Saúde: Estudo descobre que produtos químicos antiaderentes em panelas estão associados à baixa contagem de espermatozoides e ao tamanho pequeno do pênis

Criança Com Raiva

https://www.mamavation.com/health/nonstick-pan-chemicals-low-sperm-count-small-penis.html

 
Leah Segedie, coordenadora da ONG Mamavation

02 de dezembro de 2018

[NOTA DO WEBSITE: Alerta de 2018! Ou seja, vão fazer seis anos que essa matéria veio a público. E o que a sociedade planetária fez? Nada! Absolutamente nada abalou a todos os meritocratas e, surpreendente, nem as mães que geram todas as gerações que vêm nascendo desde a década de 80 quando este tema dos disruptores endócrinos surge na humanidade. Sem dúvida que se observa uma crescente perplexidade nas sociedades do chamado Primeiro Mundo, aqueles que habitam o Hemisfério Norte. Mas não o suficiente para que estes produtos sejam ‘tirados’ dos mercados. No entanto, chocados, considerados que não deveriam ser tirados, mas banidos do Planeta. O texto é muito didático e explicativo de como essas moléculas perfluoradas estão dominando nosso cotidiano. Depois de lermos essa matéria, jamais poderemos dizer que tudo isso não nos mobiliza. A não ser que estejamos coniventes com este crime planetário].

Um novo motivo para se preocupar com os produtos químicos em panelas antiaderentes, produtos à prova d’água e espuma de combate a incêndio foi anunciado este ano e deixou homens em todo o mundo preocupados. Os mesmos produtos químicos antiaderentes encontrados em panelas e frigideiras de Teflon (nt.: e também conhecidas como Tefal, nome francês do mesmo ‘forever chemical’) foram recentemente associados à baixa contagem de espermatozoides e pênis menores. Isso pode afetar sua família? Possivelmente. Mas não tenha medo, a Mamavation está aqui para ajudar! Você confiou na Mamavation para lhe trazer tópicos como 12 motivos para abandonar seus utensílios de cozinha de plástico, como o BPA foi associado à obesidade em crianças e o valor dos produtos probióticos inovadores, agora junte-se a nós enquanto exploramos o tópico de produtos químicos e infertilidade masculina e o que você pode fazer dentro de sua casa para proteger os homens em sua vida.

Pesquisadores afiliados à Endocrine Society publicaram um estudo no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism ligando os produtos químicos PFOA/ácido perfluorooctanoico e PFOS/ácido perfluorooctanossulfônico (nt.: ambos perfluorados e também os ‘forever chemicals’ ou químicos eternos) à redução da fertilidade em camundongos, ratos e coelhos machos. Embora este estudo tenha sido feito em animais, os pesquisadores estão sugerindo que problemas semelhantes podem estar acontecendo com homens também. Este estudo sugere que os produtos químicos PFC/perfluorados estão ligados a uma série de problemas com o sistema reprodutor masculino e também demonstra como esses produtos químicos estão interferindo com os hormônios dentro da célula (nt.: AQUI NÓS QUEREMOS DESTACAR A QUESTÃO DA TOXICOLOGIA CLÁSSICA E TRADICIONAL QUE DIZ QUE UM PRODUTO É TÓXICO OU NÃO, EM FUNÇÃO DA DOSE. NO CASO DESTES DISRUPTORES ENDÓCRINOS, COMO AGEM COMO HORMÔNIOS, SUA ATUAÇÃO SE DÁ EM NÍVEIS FISIOLÓGICOS, OU SEJA, EM NÍVEIS INFINITESIMAIS. DAÍ SURGE O CONCEITO DA DOSE FISIOLÓGICA SE CONTRAPONDO À DOSE TOXICOLÓGICA COMO AS CORPORAÇÕES AGROPETROQUÍMICAS QUEREM TRATAR SUAS MOLÉCULAS SINTÉTICAS!). E faz todo o sentido porque os pesquisadores descobriram recentemente que o esperma masculino humano se degradou em quase 60% desde a década de 1970. Hoje, a busca é sobre quais fatores ambientais são os culpados.

Índice

A história dos produtos químicos perfluorados (PFCs/FOREVER CHEMICALS/QUÍMICOS ETERNOS)

Produtos químicos perfluorados (PFCs) originalmente fizeram sucesso em produtos de consumo dentro de panelas com Teflon/Tefal. Mas essa classe química está dentro das casas dos americanos (nt.: e de todos os lares do Planeta) há anos em produtos como nylon, Lycra, Gore-Tex e Tyvek. Ela funciona reduzindo a tensão superficial da água, o que torna as coisas escorregadias, mas estáveis. Ela acabou sendo usada em centenas de produtos em casas, como panelas e frigideiras antiaderentes, roupas impermeáveis, revestimentos à prova de manchas para carpetes e móveis, espuma de combate a incêndio, embalagens de fast food, sacos de pipoca para micro-ondas, revestimentos de caixas de pizza e revestimentos para óculos. Problemas surgiram quando estudos começaram a vincular essa classe química a problemas de saúde.

As preocupações sobre a segurança de produtos químicos perfluorados começaram há cerca de uma década, depois que a DuPont Corporation resolveu um processo por US$ 70 MILHÕES em 2005. Desde então, documentos internos da DuPont surgiram provando que a empresa sabia sobre os perigos do produto químico há décadas. Os cientistas da DuPont estudaram o produto químico e, por meio de suas próprias pesquisas, descobriram que ele estava relacionado a problemas de saúde. Em vez de alertar seus trabalhadores, as pessoas que moravam perto da fábrica e a comunidade sobre os perigos do produto químico, eles mantiveram o conhecimento em segredo e continuaram a vender o produto químico e liberá-lo no meio ambiente (nt.: um dado que mostra como essas corporações meritocratas vêm praticando o crime corporativo que já alcança ser um crime civilizatório).

Hoje, esse produto químico feito pelo homem é encontrado em cerca de 99,7% dos americanos (nt.: e no resto do Mundo qual será o percentual?), de acordo com uma análise de 2007 (nt.: há quase 20 anos que se sabe isso) dos Centros de Controle de Doenças. Ele também é encontrado persistindo no ambiente dentro da vida selvagem, como tartarugas marinhas cabeçudas, golfinhos nariz-de-garrafa, focas, ursos polares, águias americanas, ursos polares, leões, tigres, caribus, morsas e pássaros árticos.

Estudo de Fertilidade Química Antiaderente

estudo de pesquisa foi conduzido em Veneto, Itália, onde produtos químicos PFAS contaminaram a água potável e levaram ao acúmulo do produto químico no sangue das pessoas. Os pesquisadores compararam 212 estudantes do ensino médio do sexo masculino que foram expostos a produtos químicos PFOA e PFOS a 171 homens que não foram expostos no norte da Itália. Eles descobriram que homens jovens que foram expostos a PFOA e PFOS tinham pênis mais curtos, contagens de espermatozoides mais baixas, menor mobilidade dos espermatozoides e uma redução na “distância androgenital”, que é a distância entre o pênis e o ânus. É bastante chocante como esse produto químico pode causar diferenças físicas como as observadas.

Portanto, os produtos químicos PFC são produtos químicos que desregulam os hormônios e podem desregular o desenvolvimento da sexualidade masculina, mas as diferenças foram impressionantes. Homens que foram expostos aos produtos químicos PFC tiveram um pênis 12,5% menor e 6,3% mais fino do que outros homens. Este produto químico também foi associado à diminuição da quantidade de testosterona dentro do corpo, o que também pode causar problemas com o desenvolvimento sexual. Essas descobertas são consistentes com o que os pesquisadores estão descobrindo sobre produtos químicos que se mascaram como testosterona no corpo.

“As estruturas da testosterona e do PFAS são muito, muito semelhantes”, disse Andrea Di Nisio, biólogo da Universidade de Pádua e coautor do estudo. “E nós dissemos: ‘Eles parecem iguais, então talvez o PFAS aja como a testosterona na célula.’ E eles agiram.”

Problemas de saúde associados a produtos químicos perfluorados

Existem vários problemas de saúde relacionados a produtos químicos perfluorados encontrados em panelas e frigideiras antiaderentes, embalagens de alimentos e espuma de combate a incêndio. Então é muito importante começar a procurar maneiras de diminuir esses produtos químicos em sua casa.  Os produtos químicos PFCS estão relacionados aos problemas de saúde abaixo:

    • baixa contagem de espermatozoides e tamanho menor do pênis
    • doenças metabólicas como obesidade e diabetes
    • resposta de vacinação reduzida
    • afetam o crescimento, a aprendizagem e o comportamento de bebês e crianças mais velhas
    • diminuir a chance de uma mulher engravidar
    • interferir com os hormônios naturais do corpo
    • aumentar os níveis de colesterol
    • afetam o sistema imunológico
    • aumenta o risco de câncer como o de testículo, próstata e mama.

Produtos químicos em panelas antiaderentes estão associados a pênis menores e baixa contagem de espermatozoides

Quais produtos contêm produtos químicos perfluorados

Produtos químicos perfluorados fazem parte da vida moderna, mas na maioria das vezes eles encontram seu caminho para o seu corpo através de embalagens de alimentos OU água da torneira. Muitos produtos contêm produtos químicos perfluorados, como panelas e frigideiras antiaderentes, roupas impermeáveis, revestimentos à prova de manchas para carpetes e móveis, espuma de combate a incêndio, embalagens de fast food, sacos de pipoca para micro-ondas, revestimentos de caixas de pizza e revestimentos para óculos. Mas mesmo que esse produto químico esteja em todo lugar, por questões de sanidade, eu me concentraria em embalagens de alimentos e água da torneira como uma forma de reduzi-lo.

As embalagens de alimentos contêm produtos químicos que são categorizados como “aditivos indiretos” pelo governo federal. Existem mais de 3.000 produtos químicos aprovados pelo governo federal como aditivos indiretos para alimentos, então rastreá-los todos é quase impossível. E para piorar a situação, as empresas não são obrigadas a dizer quais aditivos indiretos estão usando em seus produtos. E como os aditivos indiretos facilmente se tornam parte de sua refeição quando são aquecidos ou tocam em gordura ou ácido cítrico, torna-se problemático em geral comer alimentos com embalagens. Portanto, se você quiser evitar produtos químicos perfluorados em embalagens de alimentos, evite alimentos em embalagens. Coisas como caixas de pizza, pipoca de micro-ondas, embalagens e qualquer outra embalagem antiaderente, à prova de gordura ou à prova d’água seriam suspeitas. A Academia Americana de Pediatria (AAP) também alertou o público que esses aditivos indiretos em embalagens são muito problemáticos para mulheres grávidas e crianças

Como esse produto químico é persistente, ele está encontrando seu caminho para o abastecimento de água em todos os Estados Unidos. Na verdade, a Mamavation esteve recentemente em um evento no Endowment Center em Los Angeles, onde o tópico era sobre como remover produtos químicos perfluorados do abastecimento de água. Este evento contou com a presença de profissionais de distritos de água de todo o sul da Califórnia e o clima na sala era muito sombrio. Isso é algo para o qual os profissionais de água estão começando a acordar, mas o problema é generalizado. Como você descobre se sua água da torneira contém produtos químicos PFC? Bem, na Califórnia, os distritos de água não são obrigados a testar esse produto químico e alertar o público ainda, então você pode precisar enviar uma amostra para um laboratório. Para remover produtos químicos perfluorados da água da torneira, é recomendado que você obtenha um sistema de filtragem de água por osmose reversa.

Produtos químicos para panelas antiaderentes estão associados a pênis pequeno e baixa contagem de espermatozoides

Dicas rápidas para evitar TODOS os produtos químicos PFC

  • Elimine gradualmente os utensílios de cozinha antiaderentes da sua cozinha. Aqui estão algumas alternativas.
  • Evite alimentos com embalagens e faça você mesmo em casa
  • Evite fast food o máximo possível, mesmo aqueles que se autointitulam “melhores”
  • Compre um sistema de água por osmose reversa para sua casa
  • Ao comprar móveis ou carpetes, recuse tratamentos opcionais para resistência a manchas e sujeira. É aqui que você pode encontrar móveis mais seguros
  • Evite comprar roupas que tenham uma etiqueta indicando que são repelentes à água, manchas ou sujeira
  • Evite comprar produtos de cuidados pessoais com a frase “flúor” ou “perfluorado” na lista de ingredientes. Você encontrará isso em loções, pós compactos, esmaltes e cremes de barbear.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2024