Saúde: Radiação de dispositivos sem fio interrompe função testicular em ratos

Print Friendly, PDF & Email
Celulares E A Espermatogênese

Imagem de Niek Verlaan do Pixabay

https://www.ehn.org/wireless-radiation-testicular-function-2668869650.html

Katherine McMahon e Sarah Howard

09 de agosto de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Se realmente esta pesquisa tem o fundamento que apresenta, toda a Humanidade está num momento decisivo. Se as populações de hoje estão completamente dependentes desta tecnologia e ela afeta a saúde da evolução das sociedades, a pergunta determinante é: o que faremos se somos completamente dependentes em todas as nossas atividades a esta forma de acesso e comunicação entre todos nós? Mas que podem interferir na fertilidade masculina? A questão está no ar, literalmente, e em nossos testículos, objetivamente].

Ratos expostos à radiação de radiofrequência (RF) desenvolveram anormalidades na morfologia e função de seus testículos, de acordo com um novo estudo publicado na Bioelectromagnetics.

Resumidamente:

  • Essas anormalidades afetaram partes dos testículos que são essenciais para a produção de testosterona e esperma, e causaram a liberação de células espermáticas imaturas.
  • A exposição à radiação RF também levou ao acúmulo de células mortas nos testículos, aumentando o risco de inflamação e infecções.
  • Esses efeitos ocorreram em níveis de exposição que estão dentro dos limites de segurança impostos pela Comissão Federal de Comunicações (FCC/Federal Communications Commission).

Citação chave:

“Este estudo destaca a importância da exposição à radiofrequência na infertilidade masculina.”

Por que isso é importante:

Todos os dispositivos sem fio — incluindo , roteadores WiFi e as torres das quais eles dependem para serviço — emitem radiação RF. Embora essa radiação seja diferente da radiação de alta frequência (como o tipo emitido por raios X), um crescente corpo de dados sugere que a radiação RF ainda pode ter a capacidade de alterar moléculas celulares, aumentando potencialmente o risco de impactos negativos à saúde. Com 91% dos lares dos EUA conectados ao WiFi e uma média de 17 dispositivos sem fio por domicílio, os especialistas incentivam a pesquisa contínua e recomendam ter cautela tomando pequenas medidas para reduzir a exposição pessoal.

Cobertura EHN relacionada :

Mais recursos:

Collaborative for Health and Environment (CHE) : Em 25 de setembro de 2024, a CHE sediará um webinar intitulado Riscos à saúde das tecnologias sem fio: o que sabemos agora?, com a participação do Dr. Joel Moskowitz da University of CAlifornia-Berkeley, que publica a página da Web sobre segurança de radiação eletromagnética .

Katirci, Ertan et al. para Bioeletromagnética vol. 45, 5 de julho de 2024


Níveis de expressão de receptores TAM e ligantes nos testículos de ratos expostos à radiação de radiofrequência de 2100 MHz de curto e médio prazo

Doutor Ertan KatirciDoutora Esma KirimliogluAsli O. Oflamaz PhDEnis Hidisoglu PhDAlexandra Cernomorcenco Mestre em CiênciasPiraye Yargıcoğlu PhD … Ver todos os autores

Publicação: 09 de maio de 2024

Resumo

Com os avanços da tecnologia, a emissão de radiação de radiofrequência (RFR) no ambiente, particularmente de dispositivos móveis, tornou-se uma preocupação crescente. Os receptores Tyro 3, Axl e Mer (TAM)(nt.: para se entender o que são os receptores TAM, ver o link) e seus ligantes são essenciais para a espermatogênese e produção de testosterona. Foi demonstrado que o RFR induz a apoptose das células testiculares ao causar inflamação e interromper a homeostase. Este estudo teve como objetivo investigar o papel dos receptores TAM e ligantes na manutenção da homeostase e eliminação de células apoptóticas nos testículos (semanas), exposição simulada de curto prazo (sham/1 semana) e exposição simulada de médio prazo (sham/10 semanas). A morfologia testicular foi avaliada usando coloração de hematoxilina-eosina, enquanto a coloração imuno-histoquímica foi realizada para avaliar os níveis de expressão dos receptores TAM e ligantes nos testículos de todos os grupos. Os resultados mostraram que a morfologia testicular era normal nos grupos controle, sham/1 semana e sham/10 semanas. No entanto, processos anormais de espermatogênese e morfologia do túbulo seminífero foram observados em grupos de exposição a RFR. A imunorreatividade da Caspase 3 clivada mostrou diferença estatisticamente significativa em grupos de exposição de 1 e 10 semanas em comparação ao grupo controle. Além disso, não houve diferença significativa na imunorreatividade de Tyro 3, Axl, Mer, Gas 6 e Pros 1 entre os grupos. Além disso, a expressão de Tyro 3 em células de Sertoli foi estatisticamente significativamente aumentada em grupos de exposição a RFR em comparação ao controle. Tomados em conjunto, os resultados sugerem que a exposição a RFR afeta negativamente a sinalização de TAM, impedindo a depuração de células apoptóticas, e esse processo pode levar à infecção e inflamação. Como resultado, a morfologia e a função testicular do rato podem ser prejudicadas.

Destaques

  • A exposição à radiação de radiofrequência (RFR) interrompe a morfologia normal do túbulo seminífero.
  • A exposição ao RFR em espermátides redondas pode induzir apoptose independente dos receptores Tyro 3, Axl e Mer (TAM).
  • Os receptores e ligantes TAM são expressos nos testículos de ratos.

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Traduções livre, parciais, de Luiz Jacques Saldanha, agosto de 2024.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.