
Foto de Bonnie Kittle no Unsplash
https://www.ehn.org/microplastics-plastic-cutting-boards-2671628530.html
Katherine McMahon e Sarah Howard
28 mar 2025
[NOTA DO WEBSITE: Já fazem muitos anos que somos, dentre muitos, equivocadamente considerados ‘contra os plásticos’. Infelizmente nossa percepção a esse indiscutível ‘milagre’ tecnológico, não era despropositada. Agora, fica cada vez mais claro do que ele vem trazendo para todos os seres planetários. E isso vai, como neste caso, de uma prosaica tábua de cozinha a miríades de outros espaços que, sem dúvida, representaram um passo em muitas realidades do nosso cotidiano. No entanto, nunca podemos esquecer que o plástico se soma a todas as outras moléculas sintetizadas artificialmente. De uma forma negligente, não notamos que sua eficácia vem exatamente por ser totalmente estranha às estruturas criadas pela Vida. Ou melhor, são o oposto a elas. E hoje se vê que por esse simplíssimo detalhe, todas as formas de vida, criadas pela Vida, não sabem o que fazer com elas. E então, o que viveremos daqui para frente?].
Em um estudo recente publicado na Environmental Health Perspectives, cientistas examinaram como uma dieta de alimentos preparados usando tábuas de corte de plástico em comparação com alimentos preparados em tábuas de corte de madeira impactou a saúde intestinal de camundongos.
Resumidamente:
- Ambos os tipos de tábuas de corte de plástico liberaram quantidades significativas de microplásticos (MPs) nos alimentos, com o número de partículas liberadas aumentando a cada uso subsequente.
- Camundongos alimentados com alimentos preparados com tábuas de corte de plástico desenvolveram inflamação intestinal ou alterações no microbioma intestinal e no metabolismo do fígado, dependendo do tipo de plástico usado.
- Camundongos alimentados com uma dieta de alimentos preparados em tábuas de corte de madeira não apresentaram esses efeitos na saúde.
Citação chave:
“Este estudo destaca os variados efeitos na saúde dos MPs liberados por diferentes materiais de tábuas de corte, sugerindo que nenhuma tábua de corte de plástico pode ser considerada totalmente ‘segura’.”
Por que isso é importante:
Estudos recentes confirmaram que microplásticos estão presentes em todas as partes do corpo humano que foram examinadas. A ingestão alimentar é considerada uma grande fonte de exposição a MP, com estudos estimando que os americanos ingerem mais de 50.000 partículas de microplástico anualmente. Embora os impactos específicos dos MPs na saúde ainda não sejam totalmente conhecidos, os resultados deste estudo destacam os benefícios de se afastar dos utensílios de cozinha de plástico quando possível.
Cobertura EHN relacionada :
- O intemperismo e o tamanho influenciam os efeitos dos microplásticos na saúde
- Alimentos ultraprocessados e embalagens plásticas formam o par tóxico definitivo, dizem cientistas
Mais recursos: Grupo de Trabalho Ambiental oferece vários guias ao consumidor para ajudar a capacitá-los a comprarem produtos sem químicos tóxicos, incluindo guias para utensílios de cozinha e recipientes de alimentos e conselhos sobre como reduzir a exposição ao microplástico .
Gan, Hai-Jun et al. para Environmental Health Perspectives. 5 de março de 2025
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, março de 2025