Saúde: Produtos químicos em itens do dia a dia desregulam os hormônios

Filme de PVC com uma média de 60% em volume do ftalato, para tornar a resina maleável, disruptor endócrino muito potente.

https://www.ehn.org/chemicals-in-everyday-items-disrupt-hormones-2670660100.html

Curadores da EHN

23 de dezembro de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Mesmo que a Dra.Swan esteja sendo comedida e discreta em sua observação sobre termos ‘pânico’ ou não da situação global quanto às contaminações com os originários da ‘alimentação moderna’, não é assim que está no mundo efetivo do consumo. A situação é de cuidado extremo, já que não estamos querendo gerar pânico na sociedade. E esse extremo está baseado em todos os estudos que estamos publicando corriqueiramente, e de várias origens e de instituições bem diversas. Sendo assim, acorda e te coloca em prontidão para teu auto cuidado e dos teus].

Produtos químicos disruptores endócrinos (EDCs) encontrados em embalagens de alimentos, plásticos e utensílios domésticos podem prejudicar a saúde humana, mas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a reduzir a exposição.

Allie Miller escreve para o Pittsburgh Post-Gazette.

Resumidamente:

  • Os EDCs imitam hormônios, interrompendo o sistema endócrino e contribuindo para problemas como câncer, diabetes e infertilidade.
  • Reduzir o uso de produtos feitos com resinas plásticas, evitando armazenar alimentos em plástico e usando alternativas como vidro, pode reduzir a exposição.
  • Rótulos como “sem BPA” podem não garantir segurança, pois substitutos como BPS e BPF também são prejudiciais (nt.: ver publicações recentes de nosso website que tratam exatamente dessa situação venal das corporações quanto aos disruptores endócrinos).

Citação chave:

“Não se preocupe, mas tenha cuidado. Não acho que isso seja motivo para pânico, mas acho que é motivo para mudança, mudanças de comportamento e conscientização.”

— Shanna Swan, epidemiologista ambiental e reprodutiva e autora de “Count Down: How Our Modern World Is Threatening Sperm Counts, Altering Male and Female Reproductive Development, and Imperiling the Future of the Human Race” (Contagem regressiva: como nosso mundo moderno está ameaçando a contagem de espermatozoides, alterando o desenvolvimento reprodutivo masculino e feminino e colocando em risco o futuro da raça humana).

Por que isso é importante:

Os EDCs são difundidos em produtos modernos e estão ligados a condições de saúde sérias. As famílias podem reduzir os riscos por meio de escolhas informadas, especialmente para grupos vulneráveis ​​como crianças, que são mais suscetíveis à exposição química.

Cobertura EHN relacionada: ASSISTA: Dra. Shanna Swan sobre produtos químicos, hormônios e nossa saúde reprodutiva

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2024