da Califórnia, vale a pensa ver o documentários ‘Amanhã, todos seremos cretinos?‘). A proibição entra em vigor em 2025 para muitos tecidos. As novas leis vêm após dois estudos do Green Science Policy Institute, que promove o uso mais seguro de produtos químicos para a saúde humana e ecológica.
“Os projetos de lei assinados pelo governador da Califórnia, Newsom, que proíbem o PFAS em têxteis e cosméticos, representam a melhor maneira de impedir os danos do PFAS: reduzir seu uso em produtos”, disse Arlene Blum (nt.: cientista importantíssima em tudo o que é mostrado no documentário acima citado), diretora executiva do Green Science Policy Institute. “Uma vez que os PFAS escapam para nosso ar, água e solo, eles permanecem para sempre e prejudicam nossos filhos e todos nós. Essas duas leis tornarão os produtos, as pessoas e nosso planeta mais saudáveis.”
Os PFAS, conhecidos como “produtos químicos eternos/forever chemicals“, são comumente usados em roupas e utensílios domésticos para torná-los resistentes à água e manchas.
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.