O secretariado da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC) está lançando o Manual de Referência – Projetos de Aflorestamento e Reflorestamento sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
http://envolverde.com.br/noticias/unfccc-publica-manual-para-projetos-de-aflorestamento-e-reflorestamento/
por Fernanda B. Müller, do CarbonoBrasil
O objetivo é auxiliar no desenvolvimento destes projetos, sintetizando os requisitos referentes ao ciclo de documentação, validação, registro, monitoramento e verificação das atividades.
O documento também visa servir como guia de referência já que reúne regras e regulamentações aplicáveis aos projetos de Aflorestamento e Reflorestamento* (A/R) sob o MDL e integra os aspectos procedimentais, metodológicos e técnicos dos mesmos.
“Este manual não é apenas uma ferramenta de referência, mas também um guia acessível para leitores que não estão familiarizados com as regras e regulamentações do MDL e desejam aprender. Este manual é completo, e, portanto, também pode ser usado como material em atividades de treinamento e capacitação”, ressaltou a UNFCCC.
Os projetos de A/R correspondem a uma porção ínfima do MDL devido à complexidade da metodologia e a características do crédito resultante destes projetos – a temporariedade. Além disso, o maior mercado de carbono do mundo, o esquema europeu de comércio de emissões (EU ETS), não aceita as Reduções Certificadas de Emissão (RCEs), os créditos de carbono, provenientes de florestas.
A primeira metodologia para projetos A/R no MDL foi aprovada em 2005 e até agora apenas 52 projetos foram registrados, dos quais 18 tiveram seus créditos emitidos (10,327 milhões no total).
“Uma das razões desse ritmo lento é a complexidade envolvida na preparação de tais projetos. O Comitê Executivo [do MDL], especialmente nos últimos dois anos, simplificou muitos requisitos metodológicos para facilitar a sua compreensão”, colocou o presidente do CE, Peer Stiansen.
“Apesar das melhorias, elaborar um documento de concepção do projeto continua uma tarefa complexa”, reconhece.
* Segundo o IPCC, aflorestamento é o plantio de florestas em regiões historicamente sem árvores. Reflorestamento é o plantio de florestas em regiões que recentemente abrigavam árvores.
** Pulbicado originalmente no site CarbonoBrasil.