11 formas surpreendentes de usar vinagre na limpeza

Vinagre Branco

Nada como algo natural para limpeza. Chega de moléculas que são só caricatura do que é vivo.

 

https://catracalivre.com.br/geral/economize/indicacao/11-formas-surpreendentes-de-usar-vinagre-na-limpeza/

 

 

por Redação
16/03/2018 

O vinagre branco é um dos maiores aliados na hora de limpar, desinfetar e desodorizar a casa. Isso tudo por conta da alta concentração de ácido acético, presente em vários produtos de limpeza. Para provar suas inúmeras utilidades, reunimos algumas dicas de limpeza com esse produto natural baratinho. Confira e faça um teste:

 

1) Desencardir rejunte

 Rejunte encardido transmite um aspecto de casa suja. Para ficar livre desse problema, é só despejar vinagre nesses vãos, esperar cerca de 20 minutos e depois esfregar com uma esponja ou escova. O que acontece na sequência parece mágica: o rejunte volta a ficar clarinho.
rejunte vinagre

 

2) Limpar janelas e vidros

Use um spray para borrifar uma mistura de vinagre e água em partes iguais. Em seguida, use um pano que não solte fiapos para remover a sujeira.

vinagre janelas

vidros vinagre

 

3) Dar brilho ao piso de madeira

Uma mistura de 1 copo de vinagre, 1 copo de  água e 1 copo de álcool faz  uma verdadeiro milagre no piso de madeira. É só umedecer um pano de chão, borrifar a a mistura no piso e passar o pano com um rodo.  Pode usar um vaporizador também, se tiver. Depois que o piso estiver seco, o ideal é passar uma flanela para dar ainda mais brilho.

reprodução/Pinterest

4) Tirar gordura do fogão

Aplique um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja.

istock/Lolkaphoto

5) Eliminar manchas do vaso sanitário

Para limpar o vaso sanitário, você só vai precisar de vinagre. Despeje o produto e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só usar uma escova para limpeza de vasos e esfregar as manchas.

vinagre vaso sanitário

6) Acabar com o amarelado de aparelhos eletrônicos

É comum as partes plásticas dos aparelhos eletrônicos ficarem amarelados com o tempo. Para deixá-los como novos, é só passar um pano umedecido em vinagre. Se o amarelado persistir, prepare uma pasta de bicarbonato de sódio e água, deixe agir por 10 minutos e depois esfregue com uma esponja.

plástico amarelado vinagre

 

7) Limpar panelas

Basta polvilhar sal na superfície, borrifar vinagre e esfregar com o lado áspero da esponja de lavar louças. Parece mágica.

vinagre e sal panelas

8) Retirar manchas das roupas

Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, borrife a mesma quantidade de água e vinagre sobre as manchas, deixe agir por 15 minutos e depois siga com a lavagem normalmente.

9) Limpar e desentupir os furos do chuveiro

Essa é uma das maneiras mais fáceis de limpar o chuveiro sem nenhum esforço. É só encher um saco plástico com vinagre, envolver o chuveiro e deixar o produto agir durante a noite toda. Ao retirar o saco plástico, abra o chuveiro e deixe a água correr. Pronto! Agora os furos estarão desobstruídos de qualquer sujeira.

vinagre chuveiro

10) Higienizar máquina de lavar

Depois de lavar toda aquela pilha de roupas, é hora de higienizar a máquina. Programe um ciclo completo com a água no nível máximo misturado com 200 ml de vinagre.

istock/PIKSEL

 

11) Tirar manchas de caneta da parede

Para se livrar daqueles rabiscos nas paredes, misture vinagre branco e a mesma quantidade de água morna e esfregue com um pano.

parede vinagre
Close Button

Anversos da crença

Não vislumbro um futuro humano plástico, mas muito plástico no futuro desumano. E não falo de monturos, falo de montanhas de plástico impuro. Falo de futuro suástico, inseguro, iconoclástico. Plásticos grandes e pequenos, moles e duros, que se amontoam. Nanoplástico que se respira, que se bebe e se come, se adoece, se morre e se consome. Presente fantástico de futuro hiperplástico, plástico para sempre, para sempre espúrio, infértil e inseguro. Acuro todos os sentidos e arrepio em presságios. Agouros de agora, tempos adentro, mundo afora. Improvável um futuro fúlguro! Provavelmente escuro e obscuro. Assim, esconjuro e abjuro!

João Marino