Saúde: O câncer antes dos 50 anos está aumentando. Um novo estudo analisa quais tipos

Um radiologista usa uma lupa para verificar mamografias para de mama em Los Angeles, 6 de maio de 2010. (Foto AP/Damian Dovarganes, arquivo)

https://apnews.com/article/cancer-breast-colon-early-onset-obesity-b0cab8f95dea65f15fa099132f16f8d6

CARLA K. JOHNSON

08 mai 2025

[NOTA DO WEBSITE: Um alerta que mostra que as condições de vida, talvez com as altas tecnologias interferindo desde a vida pessoal, à funcional e à ambiental, podem estar alterando os conceitos de vida saudável. Sem descartar os ultraprocessados que estão na berlinda, mas que pouca ação a sociedade como um todo, em todas as esferas, públicas e privadas, estão encarando com responsabilidade e empatia pela novas gerações].

O câncer antes dos 50 anos é raro, mas está aumentando, nos Estados Unidos, e os pesquisadores querem saber o porquê.

Um novo estudo governamental fornece o panorama mais completo até o momento sobre cânceres de início precoce, constatando que os maiores aumentos ocorrem nos cânceres de mama, colorretal, renal e uterino. Cientistas do Instituto Nacional do Câncer (NIC) analisaram dados que incluíam mais de 2 milhões de cânceres diagnosticados em pessoas de 15 a 49 anos entre 2010 e 2019.

Dos 33 tipos de câncer, 14 apresentaram taxas crescentes em pelo menos uma faixa etária mais jovem. Cerca de 63% dos cânceres de início precoce ocorreram em mulheres.

“Esses tipos de padrões geralmente refletem algo profundo acontecendo”, disse Tim Rebbeck, do Instituto de Câncer Dana-Farber, que estuda o risco de câncer e não participou da pesquisa. “Precisamos financiar pesquisas que nos ajudem a entender.”

As descobertas foram publicadas quinta-feira no Cancer Discovery, um periódico da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.

De quantos cânceres extras estamos falando?

Os pesquisadores compararam as taxas de câncer em 2019 com o que seria esperado com base nas taxas de 2010.

O câncer de mama representou a maior parcela do excesso de câncer, com cerca de 4.800 casos adicionais. Houve 2.000 casos a mais de câncer colorretal em comparação com o esperado com base nas taxas de 2010. Houve 1.800 casos a mais de câncer renal e 1.200 casos adicionais de câncer uterino.

É reconfortante notar que as taxas de mortalidade não estavam aumentando para a maioria dos tipos de câncer nas faixas etárias de adultos jovens, embora tenham sido observadas taxas de mortalidade crescentes para câncer colorretal, uterino e testicular.

Por que isso está acontecendo?

Explicações exigirão mais pesquisa. Os grandes bancos de dados utilizados no estudo não incluem informações sobre fatores de risco ou acesso a cuidados. As teorias abundam e um grande encontro está planejado para o final deste ano para reunir especialistas na área.

“Sabe-se que vários desses tipos de câncer estão associados ao excesso de peso corporal e, portanto, uma das principais hipóteses é o aumento das taxas de obesidade”, disse a autora principal Meredith Shiels, do Instituto Nacional do Câncer.

Avanços na detecção do câncer e mudanças nas diretrizes de triagem podem estar por trás de alguns diagnósticos precoces.

No caso do câncer de mama, a tendência de as mulheres terem o primeiro filho em idades mais avançadas é uma possível explicação. Sabe-se que a gravidez e a amamentação reduzem o risco.

Não é uma tendência uniforme para todos os tipos de câncer

Isso não está acontecendo em todos os lugares. As taxas de câncer em pessoas com menos de 50 anos estão diminuindo para mais de uma dúzia de tipos de câncer, com os maiores declínios nos cânceres de pulmão e próstata.

O tabagismo vem diminuindo há décadas, o que provavelmente explica a queda nos casos de câncer de pulmão entre adultos mais jovens.

A queda nos casos de câncer de próstata provavelmente está ligada às diretrizes atualizadas que desencorajam testes de PSA de rotina em homens mais jovens devido a preocupações com tratamento excessivo.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *