Sobrevivendo ao progresso

Documentário feito pela BBC de Londres, em 2011, aqui legendado, foi financiado com recursos canadenses, sendo um dos produtores executivos, o conhecido cineastra e diretor de cinema norte americano Martin Scorsese, além de Mark Achbar, produtor e diretor do majestoso documentário canadense ‘The Corporation‘.

Material realmente considerado imperdível!

Agradecemos a todos os que disponibilizaram este conteúdo para conhecimento do público em geral.

Reino Unido, 2011, 86 min. – Direção: Mathieu Roy, Harold Crooks.

Sinopse:

“A ascensão da Humanidade é geralmente medida pela velocidade do progresso. Mas e se o atual progresso estiver nos prejudicando, em direção ao colapso? Ronald Wright, autor do best-seller “A Short History Of Progress” (A Breve História do Progresso), que inspirou este documentário, mostra como as civilizações do passado foram destruídas pelas “armadilhas do progresso” – tecnologias fascinantes e sistemas de crença que atendem a necessidades imediatas, mas comprometem o futuro.

Com a pressão sobre os recursos mundiais aumentando e as elites financeiras levando nações ao fundo do poço, poderá nossa civilização globalizada escapar da catástrofe – a “armadilha do progresso” – final?

Através de imagens marcantes e insights iluminadores, de pensadores que investigaram nossos genes, cérebros e comportamento social, este réquiem do modelo de progresso usual também propõe um desafio: provar que tornar macacos mais inteligentes não é um beco sem saída evolucionário.”

 

Tudo que o homem não conhece não existe para ele. Por isso o mundo tem, para cada um, o tamanho que abrange o seu conhecimento.”
(Carlos Bernardo González Pecotche)

Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição.”
(Simón Bolivar)