Você está espalhando PFAS em sua torrada matinal?

Crédito: Unsplash+

https://www.ehn.org/PFAS-in-food-packaging-2662266606.html

Funcionários da EHN

12 de julho de 2023

Novos testes encontram evidências de “químicos eternos/forever chemicals” nas embalagens de oito marcas de manteiga.

Embalagens de oito marcas de manteiga têm níveis detectáveis ​​de flúor total, um indicador do grupo de produtos químicos conhecidos como PFAS, de acordo com um novo relatório da Mamavation.

Em parceria com o EHN.org, o blog e a comunidade de bem-estar ambiental tiveram 32 embalagens de 22 marcas testadas por um laboratório certificado pela Agência de Proteção Ambiental/EPA dos EUA e encontraram níveis de flúor total variando de 11 partes por milhão a 112 ppm em 16 das embalagens.

O flúor é um forte indicador de “químicos eternos” – que têm sido associados a tudo, desde câncer a defeitos congênitos e menor eficácia da vacina.

EHN.org financiou parcialmente os testes e Pete Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, que publica o Environmental Health News, revisou as descobertas. O relatório baseia-se na crescente biblioteca de produtos de consumo da EHN.org Mamavation testados quanto à evidência de PFAS, incluindo produtos como lentes de contatomassas e molhos de tomatesutiãs esportivostampõesfio dental e eletrólitos.

Embora muitos estejam cientes da poluição do PFAS na água, o teste descobriu que também estamos expostos pelas coisas que vestimos ou comemos. Você pode explorar mais relatórios de nossa colaboração com Mamavation: “PFAS em nossas prateleiras e em nossos corpos.”

Linda S. Birnbaum, cientista emérita e ex-diretora do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental e do Programa Nacional de Toxicologia e acadêmica residente na Duke University, disse a Mamavation sobre as novas descobertas: “É decepcionante ver indícios de PFAS em embalagens de manteiga. Para proteger o público, o PFAS não deve estar presente em embalagens de alimentos, como embalagens de manteiga. Esta é uma questão importante a ser abordada no futuro, a fim de proteger mulheres grávidas e crianças das possíveis armadilhas do PFAS. Eu recomendo fortemente que a indústria corrija esse problema o mais rápido possível.”

O PFAS pode passar da embalagem para a nossa comida? 

Os PFAS já foram encontrados em embalagens de alimentos, como caixas de pizzaembalagens de sanduíches, embalagens de batatas fritas e sacos de pipoca devido às suas qualidades à prova de água e óleo.

Terrence Collins, professor de química verde Teresa Heinz e diretor do Instituto de Ciências Verdes da Universidade Carnegie Mellon, disse à Mamavation que “a Administração de Alimentos e Medicamentos/FDA dos EUA sabe há décadas que os compostos PFAS em embalagens de alimentos podem migrar para nossos alimentos”.

Pessoas que comem mais comida para viagem/delivey, fast food e pizza geralmente têm níveis mais altos de PFAS em seus corpos do que pessoas que cozinham regularmente em casa, de acordo com um estudo de 2019.

“As oito das 22 marcas de manteiga que ainda usam o PFAS encontrado pela Mamavation em seus envoltórios devem aceitar as sérias ameaças à saúde do PFAS … e se livrar dos compostos do PFAS em todos os aspectos de seus negócios”, acrescentou Collins.

Quais marcas de manteiga são livres de PFAS? 

A Mamavation enviou 32 embalagens de manteiga de 22 marcas para teste e metade das embalagens (de oito das marcas) tinha indicações de PFAS. Alguns produtos foram testados mais de uma vez e os resultados variaram.

Essas marcas tinham níveis detectáveis ​​de flúor total: HEB Organic, Kate’s, Kerrygold, Kirkland, Maple Hill Organic, Miyokos, Organic Valley e Wegmans.

A Mamvation também destacou marcas que tinham embalagens de manteiga livres de evidências de PFAS, incluindo 365 Whole Foods, Clover Sonoma, Horizon Organic, Nature’s Promise, Straus Family, Trader Joe’s e outras.

Veja o relatório completo em Mamavation.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, julho de 2023.