As raízes da Vida e de todas as vidas.
22 de abr. de 2021
[NOTA DO WEBSITE: Simplesmente chocante o que o supremacismo branco eurocêntrico fez com os nossos povos originários! E triste! É a mesma visão invasora, excludente, genocida, cruel e deastadora que nos dias de hoje se materializa pela colonialidade do agronegócio, do garimpo ilegal, do desmatamento, do etnocídio e de outras mazelas colonialistas e de ações de vassalagem e de submissão aos Impérios Coloniais Europeus e de outras bandas planetárias que cortejam com o dinheiro, os gigolôs que exploram os nosso país].
Antes de o Brasil ser chamado de “Brasil”, milhões de pessoas já habitavam esta terra, inclusive a Amazônia. Esses são os povos originários ou povos indígenas. Mas apesar de conviverem em harmonia com a floresta há milhares de anos, até hoje esses povos têm suas culturas, suas casas e até sua existência desrespeitadas.
Neste audiovisual, o escritor e historiador Eduardo Bueno e a líder indígena Daiara Tukano apresentam uma síntese sobre a origem dos povos originários (ou povos indígenas) que ocupavam o território onde desembarcaram os europeus, no século XVI.
Milhões de indígenas ocupavam todo o território onde surgiu o Brasil e milhões foram mortos.
Atualmente, a maior parte dos indígenas vive na Floresta Amazônica e lutam contra o desmatamento, queimadas e outros problemas muito graves.
Realização: Greenpeace Brasil
Roteiro: Rosana Villar
Edição: Ana Roman
Colagens: Luana Regina
Ilustrações: Raquel Thomé
Imagens: Fernanda Ligabue, Chico Batata, Fábio Nascimento, Cristina Braga, Eliza Capai, Greenpeace, Adriano Machado e Arquivo Nacional
Trilha Sonora: Joana Cid