Analysis by Dr. Joseph Mercola
October 18, 2020
Resumo da história
- Em seu livro “Oneness vs. 1%: Shattering Illusions, Seeding Freedom” (nt.: livre tradução “Unidade vs 1%: dilacerando ilusões, semeando liberdade”), Vandana Shiva, Ph.D., argumenta que a elite ultra-rica é responsável pela maioria das crises ambientais, financeiras e de saúde que enfrentamos atualmente;
- A riqueza e os esforços “filantrópicos” de Bill Gates, por exemplo, permitiram que ele ganhasse uma influência sem precedentes sobre a agricultura e as políticas de saúde globais que ameaçam a segurança alimentar e a saúde humana;
- A pandemia COVID-19 catalisou uma transferência massiva de riqueza para os ricos;
- Enquanto os bloqueios globais dizimaram as pequenas empresas e deixaram muitas com dificuldades financeiras, os globalistas ricos acumularam lucros imensos e os bloqueios impediram a mobilização pública contra os gigantes da tecnologia e do varejo;
- Para facilitar a transferência de riqueza, a elite faz lobby pela eliminação das leis trabalhistas e ambientais, bem como dos direitos humanos e dos agricultores.
Em entrevista, a defensora da justiça social e da luta contra os transgênicos ou OGM/organismos geneticamente modificados, Vandana Shiva, Ph.D., discute em seu livro, “Oneness Vs. the 1%: Shattering Illusions, Seeding Freedom”, que ela co-escreveu com seu filho, de que a elite ultra-rica é responsável pela maioria das crises ambientais, financeiras e de saúde que enfrentamos atualmente.
Na realidade, trata-se realmente de 0,001% – o pequeno número de bilionários e centibilionários que se tornaram ultra-ricos nos últimos 30 anos ou mais. A maioria deles não existia antes da globalização. O 1% do título é apenas uma metáfora útil para identificar em termos percentuais esta elite governante que o editor pensou que seria mais fácil de comunicar.
Um dos principais jogadores é, sem surpresa, Bill Gates, cuja riqueza e esforços “filantrópicos” lhe renderam uma influência sem precedentes sobre a agricultura e as políticas de saúde globais que ameaçam a segurança alimentar e a saúde humana.
“Estive em Paris para a cúpula do clima da ONU onde tenho participado desde a cúpula da Terra em 92. Tenho estado na Convenção da Biodiversidade, redigindo cláusulas, incluindo o Artigo 19.1, que basicamente exigia biossegurança e avaliação dos transgênicos/OGM. Então, fiquei muito surpresa que, pela primeira vez, os bilionários subiram no palco com os chefes de Estado” , diz ela.
A transferência contínua de riqueza
Uma das “soluções” para as mudanças climáticas oferecidas por este clube bilionário foi a geoengenharia, que na realidade não é solução. Conforme observado por Vandana, se o clima já está mudando para pior, alterando a temperatura com processos de engenharia, desviando a luz solar, despejando ferro nos oceanos além de produtos químicos lançados ao céu e criando vulcões artificiais, estaremos simplesmente criando problemas adicionais sem resolvermos os problemas originais que geraram estes problemas.
No final da atualização que fez de seu livro em agosto de 2020 do livro, também discute o COVID-19 e como essa pandemia projetada catalisou a transferência de riqueza para os ricos. Enquanto os bloqueios globais dizimaram as pequenas empresas e deixaram muitas com dificuldades financeiras, os ricos acumularam lucros fantásticos.
“A crise de 2008 foi muito claramente sobre a desregulamentação da economia financeira”, diz ela. “Tratava-se de garantias, era sobre tomar títulos, agrupar riscos e então o sistema entrou em colapso porque se estava realmente negociando com ficções. Mas tenho trabalhado na economia, porque comecei a trabalhar com sementes em 1987.
As corporações queriam se apropriar e patentear a vida. Foi assim que minha jornada nos transgênicos começou. Mas eles também queriam mudar as leis comerciais. Eles queriam considerar como se a fosse sua criação. Eles queriam um tratado de propriedade intelectual no GATT. Ouvi isso pela primeira vez em uma reunião de 1987 [das Nações Unidas].
Foi então que decidi: a) guardaria as sementes, b) manteria o controle sobre o GATT e a Organização Mundial do Comércio (OMC). O movimento antiglobalização cresceu a partir disso, bem como o Fórum Internacional sobre a Globalização. Fechamos a OMC em Seattle, o que mostra o poder do povo. Não permitiremos que essa mentira da semente seja invenção da Monsanto.
Trabalhei com nosso parlamento [indiano], bem como com nosso governo para redigir leis. O Artigo 3G [diz] que sementes não são invenções. Foi isso que impediu a Monsanto de roubar os agricultores indianos e ainda mais do que eles fizeram. Eles foram levados agora ao tribunal pela cobrança ilegal de taxas de tecnologia …
Basicamente, o que temos hoje é essa transferência de riqueza. O comportamento da Monsanto também é o comportamento da grande tecnologia. Eles produzem alguma coisa? Não. Eles só cobram aluguel em plataformas digitais. Eles são colecionadores de aluguel …
Eu vivi a questão sementes com a Monsanto. Eu disse, ‘Aqui eles estão coletando alugueis de sementes, que eles não fizeram. Então não vamos deixá-los possui-las. Na verdade, seja Amazon ou Gates, eles são basicamente colecionadores de aluguel. O que eles fizeram com esta pandemia foi literalmente criar uma economia fechada, que depende deles e de sua cobrança de aluguel.”
O vídeo de oito minutos abaixo fornece um resumo preocupante da transferência massiva de riqueza que ocorreu em 2020 graças aos bloqueios da pandemia, durante os quais pequenas empresas foram forçadas a fecharem enquanto empresas multinacionais gigantes foram autorizadas a permanecerem abertas e, assim, monopolizaram o mercado. O resultado final é a maior transferência de riqueza da história moderna.
O Fim da Democracia
Vandana Shiva passa a analisar como a Índia se mobilizou contra a invasão do Walmart, que ameaçou destruir as empresas locais. Os bloqueios do COVID-19, no entanto, impediram o mesmo tipo de mobilização contra os gigantes da tecnologia e do varejo.
Como as empresas locais em todo o mundo tiveram que fechar suas portas por meses a fio, o poder da Amazon.com explodiu . A Amazon está até invadindo fornecedores de alimentos.
“Eu estava lendo um jornal, de que os super-ricos nos EUA transferiram US $ 50 trilhões para eles [nos últimos 30 anos; o período da globalização] … Enquanto eles roubam seu emprego, eles ainda estão extraindo [dinheiro de] você por aquele programa de software forçado em pagamentos digitais, por programas de software em … educação digital.
As crianças pobres indianas, que podiam pagar uma educação universal, agora não podem pagar pela educação porque seus pais não têm smartphones. Portanto, estamos vendo uma imposição planejada de uma economia. Uma economia saudável cresce como uma evolução com escolhas, com justiça, com equidade …
As verdadeiras economias diriam: ‘Aqui está o que eu trago. Se minha [moeda] digital é melhor do que seu dinheiro, escolha-a. Minha vacinação forçada é melhor do que sua imunidade? Faça a sua escolha.’ No minuto em que a escolha é removida da vida das pessoas, as democracias param. Quando a escolha é retirada de nossas condições de ser, de nossas condições de vida, então a vida está ameaçada …
O que é globalização senão desregulamentação do comércio? Está derrubando todas as leis que foram postas em prática pelas sociedades democráticas para a proteção do meio ambiente, a proteção da saúde, o direito à educação, os direitos dos trabalhadores. Agora é isso que está sendo direcionado.”
Na Índia, eles eliminaram recentemente todas as leis trabalhistas (nt.: reforma feita na Índia pode ser muito semelhante ao que ocorreu aqui no Brasil. Vê-se que são os países que formam junto com a China, Rússia e África do Sul, o BRICS. Por que será? ) e estão tentando remover a Lei dos Direitos dos Agricultores, bem como as leis ambientais (nt.: ‘sincronicidade’ com outro governo de extrema-direita?). Isso é o que permite que a transferência de riqueza aconteça, diz Vandana Shiva (nt.: ressalva da tradução).
O Jogo Final
Conforme explicado por Shiva, todas essas empresas são essencialmente colecionadores de aluguel. O Facebook transforma nossas mentes em uma matéria-prima que é capitalizada. “Gates é particularmente cruel porque, por meio da Fundação Gates, ele finge fazer filantropia”, diz ela.
Mas com cada empreendimento filantrópico, ele esculpe novas colônias das quais pode coletar novos alugueis e fazer novos investimentos. “É por isso que não importa o quanto ele dê, ele fica cada vez mais rico”, diz ela. “Um doador genuíno ficaria mais pobre.”
Em seu livro, ela explica como, sem Gates, não haveria edição comercial de genes, por exemplo, que é o novo OGM. Ele criou uma empresa chamada Editas Medicine Inc. para facilitar o patenteamento dessas novas plantas resistentes ao clima, com as quais pretende criar novos medicamentos. “Ele fará biofortificação para resolver o problema de nutrição. Ele é particularmente cruel”, diz ela. Quanto ao que pode ser o objetivo final, diz ela:
“A primeira coisa, claro, é que eles querem usar suas ferramentas de fazer dinheiro para ganharem mais ainda. Portanto, é uma ditadura do equilíbrio da tecnologia. É por isso que as pessoas deveriam estar prestando muito mais atenção à imposição violenta da digitalização .
Muitos amigos meus, que nunca estudaram as raízes desses sistemas de violência, que nunca entenderam que os agrotóxicos vinham dos campos de concentração de Hitler e que a indústria agroquímica é o cartel de venenos responsável por este genocídio, e mostram que estão dando continuidade a esse mesmo genocídio.
As tecnologias como ferramentas de dominação e exploração não são neutras. Muitos progressistas pensam: ‘Mais digitalização, mais democracia’. Como pode uma economia de vigilância (nt.: também conhecida como capitalismo de vigilância, propagado pela professora Shoshona Zuboff) ser uma ampliação de sua liberdade? Você tem que ter os sistemas, os regulamentos e as escolhas vigorando para serem capazes de tornarem essas tecnologias servo e não mestres.”
A Fusão Global
Eles também querem fundir todas essas várias indústrias – agricultura, tecnologia e finanças. Vandana Shiva conta como, em 2016, a Índia proibiu todo o dinheiro e tornou as transações digitais obrigatórias. Em pouco tempo, “90% dos pobres perderam suas economias, seus rendimentos”, diz ela, enquanto as pequenas economias locais evaporavam. Enquanto isso, as elites ricas também controlam a economia mundial por meio de seus fundos de ativos.
“As corporações não são mais proprietárias de si mesmas. Até as corporações pertencem aos bilionários, os mesmos BlackRocks, os mesmos Vanguards controlam todas as grandes empresas, da Coca-Cola ao McDonald’s, indo até à Boeing. Olhe para qualquer coisa no mundo, é o dinheiro do bilionário e seus fundos de gestão de ativos.
No ano passado, a BlackRock aumentou sua riqueza de US $ 1 trilhão para US $ 7 trilhões, o que significa que os bilionários aumentaram sua riqueza. Durante o bloqueio, eles invadiram ainda mais profundamente a Amazônia e ficaram mais ricos.
Portanto, esses fundos de gestão de ativos de investimento são a riqueza dos bilionários, e estão aumentando. Isso está se fundindo com TI e tecnologia da informação e os barões da tecnologia, e está se fundindo com a biotecnologia e a indústria química.
É por isso que eles estão falando sobre a digitalização da agricultura – agricultura sem agricultores e, pior, alimentos sem alimentos. Uma das grandes investidas de Gates e do Vale do Silício é a comida falsa.”
Conforme observado por ela, enquanto a Big Biotech afirma que os OGMs irão salvar nossa saúde e proteger o planeta, essas plantas carregadas de agrotóxicos estão na verdade fazendo o oposto completo.
Nós somos os descartáveis
Há também a questão da justiça social. Ela cita Gandhi, que disse que se você estiver em dúvida sobre o que é certo fazer, “traga o rosto da pessoa mais vulnerável à sua mente e faça o que é bom para ela”. Se você acha que vai prejudicá-los mais, não faça isso.
“Eles querem deliberadamente se livrar de grande parte da humanidade”, diz Shiva . “Primeiro pela fome, depois pela doença. Eles querem uma economia digital, eles querem uma economia doente. Do contrário, você não gastaria todo o seu tempo na Big Pharma; você gastaria seu tempo garantindo que o agricultor menor não fosse destruído …
Em uma escala planetária, estamos vendo esses homens irresponsáveis, gananciosos, indiferentes e insensíveis levarem o mundo e a humanidade ao limite. É por isso que temos que agir e encontrar maneiras criativas …
Todos esses barões da tecnologia que assumiram o controle da economia, escondendo-se atrás do vírus, estão entrando nas ciências da vida. O Google tem uma nova divisão de ciências biológicas. Esta será a derrota final da Mãe Natureza, em um momento [quando] o mundo está acordando para as regras da natureza e corpos saudáveis, ecossistemas saudáveis, um planeta eco-saudável, eles ainda estão carregando a franquia colonial para derrotar a Mãe Natureza.”
A Grande Reinicialização Econômica
Nenhuma dessas coisas está saindo do campo das esquerdas. Foram cuidadosamente planejadas por muitas décadas. Agora vemos evidências claras de que uma “grande reinicialização econômica” está em andamento, que fará a transição de tudo para moedas digitais.
Se há um projeto que devemos ter, são estratégias para nos livrarmos dos barões ladrões, custe o que custar. ~ Vandana Shiva, Ph.D.
Conforme observado por Vandana Shiva, a revolução industrial mudou nossa mentalidade para uma em que considerávamos a natureza morta. O resultado foi a destruição ecológica e a fragmentação da sociedade. A próxima reinicialização econômica é basicamente parte de um esforço para manipular ainda mais e mudar nossa estrutura mental para algo totalmente antinatural.
Shiva diz:
“Na Índia, eles atacaram e ainda estão atacando orgânicos e criaram algo chamado Agricultura Natural de Orçamento Zero … O que eles estão basicamente fazendo é dar grandes empréstimos ao estado, que então concede empréstimos gordos ao fazendeiro. Nesse ínterim, Gates está minerando dados agrícolas.
Ele está colocando pessoas na casa dos fazendeiros para extrair dados. Em seguida, eles criarão algoritmos para vender esses dados de volta. Mas tudo isso agora está sendo reduzido a carbono no solo. Você receberá zero% pelo que cultivar. Você não pode atender às suas necessidades por meio de alimentos e forragem, mas permitiremos que você negocie no mercado global com base no carbono em seu solo, e é isso que o manteria vivo. Toda essa financeirização da natureza é um aspecto.
O segundo aspecto da grande reinicialização é refazer a economia para que pareça que aqueles que agora são descartáveis seja merecedores disso. Eles criaram a linguagem da competição.
[Quando eu estava escrevendo] o epílogo do meu livro, recém tinha recebido a informação sobre a patente da Microsoft, [que] basicamente reduz os seres humanos a usuários. Nossa atividade cerebral é acessada de várias maneiras. Todo mundo quer ter roupas inteligentes hoje em dia. Eu deveria chamá-lo de spyware. Esses dados passam por algoritmos. Esses algoritmos decidirão o quanto [valemos e] Bitcoins serão alocados para nós.
Mas toda criança nasce digna. Cada membro da sociedade tem direitos humanos iguais. Então, eles estão destruindo tudo que colocamos em prática na humanidade, nos direitos humanos, na democracia. É aqui que precisamos estar alertas.
Acho que toda a questão da pandemia e do bloqueio foi útil para eles por duas razões. Um, eles puderam deixar todos com medo. Em segundo, puderam distrair todos enquanto assumiam tanto o controle da economia, como de nossas mentes. Basicamente transferiram toda a riqueza restante para eles próprios.”
Mais Informações
Para saber mais, por favor ouça a entrevista na íntegra e certifique-se de pegar uma cópia de seu livro “Oneness Vs. the 1%: Shattering Illusions, Seeding Freedom”. Você também pode encontrar mais detalhes sobre o trabalho de Vandana Shiva em Navdanya.org .
“Eu pessoalmente sinto que este ataque está chegando em um momento em que, na Índia e no mundo, há um novo aumento da consciência do planeta e seus sistemas vivos, de nossa saúde e nossos sistemas vivos, e a conexão entre nossa saúde e o saúde do planeta. Neste ponto … é preciso muita violência brutal para impor. Então, na medida em que eles possam manter o vírus como escudo para se esconderem, eles o farão.”
Concordo com Vandana Shiva quando ela diz que, em vez de permitir que o medo do COVID-19 tome conta de nossas vidas, precisamos olhar para as infraestruturas da vida, humanidade, democracia, economia e tributação “e começarmos a pensar em quem as está tirando de nós.”
“Você tem que proteger o que você valoriza” , diz ela. “Liberdade e vida são o que estamos tirando agora … Temos que resistir ao medo e ao ódio. Somos seres pensantes; vamos usar as mentes que nos foram dadas e vamos reconstruir a comunidade.
Novamente, não acho que o distanciamento ‘social’ seja acidental. Por que eles usam as palavras “distanciamento social” em vez de “distanciamento físico”? Um metro e meio é uma medida física. Eles … querem que esqueçamos que ser humano significa estar em comunidade. Eles querem que sejamos usuários de gadgets.
Devemos ser comunidade. Devemos lembrar que estamos interligados com o resto da vida na Terra e com a sociedade. É por isso que temos que falar [sobre como] reconstruir economias regenerativas … Acho que perdemos muito tempo pensando que a única questão era a energia, como a energia é produzida. Perdemos duas décadas de como os alimentos são produzidos.
Eu realmente acredito que, se as pessoas começarem a se conscientizar de que comer boa comida é a [estratégia para a saúde] mais importante, e cultivar alimentos da maneira certa é a parte mais importante para a regeneração do planeta, isso vai reconstruir a comunidade …
Acho que precisamos começar a fazer o dever de casa para dizer: ‘Para onde está indo a riqueza? Como deve ser o fluxo de impostos? Como nosso dinheiro vai deixar os bilionários mais ricos? Como eles podem continuar extraindo mais dinheiro de nós?
Como nosso dinheiro público é o novo subsídio para criar a infraestrutura para a ganância, ao invés de ser os recursos públicos para criarem a infraestrutura da vida, do cuidado e da solidariedade? … O que em nosso atual arcabouço legal pode impedir essa hemorragia de dinheiro público para chegar aos bilionários?
Essas são questões fundamentais. Quem somos nós como seres humanos? Como vamos viver no futuro? Qual é o futuro que criaremos muito depois que os barões ladrões se forem, porque eles estavam lá na década de 1930/40 e nós aprendemos como nos livrarmos deles. Se há um projeto que devemos ter, são estratégias para nos livrarmos dos barões ladrões, custe o que custar …
Não acho que podemos ter o luxo de ficar sem esperança. A esperança é algo que se deve cultivar diariamente. Cultivar esperança é cultivar resistência. Cultivar esperança é cultivar a estratégia.”
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2020.