Resumo da história.
- Numerosos químicos comuns em nossa casa e no ambiente são conhecidos como disruptores endócrinos, muitos dos quais estão presentes em produtos plásticos;
- Estas substâncias têm estrutura similar aos hormônios sexuais naturais como o estrogênio, por isso interferem nas suas funções normais. Crianças estão sob o maior risco quanto aos seus efeitos nocivos;
- Os 12 piores disruptores endócrinos são: o BPA, a dioxina (nt.: conhecido como Agente Laranja da guerra do Vietnam), a Atrazina, os ftalatos, o perclorado, os retardadores de chama, o chumbo, o mercúrio, o arsênico, os PFC’s (nt.: perfluorclorados, base do teflon), os agrotóxicos organofosforados e os éteres glicóis;
- A conexão entre os disruptores endócrinos e o câncer é uma preocupação especial. Crianças que foram expostas a estes químicos desde a tenra idade podem estar predispostas ao câncer já nos primeiros anos de vida;
- Recente relatório co-produzido pela Organização Mundial da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente sugerem que o banimento dos químicos disruptores endócrinos (nt.: em inglês – endocrine disrupting chemicals/EDCs) pode, na verdade, ser necessário para proteger a saúde das futuras gerações.
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2013/11/13/worst-endocrine-disruptors.aspx?e_cid=20131113Z1_DNL_art_1&utm_source=dnl&utm_medium=email&utm_content=art1&utm_campaign=20131113Z1&et_cid=DM34798&et_rid=336606990
http://www.youtube.com/watch?v=Pnwdyi1FlqE
Programa da rede de tevê multilíngua RT (nt.: http://rt.com/) sobre Itens Domésticos que são Perigosos para nossos Hormônios, Nov. 2013
By Dr. Mercola
Bens de consumo domésticos, produtos de cuidado pessoal e mesmo alimentos e água podem ser as maiores fontes de exposição química a nos levar a uma acumulação de tóxicos em nossos organismos. Por razões óbvias, as crianças estão sob maior risco quanto aos seus efeitos adversos.
Muitos químicos de uso comum nos lares, são conhecidos como disruptores endócrinos. Um bom número deles são encontrados em produtos plásticos. Estes químicos têm estrutura similar aos hormônios sexuais naturais como o estrogênio, por isso interferem com suas funções normais.
A ONG norte-americana Environmental Working Group (EWG), recentemente publicou uma lista dos 12 piores químicos disruptores endócrinos que podemos entrar em contato com regularidade. Como está dito em seu relatório:1
“Não tem fim os enganos que os disruptores endócrinos podem desempenhar em nossos organismos: aumentando a produção de certos hormônios; decrescendo a produção de outros; imitação de hormônios; transformando um hormônio em outro; interferindo com a sinalização hormonal; informando às células sua morte prematuramente; competindo com nutrientes essenciais; ligação aos hormônios essenciais; acumularem-se nos órgãos que produzem hormônios”.
Os 12 Piores Químicos Disruptores Hormonais.
O relatório da EWG inclui muitos dos mais conhecidos demolidores de hormônios, mas também contém alguns que podem nos surpreender como o chumbo, o mercúrio e o arsênico. Enquanto estes químicos são conhecidos por outros efeitos devastadores em termos de saúde, sua interferência hormonal não é algo tipicamente discutido em relação a eles.
No todo, a lista da “dúzia suja” da EWG para os 12 piores disruptores endócrinos é a que segue2. Já tratei sobre eles em vários artigos anteriores, assim mais informações sobre algum particular, favor seguir os links deles.
a. Bisfenol-A (BPA);
b. Dioxina;
c. Atrazina;
d. Ftalatos;
e. Perclorado;
g. Chumbo;
h. Mercúrio;
i. Arsênico;
j. Perfluorados carbonos (PFCs);
l. Agrotóxicos organofosfatados; e
m. Éters glicol.
Relatório Histórico Conecta Químicos Comuns Domésticos a Doenças Humanas.
No início deste ano de 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou3 um novo relatório co-produzido com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (nt.: em inglês – United Nations Environment Program/UNEP), intitulado: Estado da Ciência dos Químicos Disruptores Endócrinos. O relatório sugere que imediatamente sejam banidos os químicos disruptores endócrinos (nt.: em inglês – endocrine disrupting chemicals/EDCs), podendo ser esta ação, na verdade, necessário para proteger a saúde das futuras gerações …
O estudo conjunto foi apontado como o relatório mais abrangente sobre esta família de químicos, os disruptores endócrinos, até o momento. Assinala como culpados mais comuns, o Bisfenol-A (BPA), os PCB’s, os ftalatos e certos agrotóxicos. De acordo com o relatório, uma larga gama de problemas de saúde estão associados com a exposição a estes químicos invasivos, incluindo:
a. Criptorquidia – testículos não descem em jovens;
b. Efeitos sobre o desenvolvimento do sistema nervoso em crianças;
c. Câncer de próstata em homens;
d. Efeitos sobre o desenvolvimento do sistema reprodutivo em crianças;
e. Déficit de atenção/hiperatividade em crianças; e
f. Câncer da tireoide.
Conforme o relatório:
“Os diversos sistemas afetados pelos disruptores endócrinos possivelmente incluem todos os sistemas hormonais e variam daqueles que controlam o desenvolvimento e a função dos órgãos reprodutivos até os tecidos e órgãos que regulam o metabolismo e a saciedade. Os efeitos sobre estes sistemas podem levar à obesidade, à infertilidade ou à sua redução bem como às dificuldades de aprendizado e memória, diabetes e doenças vasculares iniciadas em adultos, como também uma variedade de outras doenças”.
Estão os Produtos de Cuidado Pessoal Elevando as Taxas de Câncer de Mama em Mulheres Mais Jovens?
A conexão entre os disruptores endócrinos e o câncer é uma preocupação muito particular, especialmente quando surge em crianças que são expostas a estes químicos desde a tenra idade, podendo predispor-lhes a esta doença em idades incrivelmente precoces. Isso é precisamente o que estamos vendo, com números recordes de mulheres com menos de 50 anos agora sendo diagnosticadas com câncer de mama (breast cancer). A Dra. Christine Horner (nt.: apresentação de seu livro – http://www.amazon.com/Waking-Warrior-Goddess-Christine-Horners/dp/1591202159), uma cirurgiã plástica com certificação geral especializada em cirurgia de reconstrução da mama devido à mastectomia, tem também difundido como suas pacientes estão sendo incrivelmente cada vez mais jovens… Pode a exposição aos disruptores endócrinos serem responsabilizados?
Um estudo publicado no último ano, sugere que os parabenos presentes também nos antiperspirantes e outros cosméticos, sem dúvida parecem aumentar os riscos de câncer de mama4. A pesquisa que também revisou este tema, em um editorial publicado no periódico Journal of Applied Toxicology, observou onde os tumores estavam aparecendo e identificou que as mais altas concentrações de parabenos foram detectadas no quadrante superior da mama e na área da axila onde os antiperspirantes são normalmente utilizados5. Muito chocante é que os resíduos de parabenos foram detectados em concentrações acima de 1 milhão de vezes mais altas do que os níveis de estrogênio (estradiol) naturalmente detectados em tecido de mama humano! Efetivamente estes químicos estão se acumulando em concentrações assutadoramente altas, possivelmente em razão de seu amplo e persistente uso diuturno. Pesquisa anterior mostrou que mulheres absorvem um valor estimado de 2kgs e 200 gramas de químicos por ano somente de sua rotina da maquiagem diária. Embora os parabenos não estejam inclusos na lista da EWG dos piores disruptores endócrinos no mundo lá fora, existem abundantes evidências mostrando que os parabenos (parabens)— que são alguns dos químicos da maioria daqueles mais amplamente usados em produtos de cuidado pessoal—podem causar estragos em nossa saúde. Os parabenos inibem o crescimento de bactérias, fungos e fermentos/leveduras. São usados como preservativo em incontáveis produtos de consumo, incluindo:
a. Desodorantes e antiperspirantes;
b. Xampus e condicionadores;
c. Gel de barbear;
d. Pasta de dente;
e. Loções e protetores solar;
f. Maquiagem/cosméticos;
g. Drogas farmacêuticas; e
h. Aditivos alimentares.
Os Níveis de Hormônio Podem Predizer o Nosso Risco de Câncer de Mama.
Em notícias relacionadas, numa pesquisa preliminar foi sugerido que os níveis de hormônio podem de fato servir como um útil marcador para auxiliar na predição dos riscos de mulheres desenvolverem câncer de mama6. De acordo com o autor do estudo, as mulheres na pós menopausa com altos níveis de estrogênio, androgênio e prolactina estão num risco aumentado de câncer de mama invasivo. Os níveis de hormônio da mulher não estão atualmente incluídos nos modelos convencionais de predição de risco de câncer. O autor sugere que checar os níveis de sulfato de estrona, testosterona e prolactina “pode fornecer um grande melhoria na predição para o câncer de mama”. Embora a pesquisa ainda seja considerada preliminar e mais estudos necessitam ser feitos para verificar a exatidão desta teoria, a descoberta é “bastante lógica”, de acordo com a Dra. Myra Barginear, uma médica oncologista no estado de New York, que disse:
“Se as descobertas deste estudo forem validadas e confirmadas, um simples exame de sangue para avaliar os níveis hormonais, como os investigadores fizeram no estudo, poderá ser muito útil, uma ferramenta adicional para avaliar os riscos das mulheres no desenvolvimento do câncer de mama”.
Simplificar Nossa Vida e Reduzir a Carga Tóxica.
Em 2004, um estudo de seis meses foi feito sobre o uso de produtos de cuidado pessoal. Mais do que 10.000 ingredientes de produtos de cuidado do corpo foram avaliados e envolveu 2.300 participantes. Uma das descobertas foi de que um adulto usa uma média de nove produtos de cuidado pessoal cada dia e que continham 126 químicos diferentes. O estudo também detectou que mais de 250.000 mulheres e um em cada 100 homens, usam uma média de 15 produtos diariamente. Isso soa como alguém que conhecemos? É importante lembrar que nossa pele é o maior e o mais permeável órgão que temos. Apenas para se constatar que qualquer coisa que coloquemos em nossa pele irá acabar na corrente sanguínea e será distribuído por todo o corpo. Uma vez que estes químicos encontrem uma via de acesso ao nosso organismo, eles tenderão a se acumular ao longo do tempo em razão de faltar-nos as necessárias enzimas para decompô-los. É por isso que gosto de afirmar que “não coloques alguma coisa sobre teu corpo que não comerias se fosses obrigado a isso”. Se insistirmos em comprar produtos comerciais, teremos um pouco de trabalho já que deveremos pesquisar seus ingredientes. Ainda assim, isso pode ser feito. Eu recomendo usar-se os dados sobre estes produtos feitos pela ONG norte americana EWG e publicados no seu website, chamado Skin Deep Cosmetics Database 7 para se pesquisar o potencial de toxicidade de seus ingredientes. Produtos que levam o selo de orgânicos ‘USDA 100% Organic‘ estão entre as mais seguras opções se quisermos evitar ingredientes potencialmente tóxicos. Cuidado com os produtos que ostentam rótulos do tipo “tudo natural”. Podem ainda conter produtos químicos nocivos. Assim, não esquecermos nunca de verificar a lista completa de seus ingredientes. Uma outra alternativa — e talvez tanto mais segura como mais fácil — é fazermos nós mesmos tanto nossos próprios produtos de cuidado pessoal como os de limpeza doméstica.
A gordura de coco/óleo de coco(Coconut oil), por exemplo, é um recurso multiuso poderoso que pode ser usado sobre todo o corpo, dos pés à cabeça. Quando absorvido pela pele, o óleo de coco auxilia a reduzir o aparecimento das finas linhas de expressão e das rugas já que auxilia os tecidos conjuntivos a serem fortes e flexíveis. Também ajuda a esfoliar a camada externa das células mortas da pele, tornando nossa pele mais macia. Da mesma forma, age otimamente para nutrir e condicionar nosso cabelo (conditioning your hair) e muitos elogiam sua habilidade de prevenir os “frizzies” (nt.: os encaracolados ou cabelo enrolado) em tempos úmidos. O bicarbonato de sódio é outro produto básico muito acessível que pode substituir muitos outros produtos8 . Podemos usá-lo em lugar do xampu9, para esfoliação facial e corporal e pasta de dente (toothpaste), por exemplo. Também é um neutralizador de odores, podendo se passar uma pitada dele nas axilas, dispensando os desodorantes antiperspirantes tóxicos. Quanto aos produtos de limpeza domésticos (household cleaning products), itens testados e eficazes como o sabão de origem vegetal líquido, vinagre branco, bicarbonato de sódio e suco de limão podem fazer o mesmo trabalho — e algumas vezes muito melhor — do que seus contrapartes comerciais. Para saber mais, favor lerem meus artigos anteriores sobre este tema (previous article – http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2008/02/26/how-to-keep-your-home-clean-naturally.aspx). Pode-se também buscar o guia da mesma ONG EWG, chamado em inglês Healthy Cleaning Guide10 , disponível em seu website, para uma classificação segura sobre mais de 2.000 diferentes produtos de limpeza.
Mais Dicas Auxiliares para Rejeitarmos os Químicos Tóxicos.
Implementar as medidas abaixo—muito do que está incluso nas recomendações da EWG para evitarmos os piores vilões dos disruptores endócrinos11—pode também nos auxiliar e nossos familiares, principalmente as crianças, a nos protegermos dos tóxicos de ampla variedade de fontes.
- Quanto mais for possível, comprar e comer carnes produzidas organicamente de animais em pastos para reduzir nossa exposição aos hormônios fornecidos aos animais, agrotóxicos e fertilizantes solúveis. Evitar também leite e outros produtos lácteos que contenham hormônio de crescimento recombinante, geneticamente modificado,(nt.: sigla em português – hrGH e em inglês – recombinant bovine growth hormone/rBGH ou rBST).
- Em vez de comer peixe convencional ou de criatório, que podem estar muitas vezes pesadamente contaminados com os organoclorados PCBs (nt.: ver materiais sobre estes produtos, conhecido comercialmente como Ascarel, em vários textos no site) e mercúrio, complementar a nutrição com óleo de krill purificado de alta qualidade, ou comer peixe que foi capturado no mundo selvagem e testado em laboratório sobre sua pureza. Salmões selvagens capturados no Alasca é praticamente o único peixe que como por estas razões.
- Comprar produtos que venham em vasilhames de vidro mais do que em plásticos e latas, já que estes dois últimos podem lixiviar estes químicos dos recipientes e irem para o produto. O Bisfenol A (BPA) representa uma séria preocupação; ter toda a segurança de que os vasilhames de plásticos e enlatados sejam BPA-free (nt.: destacamos de que devem ser livres de todos os Bisfenóis – ver https://nossofuturoroubado.com.br/aditivos-plastificantes/produtos-bpa-free-ainda-contem-bisfenois-de-igual-toxicidade).
- Também estocar os alimentos e as bebidas em vasilhames de vidro em vez de em plástico e evitar os filmes plásticos (nt.: ver se os filmes não são feitos de PVC – ver- https://nossofuturoroubado.com.br/aditivos-plastificantes/estudo-conecta-quimico-detectado-em-plasticos-e-alimentos-processados-elevando-a-pressao-arterial-de-criancas-e-adolescentes).
- Usar mamadeiras de vidro e bicos bem como todos os utensílios infantis dos filhos BPA-free.
- Comer normalmente alimentos frescos e crus. Alimentos processados e pré-empacotados (de todos os tipos) são comumente fontes destas substâncias químicas como o BPA e os ftalatos.
- Troquemos nossos utensílios e panelas feitos com antiaderente (nt.: ver tudo sobre estas moléculas – http://www.google.com.br/cse?cx=partner-pub-6774779117956276%3A5p1kr4-jguw&ie=ISO-8859-1&q=teflon+EWG&sa=Pesquisar&siteurl=nossofuturoroubado.com.br%2F&ref=&ss=5135j5829841j11#gsc.tab=0&gsc.q=teflon%20EWG&gsc.page=1) por cerâmica ou de vidro (nt.: no Brasil temos as de cerâmica do ES e as de pedra sabão de MG).
- Filtrar a água da torneira—tanto para beber como para banho. De fato, se puder se fazer somente uma das opções, filtrar a água do banho por ser mais importante, já que nossa pele absorve todos os contaminantes. Para remover o herbicida disruptor endócrino Atrazina (nt.: ver http://www.google.com.br/cse?cx=partner-pub-6774779117956276%3A5p1kr4-jguw&ie=ISO-8859-1&q=atrazina+e+Thyrone+Hayes&sa=Pesquisar&siteurl=nossofuturoroubado.com.br%2F&ref=&ss=13308j10975454j33#gsc.tab=0&gsc.q=atrazina%20e%20Thyrone%20Hayes&gsc.page=1), ter a segurança de que o filtro é certificado para removê-lo.
- Procurar produtos que sejam feitos por empresas que, em seus processos, não prejudiquem o ambiente, os animais, que sejam ecológicos e não tóxicos e/ou 100% orgânicos. Isso se aplica a tudo que se relaciona de alimentos a produtos de cuidado pessoal, bem como materiais de construção, carpetes e tapetes, tintas e vernizes, itens infantis, mobiliário e muito mais. .
- Usar aspirador de pó com o filtro HEPA/ High Efficiency Particulate Air para remover a poeira e o pó contaminados de nossas casas.
- Quando comprar novos produtos como móveis, colchões (mattresses), ou a forração e carpetes, perguntar que tipo de retardador de chamas contêm. Ser conscientes e/ou evitar os itens que contenham PBDEs (nt.: ver – http://www.google.com.br/cse?cx=partner-pub-6774779117956276%3A5p1kr4-jguw&ie=ISO-8859-1&q=retardador+de+chamas&sa=Pesquisar&siteurl=nossofuturoroubado.com.br%2F&ref=&ss=6372j2485382j27#gsc.tab=0&gsc.q=retardador%20de%20chamas&gsc.page=1), antimônio, formaldeido, ácido bórico e outros químicos bromados (brominated chemicals). Assim que trocar estes itens tóxicos de toda a casa, selecionar aqueles que contenham naturalmente menos material inflamável como couro, lã e algodão.
- Evitar roupas, móveis e carpetes que sejam resistentes a manchas e a água para se evitar os químicos perfluorados (nt: em inglês são os perfluorinated chemicalsPFC’s – ver http://www.ewg.org/research/ewgs-guide-pfcs; e em português acessar – https://nossofuturoroubado.com.br/old/05te%20omundo.htm).
- Ter certeza de que os brinquedos infantis sejam BPA-free, como os bicos, os mastigadores e tudo o que o bebê ou a criança possa tender a querer morder ou chupar.
- Somente usar produtos naturais de limpeza em casa ou fazê-los com as receitas que o site fornece. Evitar os produtos que contenham 2-butoxietanol (EGBE) e metoxidiglicol (DEGME)—dois éteres glicol que podem prejudicar a fertilidade e causar prejuízos ao feto12.
- Mudar completamente para marcas orgânicas de produtos de toalete como xampus, pastas de dente, antiperspirantes e cosméticos. Lembrar que se pode trocar muitos dos produtos tóxicos pelo óleo de coco e o bicarbonato de sódio, por exemplo. A ONG Environmental Working Group/EWG dispõe de um grande arquivo de dados13 para auxiliar a se encontrar produtos de cuidado pessoal que sejam livres de ftalatos e de outros químicos potencialmente perigosos. Eu também ofereço uma linha de alta qualidade de produtos para pele, xampus e condicionadores, além de creme para o corpo totalmente naturais e seguros.
- Trocar os produtos de higiene feminina como os tampões e absorventes (tampons and sanitary pads) por alternativas seguras.
- Evitar os aromatizantes artificiais de ambiente, produtos para secar a roupa na máquina, amaciantes de tecidos e fragrâncias sintéticas.
- Procurar por produtos que sejam livres de aromatizantes sintéticos, que sejam fragrance-free. Um aromatizante artificial pode conter centenas — mesmo milhares — de químicos potencialmente tóxicos.
- Trocar as cortinas de banheiro feitas de PVC ou Vinil com outra feita de tecido natural.
Fontes e Referências
- 1 Environmental Working Group October 28, 2013
- 2 Environmental Working Group October 28, 2013
- 3 WHO February 19, 2013 Press release
- 4 Journal of Applied Toxicology January 12, 2012: 32(3); 219-232
- 5 Journal of Applied Toxicology February 1, 2012: 32(5); 305-309
- 6 Medicinenet.com October 29, 2013
- 7 EWG Skin Deep Cosmetics Database
- 8 Into the Gloss June 26, 2013
- 9 Mind Body Green April 21, 2013
- 10 EWG’s Healthy Cleaning Guide
- 11 Environmental Working Group October 28, 2013
- 12 Environmental Working Group October 28, 2013
- 13 EWG Skin Deep Database
Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2013.
Ótimo site. Obrigada por compartilhar! Ajudou muito.
Gostaria de ter mais informações sobre a progesterona natural como tratametratamento para o ovário Policístico ? Cápsula ou creme ?
Boa tarde! Sugiro procurar um/uma profissional da área da saúde que trata deste tema para que possa lhe orientar qual a melhor forma de usar este tratamento. Felicidades, Luiz.
Boa tarde! Minha médica receitou utrogestan 100mg 2x ao dia (via vaginal) para o primeiro trismestre de gravidez. Gostaria de saber se é a progesterona bioidentica é indicada nesse caso e se posso pedir para mudar? Teria uma dosagem diferente para gestantes? Obrigada!
Boa tarde, grato pela mensagem, mas nosso grupo não é de médicos sendo por isso temerário dizermos qualquer coisa nesta linha que a senhora solicita. Deve procurar quem tem habilitação para este tipo de procedimento. Felicidades. Luiz.
Boa noite. Estou com 46 anos e entrei na menopausa. Já estou quase há um ano sem menstruar. Há cerca de 4 meses vinha sofrendo com calores, variação de humor e perda de libido. Foi quando descobri pela Internet ou Dhea e a melatonina. E resolvi tomar por conta própria. Me sinto um pouco melhor da insônia, mas ainda sofro com os outroa sintomas. Posso fazer uso da progesterona? Poderia ser o utrogestan?
Agradeço se me responder por email.
Boa tarde. Não fazemos este tipo de orientação inclusive porque não sou da área. Podemos sim sugerir que procure imediatamente um médico, de preferência que dê atenção a solução fora do convencional medicamentoso, para então por sua orientação dar um seguimento em sua vida. Grato pela mensagem, felicidades e que encontre o melhor caminho para sua situação atual. Luiz.
Para fazer reposicao hormonal bioidentico, qual o profissional que devo procurar, porque ginecologista só passa esses hormonios sinteticos, inclusive tomo tibolona mas nao me sinto bem.vcs pode me indicar um profissional que receitam esses bioidenticos.
Bom dia. Independente de não sabermos onde a leitora reside, temos conhecimento que em cidades maiores existem médicos especializados nestas orientações. Felicidades, grato pela mensagem, Luiz.
Boa tarde. Estou usando estradiol e progesterona testosterona bioidenticos mas na pele. E agora vou ver isso com meu médico tenho sentido muita enxaqueca tá d+++++( agora lendo isso tenho impressão que estou cheia de estradiol por isso meus fogachos não acabam.eke muda a dosagem e nada de melhorar.
Bom dia. Sugiro procurar um médico que trate deste tema de forma holística e que recomende hormônios bio-idênticos. Não sendo profissional da área, mas sim um compartilhador, não teria condições de te indicar um caminho objetivo na busca de soluções. Grato, felicidades, Luiz.