Agrotóxicos: Sua poluição está alterando o comportamento dos peixes em ecossistemas de água doce e oceânicos

Crédito: Getty Images/Unsplash+

https://www.ehn.org/pesticide-pollution-is-altering-how-fish-behave-in-freshwater-and-ocean-ecosystems

Curadores da EHN

22 de julho de 2025

[Nota do Website: É sempre e definitivamente constante os efeitos nefastos dos agrotóxicos como o herbicida glifosato/roundup. Mas, mesmo com essas informações serem abundantes e corriqueiras, tanto os órgãos reguladores da agricultura como os da saúde pública, permanecem indiferentes a essa triste realidade].

Os agrotóxicos estão interrompendo o comportamento social dos peixes em todas as espécies e ecossistemas, enfraquecendo potencialmente as populações aquáticas e desestabilizando as cadeias alimentares antes que ocorram mortes visíveis.

Kyle Morrison escreve para The Conversation.

Resumidamente:

  • Uma nova análise de 37 estudos globais descobriu que a exposição a agrotóxicos reduz consistentemente a sociabilidade dos peixes, incluindo o namoro, a formação de grupos e a defesa territorial.
  • O glifosato e herbicidas similares parecem ter os efeitos comportamentais mais fortes, provavelmente por interferir nos hormônios e na função cerebral.
  • A maioria dos estudos se baseia em um conjunto restrito de espécies e cenários de exposição irrealistas, o que dificulta avaliar os impactos reais em diversas comunidades aquáticas.

Por que isso é importante:

Os peixes são vitais para os ecossistemas aquáticos, não apenas como fonte de alimento, mas também como impulsionadores de funções ecossistêmicas, como o controle de algas e a ciclagem de nutrientes. Quando agrotóxicos alteram o comportamento dos peixes, cadeias alimentares inteiras podem começar a se desgastar. Essas mudanças geralmente ocorrem silenciosamente, muito antes de as mortandades de peixes aparecerem, tornando-as mais difíceis de serem detectadas ou prevenidas pelos órgãos reguladores. Herbicidas como o glifosato estão aparecendo em cursos d’água ao redor do mundo, e seus efeitos subletais podem se espalhar pelos ecossistemas por gerações. À medida que fazendas e cidades continuam a usar produtos químicos perto de rios e costas, o comportamento dos peixes pode oferecer um sinal oculto de alerta precoce de que a qualidade da água e a biodiversidade estão ameaçadas.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, julho de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *