O quanto nosso país está sendo despedaçado?
O ambientalista Luiz Jacques Saldanha se define simplesmente como “pai, filho e irmão, bacharel em direito, engenheiro agrônomo, ambientalista e ser no mundo”.
É tudo isso e muito mais.
Nos anos 80 esteve à frente da luta pela criação da Lei dos Agrotóxicos, junto com Sebastião Pinheiro, Ilza Girardi, José Lutzenberger, entre outros ambientalistas, trabalhou pelo início da implantação da reciclagem de resíduos domésticos na capital gaúcha e na promoção do plantio e comercialização de alimentos orgânicos.
Nos anos 90, ampliou o olhar sobre a toxidade celular e suas consequências na fertilidade humana, gerada pelo uso de plásticos em alimentos e pela geração de resíduos industriais.
Em seu site Nosso Futuro Roubado disponibiliza informações e documentos científicos sobre esse tema, sobre o qual é também chamado a dar palestras e consultorias.
O Projeto Ambientalistas do Sul é uma iniciativa da EcoAgência de Notícias Ambientais, com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA).