Testes encontram PFAS em produtos para bebês e embalagens de alimentos para animais de estimação

Sem dúvida, por todos os conhecimentos que já dominamos, ter estes em roupas infantis, é crime corporativo.

https://www.thenewlede.org/2022/11/tests-find-PFAS-in-baby-products-and-pet-food-packaging

SHANNON KELLEHER

04.11.2022

Testes em marcas populares de roupas de cama infantis, babadores e outros produtos para bebês, descobriram que quase um terço continha produtos químicos tóxicos PFAS e haviam indicadores de que todos os produtos testados poderiam conter PFAS, disse o EWG/Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental) nesta semana.

A organização de pesquisa também encontrou PFAS em embalagens de alimentos para animais de estimação,  relataram os pesquisadores.

As descobertas se somam a uma lista crescente de produtos domésticos que contêm essas substâncias per e polifluoralquil, também chamadas de “produtos químicos eternos/forever chemicals” porque não se decompõem naturalmente com o tempo. Alguns tipos de PFAS têm sido associados ao câncer e outros problemas graves de saúde. Crianças pequenas e animais de estimação são especialmente vulneráveis ​​a produtos químicos tóxicos.

“Uma maior compreensão das fontes específicas de onde [os PFAS] vêm, ajuda a informar nossas decisões e compreensão de onde podemos tentar evitar exposições”, disse Krystal Pollitt, pesquisador de Yale que estudou os PFAS em poeira doméstica e não esteve envolvido em as avaliações do EWG.

PFAS em casa

Os PFAS já foram identificados em tudo, desde utensílios de cozinha a cosméticos, uniformes escolares e calças de ioga. Para descobrir se os produtos químicos para sempre (‘forever chemicals‘) também estão à espreita em produtos têxteis para bebês e embalagens de alimentos para animais de estimação, o EWG contratou um laboratório independente para testar o PFAS em 34 produtos têxteis para bebês e crianças. Os resultados mostraram flúor, que aponta para a provável presença de PFAS e pode capturar revestimentos e tratamentos de PFAS que testes específicos de PFAS podem perder, em todos os 34 produtos.

Dez produtos foram então confirmados como tendo níveis detectáveis ​​de PFAS. Os testes identificaram uma média de 17 compostos PFAS nas dez amostras de produtos para bebês testadas para PFAS individuais. Verificou-se que um babador e duas peças de roupa tinham níveis totais de PFAS particularmente altos.

Onze sacolas de sete marcas populares de ração para animais de estimação de lojas populares também foram testadas, encontrando sete compostos PFAS diferentes em quatro marcas de embalagens de ração para animais de estimação. Purine Cat Chow Complete Chicken teve a maior concentração de PFAS total, com cerca de 245 partes por bilhão (ppb), seguido por Kibbles n’ Bits Bacon e sabor Steak, com cerca de 15 ppb de PFAS total.

Curiosamente, os produtos com os níveis mais altos medidos de PFAS total não eram os mesmos daqueles com os níveis mais altos de flúor total.

“Isso só grita para mim que há um grande pedaço de PFAS que está faltando aqui”, disse Pollitt, sugerindo que pode haver outros compostos PFAS presentes que os testes não puderam medir.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2022.