Foto de Nareeta Martin no Unsplash

https://www.ehn.org/recycled-plastics-contain-more-chemicals-than-original-plastics-study-finds-2666334383.html

Editores EHN

23 de novembro de 2023

[NOTA DO WEBSITE: Agora as corporações estão COMPLETAMENTE DESNUDADAS! Fica claro que uma coisa é a resina plástica ‘original’ e outra, COMPLETAMENTE diferente, é o PRODUTO PLÁSTICO que consumimos no nosso dia a dia de nossa família e que simplesmente jogamos fora como lixo. Nós somos os responsáveis pela contaminação global por sermos totalmente ignorantes, displicentes e principalmente IRRESPONSÁVEIS!].

Um exame de pellets de plástico reciclado de vários países, descobriu que eles contêm centenas de produtos químicos perigosos, de acordo com este estudo recente publicado pela Data in Brief.

Resumidamente:

  • O estudo detectou 491 produtos químicos em pellets reciclados, com evidências que sugerem a presença de mais 170 compostos.
  • Os produtos químicos encontrados incluíam aditivos plásticos, bem como agrotóxicos, produtos farmacêuticos e produtos químicos industriais.
  • Quando comparados aos pellets originais (não reciclados) do mesmo tipo de plástico, os pellets reciclados continham mais produtos químicos em quantidades maiores (nt.: DESTACAMOS NESSA TRADUÇÃO DE QUE OS CHAMADOS PELLETS RECICLADOS SÃO ORIGINÁRIOS DE PRODUTOS QUE FORAM TRANSFORMADOS DOS CHAMADOS PELLETS ORIGINAIS QUANDO AS INDÚSTRIAS ACRESCENTAM PLASTIFICANTES E OUTRAS MOLÉCULAS PARA ‘CRIAREM’ OS PRODUTOS DE CONSUMO. Isso mostra o que são os produtos que levamos para nossa casa e para nossa família e que descartamos para todos os que ainda nem nasceram acabarem entrando em contato com nossos ‘lixos’!! Demonstra que ‘lixo’ é o capitalismo com suas corporações e seus CEOs, cientistas industriais, acionistas e todo o bando de criminosos corporativos que nos envolvem com suas ‘quinquilharias’!! IMPORTANTÍSSIMO SABERMOS O QUE SÃO AS RESINAS ‘ORIGINAIS’ E O QUE SÃO OS ‘PRODUTOS DE CONSUMO DE PLÁSTICO’!!!).

Citação chave :

“Os plásticos atuam como um cavalo de Tróia, absorvendo produtos químicos em contato com eles, com potencial para que esses compostos sejam posteriormente liberados no meio ambiente”.

– Coautor do estudo, Dr. Eric Carmona Martínez, via correspondência direta

Por que isso é importante:

As substâncias perigosas podem contaminar os plásticos em qualquer momento do seu ciclo de vida e, como as empresas não são obrigadas a monitorizar a composição dos seus plásticos (nt.: NÃO, AQUI HÁ UM ENGANO DE INTERPRETAÇÃO – AS RESINAS ATÉ SABEMOS SEUS NOMES, O QUE NÃO SABEMOS É A COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS QUE COMPÕEM OS CHAMADOS ‘PRODUTOS PLÁSTICOS DE CONSUMO’), os produtos reciclados contêm um número desconhecido de produtos químicos. Como resultado, os plásticos reciclados são potencialmente mais tóxicos do que os seus homólogos originais, destacando a necessidade de políticas que determinem a forma como estes plásticos podem ser utilizados.

Cobertura EHN relacionada :

Quais produtos plásticos domésticos você está mais preocupado que possam representar um risco de exposição a produtos químicos nocivos?

Carmona, Eric et al. para dados resumidos vol. 51 de dezembro de 2023

‘Nenhum produto químico plástico pode ser classificado como seguro’: estudo encontra centenas de toxinas em plásticos reciclados

Trabalhadores da maior instalação de reciclagem de plástico do Sri Lanka, Eco Spindles, que fabrica fios de náilon a partir de garrafas PET recicladas, em Horana, em 16 de junho de 2023. ISHARA S. KODIKARA / AFP via Getty Images

Cristen Hemingway Jaynes

10 de novembro de 2023

Desde a sua invenção, há mais de 100 anos, o plástico tornou-se cada vez mais omnipresente no ambiente, desde as profundezas do oceano até às algas sob o gelo marinho do Ártico.  Pequenos  microplásticos foram detectados flutuando na atmosfera acima dos Pirenéus franceses, bem como no sangue humano.

Os plásticos persistem no meio ambiente porque podem levar centenas de anos para se decomporem.  Eles também contêm substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), conhecidas como “químicos eternos”, já que podem levar ainda mais tempo para se degradar (nt.: chega-se a estimar em 1.000 anos!).

Agora, um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriu que os plásticos reciclados contêm centenas de compostos químicos tóxicos, incluindo medicamentos farmacêuticosagrotóxicos e compostos industriais.

Os cientistas dizem que isto significa que os plásticos não são adequados para a maioria das finalidades e interferem nos esforços para construir uma economia circular, afirmou um comunicado de imprensa da Universidade de Gotemburgo.

“Os plásticos são produzidos com uma gama impressionante de compostos químicos, sendo muitos conhecidos por possuírem propriedades perigosas e outros carecendo de dados abrangentes sobre perigos”, escreveram os cientistas no estudo. “Além disso, substâncias adicionadas (nt.: aos produtos plásticos de consumo, muitas vezes tratados como ‘plastificantes’) não intencionalmente podem contaminar os plásticos em vários estágios do seu ciclo de vida, resultando em materiais reciclados contendo um número desconhecido de compostos químicos em concentrações desconhecidas. Embora existam alguns regulamentos nacionais e regionais para concentrações permitidas de produtos químicos perigosos em produtos plásticos específicos, menos de 1% dos produtos químicos plásticos estão sujeitos a regulamentação internacional.”

O estudo: “Um conjunto de dados de poluentes orgânicos identificados e quantificados em pellets de polietileno reciclado”, foi publicado na revista Data in Brief .

A terceira reunião do Comité Intergovernamental de Negociação do Tratado dos Plásticos terá lugar de 13 a 19 de Novembro em Nairobi, Quénia. Na cúpula, cientistas, defensores do ambiente e da saúde e delegados discutirão os dados científicos mais recentes que demonstram que nenhum plástico é seguro ou adequado para reutilização ou regeneração devido ao seu conteúdo químico tóxico, bem como a sua capacidade de adsorver produtos químicos adicionais durante a utilização, disse o ‘press release‘.

A reciclagem de plástico tem sido apontada como uma solução para a crise da poluição dos plásticos, mas os produtos químicos tóxicos presentes nos plásticos complicam a sua reutilização e eliminação e dificultam a reciclagem”, disse Bethanie Carney Almroth, professora do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade de Gotemburgo, no comunicado à imprensa.

Para o estudo, a equipe de investigação internacional testou pellets de plástico retirados de fábricas de reciclagem em 13 países de África, Ásia, América do Sul e Europa de Leste. Os pesquisadores descobriram que os pellets continham centenas de produtos químicos, incluindo muitos agrotóxicos altamente tóxicos.

Ao todo, a equipe encontrou 491 compostos orgânicos nos pellets de plástico, com outros 170 anotados provisoriamente.

Dado que mais de 13.000 produtos químicos são utilizados em plásticos, um quarto dos quais foram classificados como perigosos, os cientistas afirmaram que “nenhum produto químico plástico [pode ser] classificado como seguro”, de acordo com o comunicado à imprensa.

Na maior parte dos casos, os compostos químicos utilizados para fabricar plásticos não são regulamentados e o comércio internacional de resíduos de plástico agrava o problema.

“Numerosos estudos mostram que produtos químicos perigosos podem se acumular mesmo em sistemas de reciclagem de plástico de circuito relativamente fechado. Precisamos eliminar rapidamente os produtos químicos plásticos que podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente”, disse Carney Almroth.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, novembro de 2023.