Le Monde –
25.09.17 (nt.: época em que se dava alguns anos para que nesse ano de 2023 fosse reavaliado)
[NOTA DO WEBSITE: Se já há a convicção de que o produto é cancerígeno, por que insistir em ‘proteger’ os negócios, o dinheiro, em detrimento da SAÚDE DA POPULAÇÃO? E sua prorrogação está sendo defendida por uma mulher, a quem a Vida e daí a sociedade, atribui a responsabilidade de gestar as novas gerações].
No dia 4 de outubro DE 2023, a Comissão Europeia proporá a renovação da autorização do glifosato por dez anos. O glifosato é a molécula presente no herbicida mais famoso do mundo: o Round Up. Mas não se reduz ao produto da Monsato industrial. Também está presente em cerca de 750 produtos, comercializados por 90 fabricantes e distribuídos em cerca de vinte países.
Mas qual é o problema desta substância?
Paris votará contra a renovação e justifica esta recusa pelas “incertezas que permanecem quanto à sua periculosidade”. Na verdade, classificado como “provável cancerígeno” pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer/OMS-IARC/International Agency for Reseach on Cancer (nt.: IMPORTANTE DESTACAR: é impossível a IARC/OMS por ruma questão ÉTICA. Caso contrário estaria sendo comprovado de que se pesquisa sobre seres humanos, se declarasse ‘é cancerígeno’. Por isso ser ‘PROVAVELMENTE’ a colocação da OMS).
Questionado pela Agence France-Presse, o porta-voz do governo, Christophe Castaner, qualificou, na segunda-feira, 25 de setembro, os comentários feitos algumas horas antes sobre o glifosato. Depois de declarar que o controverso herbicida mais difundido na União Europeia seria “proibido em França até ao final do prazo de cinco anos” para todos os usos, incluindo na agricultura, especificou: “Antes do final do prazo de cinco anos, o governo está empenhado em alcançar progressos significativos para todos os agrotóxicos.»
Documentário em francês, mas com possibilidade de tradução para legendas em português.
NO QUE O GLIFOSATO É UM PROBLEMA?
Para se ter as legendas em português, primeiro clique no retângulo que tem à direita, assim aparecerão as legendas em português. A seguir clique na engrenagem ao lado direito do retângulo e irá aparecer ‘traduzir automaticamente’. Ir em busca do português, clicar e as legendas serão imediatas em português. Se for o caso, retorne para o início do documentário. Informe-se para termos massa crítica e com isso ‘CONSTRANGERMOS’ os que fazem as leis e as normativas. É a saúde de nossos descendentes e não o bolso dos mesmos, locais e globais!
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2023.