PFAS: O veneno que nos habita

A fábrica da 3M em Cottage Grove, Minnesota, produz variedades de substâncias per e polifluoroalquil, ou PFAS, desde a década de 1950. Estudos recentes relacionaram o PFAS amplamente utilizado à redução da resposta imunológica e do câncer. Fotógrafo: Daniel Acker/Bloomberg

https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-11-08/how-cancer-linked-pfas-forever-chemicals-found-their-way-into-everyone

Bloomberg Ivestigates

8 de nov. de 2023

[NOTA DO WEBSITE: Mais um documentário legendado em português, extermamente denso, que nos auxiliará a refletirmos sobre o que estamos fazendo não só conosco mesmos, mas e principalmente com nossos filhos, netos e todas as gerações que virão depois de nós. Que cada um saia dessa posição de criminoso inconsciente! Temos as informações que são incontestáveis e arrasadoras!].

Os produtos químicos conhecidos como PFAS são utilizados em milhares de produtos, com o objetivo de tornar a vida mais fácil, prática e confortável. Já estão em todos os lugares, inclusive no corpo humano, mas há estudos revelando que eles causam vários problemas graves de saúde.

Localização das Ilhas Faroé, citadas no documentário.

Documentário dublado em português

Como ‘forever chemicals’ ligados ao câncer chegaram a todos

Por Tom Gibson

8 de novembro de 2023

Há uma grande chance de você entrar em contato com o PFAS hoje. Conhecidos como “químicos eternos”, é quase certo que eles já estejam em seu corpo. As substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas são um grupo de cerca de 14.000 produtos químicos usados ​​em centenas de produtos de uso diário – desde protetores de tecidos, eletrônicos e panelas antiaderentes até espumas, fitas e até papel higiênico. Os PFAS são chamados de “químicos para sempre/forever chemicals” porque as propriedades que os tornam tão úteis para os consumidores os tornam muito persistentes no meio ambiente.

Em The Poison In Us All , o episódio de estreia da segunda temporada de Bloomberg Investigates, revelamos como os produtos químicos – ligados ao câncer e objeto de litígios abrangentes – se originaram após o Projeto Manhattan, se espalharam por uma miríade de produtos de consumo e acabaram dentro dos corpos de quase todas as pessoas do planeta.

Da água da chuva no Himalaia às baleias ao largo das Ilhas Faroé e às águas subterrâneas no Minnesota, os PFAS foram detectados em todos os cantos do planeta e no sangue de quase todos os seres humanos testados. Eles têm sido associados a uma lista cada vez mais longa de problemas de saúde, incluindo obesidade, problemas de fertilidade e câncer. Na era da Covid-19, os cientistas também descobriram que diminuem a eficácia das vacinas. O litígio revelou documentos que mostram que os seus fabricantes, incluindo a gigante industrial 3M, abandonaram os produtos químicos durante anos e estavam cientes dos perigos associados ao PFAS.

A 3M afirmou que os seus produtos “são seguros e eficazes para os usos pretendidos” e atacou os advogados dos demandantes por citarem seletivamente documentos para retratar “uma história incompleta e enganosa sobre as ações da 3M”. Em The Poison In Us All, a Bloomberg revela a história desses produtos químicos de conveniência e as consequências de seu uso generalizado, através dos olhos de um médico nas Ilhas Faroé, de um advogado que ficou famoso por um filme de Hollywood e de um adolescente de Minnesota que defendeu contra PFAS até sua morte por câncer.

Para ver todos os episódios de Bloomberg Investigates, clique aqui.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, abril de 2024.