Rede de Sementes do Vale do Ribeira

Mapa dos biomas brasileiros mostrando o número total de espécies de plantas com sementes (número superior), o número de espécies endêmicas (número médio) e o percentual de endemismo para cada bioma.

A Rede de Sementes do Vale do Ribeira agora tem uma casa para chamar de sua. O movimento, que reúne 42 coletoras e coletores de sementes de quatro quilombos, inaugurou no último dia 15 de dezembro/21 a Casa de Sementes Jucão, no Quilombo Nhunguara, município de Eldorado (SP). 

Assista a esta história:

O trabalho dos coletores da Rede de Sementes do Vale do Ribeira protege a floresta e os territórios da região e gera renda para as famílias dos participantes, utilizando o conhecimento tradicional e técnicas modernas.

A casa, construída em taipa de pilão com cascalho com rio Ribeira do Iguape, fica no alto de uma colina do quilombo, e tem capacidade para armazenar toneladas de sementes florestais, que serão utilizadas em plantios para restaurar a Mata Atlântica.

O nome da Casa de Sementes homenageia José Rodrigues de Almeida, o Jucão, liderança histórica do Quilombo Nhunguara, sempre presente nas lutas pelo reconhecimento de seu território e pela saúde das comunidades quilombolas. 

Jucão era um agricultor de mão cheia, sempre disposto a batalhar pelas roças tradicionais. Ele morreu em novembro de 2021 aos 65 anos.