Fórum retoma debate sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin discutem a partir desta quinta-feira em Manaus todo os avanços do modelo de na .

 

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/03/23/81436-forum-retoma-debate-sobre-desenvolvimento-sustentavel-na-amazonia.html

 

O modelo proposto do ponto de vista econômico, social e ambiental para o maior pulmão verde do planeta será o tema principal do Terceiro Fórum Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que reunirá até o próximo sábado 900 políticos, ecologistas e representantes da sociedade na capital do Estado do Amazonas.

O fórum, que no último ano contou com a presença do ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e do ex-presidente americano Bill Clinton, enfatizará o tema “ verde e desenvolvimento sustentável” nesta edição. Segundo o grupo empresarial Lide, organizador do encontro, a Conferência das Nações Unidas Rio+20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro, a agricultura de baixo carbono e o desenvolvimento humano terão mesas especiais neste fórum.

“O Fórum Mundial é uma grande oportunidade de criar consciência sobre o planeta e demonstrar o valor econômico e ambiental das florestas e suas implicações para o Brasil e o mundo”, declarou João Doria Júnior, presidente do grupo Lide.

Durante os três dias de encontro, um navio da organização ambientalista Greenpeace percorrerá o rio Amazonas para colher assinaturas das comunidades ribeirinhas que apoiam a iniciativa de “Desmatamento Zero”, promovida pela própria entidade.

Entre os conferencistas convidados para essa edição, aparecem a ativista Bianca Jagger, ex-esposa do cantor Mick Jagger, e a ex-primeira-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland, a primeira mulher a ocupar esse cargo em seu país.

O escritor e jornalista americano Mark London, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o cacique da tribo Suruí, Almir Suruí, e o ambientalista sul-africano e diretor do Greenpeace, Kumi Naidoo, também figuram na lista de participantes do fórum.

(Fonte: Portal iG)