PFAS: Guia de roupas esportivas não tóxicas — PFAS ‘Forever Chemicals’ em leggings de treino e de ioga

https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2024/09/11/PFAS-workout-leggings-yoga-pants.aspx

Análise por Mamavation

11 de setembro de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Mais uma contribuição dessa ONG cidadã, norte americana, que sempre está nos ajudando, os consumidores, desinformados, negligentes, irresponsáveis e distraídos, que tipo de roupas ‘modernas’ nos são oferecidas. Boa parte impregnada dos ‘forever chemicals’ que, no desdobrar da matéria, iremos saber o que causam de danos a cada um e todos nós. E muito mais, àqueles que ainda nem nasceram! Se isso não é um crime corporativo, da mais alta estirpe, o que sobra na vida social para os assassinos que matam uma pessoa? Assim, por favor, se apropriem e honrem essas pessoas que nos trazem esses dados porque, é por movimentos como esse, que a sociedade poderá mudar e evoluir em sua autoproteção. Não esperem nada das corporações, principalmente as que criaram essas moléculas, e muito menos dos reguladores e políticos que são umas mulas mancas!].

Resumo

  • A Mamavation testou 32 marcas de roupas esportivas para produtos químicos PFAS, encontrando 25% contendo níveis detectáveis ​​na área da virilha. Os níveis variaram de 10 a 284 partes por milhão de flúor orgânico;
  • PFAS em roupas podem vir de tratamentos intencionais para resistência a manchas/água, lubrificação de equipamentos de fabricação, produtos químicos de limpeza ou sprays usados ​​durante a produção;
  • A exposição aos PFAS está associada a vários problemas de saúde, incluindo imunidade reduzida, doenças metabólicas, problemas cardiovasculares, problemas de fertilidade e aumento do risco de câncer;
  • Ao comprar roupas esportivas, considere materiais naturais como algodão para atividades de baixo impacto. Para alto impacto, examine materiais sintéticos, especialmente aqueles anunciados como “suaves como manteiga”;
  • A Mamavation categorizou as marcas como “Não é Nossa Favorita”, “Bom” e “Melhor” com base nos níveis de PFAS e práticas de sustentabilidade. A categoria “Melhor” inclui opções orgânicas e ecologicamente corretas.

Você está procurando roupas esportivas não tóxicas, como leggings de treino ou de ioga? Não importa se você usa suas roupas esportivas para lazer ou para atividades na academia, não estamos julgando. Mas o que ESTAMOS julgando são as 32 marcas de leggings de treino e de ioga que enviamos a um laboratório certificado pela EPA para testar indicações de substâncias perfluoroalquil e polifluoroalquil (PFAS), uma classe tóxica de produtos químicos ligados a uma série de problemas de saúde sérios.

A Mamavation classificou 32 pares de roupas esportivas, incluindo leggings de ginástica e de ioga, com base em indicações de “químicos eternos/forever chemicals” PFAS, e estamos citando nomes neste relatório, incluindo o que descobrimos de marcas mais casuais como LulaRoe, Athleta e Lululemon.

Você confiou na Mamavation para trazer a você tópicos como as melhores marcas de maquiagem de beleza verde sem PFASos melhores utensílios de cozinha sem PFAS e os melhores colchões orgânicos sem PFAS. Agora, junte-se a nós para nosso estudo de consumidor sobre roupas esportivas femininas, incluindo leggings de treino e de ioga. Continue lendo abaixo até o final para obter os dados brutos de todas as marcas que testamos.

Divulgação: O conteúdo desta postagem foi revisado por Pete Myers, cientista-chefe em Ciências da Saúde Ambiental, professor adjunto de Química na Universidade Carnegie Mellon e coautor de Our Stolen Future, e Scott Belcher, cientista pesquisador do Centro de Efeitos Ambientais e de Saúde de PFAS na Universidade Estadual da Carolina do Norte.

O conteúdo também foi revisado clinicamente por Sondra Strand, RN, BSN, PHN. As doações foram fornecidas pelo Environmental Health News e membros da comunidade Mamavation. A Mamavation apenas fez uma “verificação aleatória” da indústria e, portanto, não podemos fazer previsões sobre marcas e produtos que não testamos. Produtos e auxiliares de fabricação podem mudar sem aviso prévio, portanto, o comprador deve ficar atento.

Este post contém links de afiliados, alguns para a Amazon, o que significa que a Mamavation receberá uma parte dessas vendas e usaremos isso para nos pagar pelos testes. Você também pode fazer uma doação dedutível de impostos para nossos estudos de consumo aqui por meio da Environmental Health Sciences. Clique em “sim” quando perguntado se o presente é em homenagem a alguém e digite “Mamavation“. Obrigado!

PFAS tóxicos ‘Forever Chemicals‘ dentro de vestuário esportivo

O setor de vestuário esportivo tem contado com PFAS e outros tipos de produtos químicos tóxicos há décadas para proporcionar absorção de suor, resistência a manchas, resistência à água, tecidos de secagem rápida e outros tipos de qualidades antiaderentes aos tecidos usados ​​em roupas de alto desempenho.

Quer você compre leggings de cintura alta feitas de poliéster, náilon e elastano ou de ioga de cintura alta feitas de algodão ou garrafas de água, as roupas de ginástica mudaram ao longo dos anos. Hoje, suas roupas de ginástica feitas de sua marca de roupas esportivas favorita podem ser tratadas com uma mistura de produtos químicos não divulgados sobre os quais sabemos muito pouco, dos tamanhos xxs a xxl e além.

Seu par de leggings leves com cós justo e costuras justas ao redor das coxas ajuda você a ter o melhor treino em climas frios, caminhadas nas montanhas, usar shorts de ciclismo em sua rota favorita, fazer ou ter aula de spinning, alongamento em aulas de ioga, treinar duro com seu personal trainer ou jogar tênis.

Mas mesmo que você esteja apenas descansando no conforto da sua casa, o que envolve sua pele importa. O problema é que não sabemos o quão problemática é a exposição dérmica ao PFAS.

“Embora saibamos que o PFAS pode ser absorvido pela pele, não temos muitas informações sobre quanto seria transferido de produtos de roupas esportivas. É improvável que seja 0”, diz Pete Myers, cientista-chefe da Environmental Health Sciences, professor adjunto de química na Carnegie Mellon University e coautor de Our Stolen Future.

O outro problema em roupas esportivas é que não temos ideia de quais marcas de roupas esportivas estão nos expondo aos PFAS “químicos eternos”, então esse é o desafio que a Mamavation decidiu assumir. Podemos não ser capazes de dizer o QUÃO ruim é essa exposição, mas pelo menos podemos ajudar você a ter uma ideia melhor de onde ela está vindo.

Principais conclusões do estudo do consumidor da Mamavation sobre roupas esportivas e PFAS ‘Forever Chemicals

A Mamavation enviou 32 pares de roupas esportivas, principalmente leggings de treino e de ioga, para um laboratório certificado pela EPA para testar flúor orgânico, que é um indicador de PFAS. Esses produtos foram comprados entre junho e novembro na Amazon.com, Nordstrom, Target.com e vários outros sites.

Os produtos foram fotografados e não retirados de suas embalagens originais e, em seguida, foram enviados a um laboratório terceirizado certificado pela EPA. Cada par de roupas esportivas foi testado para flúor orgânico na área da virilha. Os resultados do laboratório estão resumidos abaixo:

  • A área da virilha é a área mais comum para encontrar flúor orgânico detectável, que é um marcador de PFAS, inclusive dentro da virilha das leggings LulaRoe, que encontramos em 284 partes por milhão (ppm)!
  • 25% das leggings de ginástica e de ioga e leggings de lazer que enviamos ao laboratório apresentaram níveis detectáveis ​​de flúor orgânico, e aqui estão as boas notícias: 75% dos pares que testamos não continham nenhum nível detectável.
  • Os níveis detectáveis ​​que encontramos variaram de 10 partes por milhão (ppm) até 284 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico.
  • Como a maioria das marcas consegue produzir leggings sem o uso de PFAS, isso nos diz que ele não é essencial como tratamento químico em leggings femininas e deve ser imediatamente descontinuado.

Para ver os resultados finais de cada marca, role até o final, onde compartilhamos os resultados laboratoriais de cada marca testada.

PFAS ‘Forever Chemicals‘ estão associados a resultados de saúde terríveis

Os produtos químicos PFAS estão ligados a vários problemas de saúde que variam em seriedade. Aqui está a lista de problemas de saúde (PFAS) aos quais os produtos químicos estão ligados a partir de décadas de pesquisa:

Redução da imunidadeDoenças metabólicas como obesidade e diabetes
Resposta de vacinação reduzidaDoença cardiovascular
Afeta o crescimento, a aprendizagem e o comportamento de bebês e crianças mais velhasAumento do risco de alergias e asma em crianças pequenas
Diminuir a chance de uma mulher engravidarAumenta as chances de aborto espontâneo
Aumentar os níveis de colesterolBaixa contagem de espermatozoides
Tamanho menor do pênisAumenta o risco de câncer de rim e testicular

Se você acha que foi exposto a PFAS, a Agency for Toxic Substances and Disease Registry, uma divisão da Community Health Investigations, criou esta ficha informativa para usar ao falar com seu médico. Enquanto as autoridades reguladoras lutam para se atualizar, seria sensato limitar sua exposição diária a PFAS em produtos de consumo.

O que procurar ao comprar roupas esportivas não tóxicas e evitar os “químicos eternos” PFAS

Agora que sabemos que 25% das roupas esportivas testadas pela Mamavation voltaram do laboratório com indicações de PFAS, o que fazemos ao comprar roupas esportivas e roupas de lazer esportivas de alta qualidade? Suas roupas esportivas são seu equipamento de treino mais importante dentre todos os seus acessórios. Aqui estão nossos melhores conselhos para comprar as melhores leggings de treino e de ioga no futuro.

Leggings de treino — A maioria das leggings de treino de alto impacto eram feitas de materiais sintéticos como poliéster, elastano e náilon, que são baseados em produtos petroquímicos. Então você terá que prestar muita atenção às descobertas do relatório aqui porque nem todas as calças feitas de materiais sintéticos tinham uma indicação de PFAS. No entanto, se você está procurando baixo impacto, aderir a materiais naturais como algodão aumenta muito suas chances de evitar PFAS.

As melhores leggings de treino vão lhe oferecer uma sensação de conforto e facilidade, versatilidade e durabilidade ao mudar de uma atividade para outra, usando a menor quantidade possível de materiais tóxicos e tratamentos. Pontos de bônus se você tiver algum tipo de bolso escondido onde possa guardar seu celular.

Leggings de yoga e de lazer — Se você está procurando as melhores leggings de lazer ou de yoga, há opções mais seguras. Sejam suas melhores leggings de yoga para fazer sua hot yoga ou uma simples sessão de yoga em seu estúdio favorito ou em casa, seu par de calças de yoga estará abraçando seu corpo.

O melhor conselho é examinar minuciosamente materiais sintéticos feitos de petroquímicos que são “manteiga macia”. LulaRoe, que é uma marca conhecida por ser “manteiga macia”, teve resultados tão altos quanto 284 partes por milhão (ppm) na área da virilha. Melhor ficar com tecidos naturais como algodão se você estiver comprando para baixo impacto.

Regulamentação e movimentos para proteger sua família da exposição ao PFAS por meio de roupas

Há alguma lei protegendo sua família de PFAS em roupas? Na verdade, não. Muitos produtos químicos tóxicos podem encontrar seu caminho para suas roupas sem uma etiqueta. Aqui estão algumas das boas e más notícias sobre o movimento para proibir PFAS em vestuário:

•Pesadelos de segurança da globalização — Embora alguns produtos químicos, como o formaldeído, que está associado ao câncer, sejam regulamentados, a maioria das marcas fabrica roupas no exterior, onde essas regulamentações são praticamente inexistentes ou muito atrás dos Estados Unidos ou da União Europeia.

•A lista da Prop. 65 da Califórnia não cobre tratamentos de roupas — Alguns estados como a Califórnia vão mais longe na restrição do uso de produtos químicos por meio da Prop. 65, mas, nesse caso, eles só precisam notificá-lo de que o produto químico está lá. No entanto, a maioria dos produtos químicos PFAS usados ​​em roupas ainda não fazem parte da lista restrita. Produtos químicos legados mais antigos, como PFOA e PFOS, estão na lista da Prop. 65. Portanto, outros estados podem precisar assumir a liderança aqui.

•As prioridades em relação aos PFAS estão em outros lugares — Outros governos estaduais estão tomando medidas legislativas e regulatórias para eliminar os PFAS, mas a maior parte do foco agora está na água potável, limpeza de águas subterrâneas em áreas próximas a bases militares, embalagens de alimentos, utensílios de cozinha, carpetes e tapetes, estofados e produtos de cuidados pessoais, como maquiagem.

Estados como Califórnia e Nova York estão procurando regulamentar têxteis, mas nenhuma legislação foi aprovada ainda. Maine assinou uma lei proibindo todos os compostos PFAS, mas a lei não entra em vigor até 2030, então não está impactando a indústria têxtil ainda.

•Movimentos de ONGs — Há algum movimento com organizações como a Toxic-Free Future e sua campanha Mind the Store que estão pressionando empresas de vestuário para atividades ao ar livre como a REI a parar de usar PFAS em suas roupas e equipamentos.

A Campanha Mind the Store trabalha com grandes varejistas para reduzir e eliminar produtos químicos perigosos, ao mesmo tempo em que produz um boletim anual de varejo para nos ajudar a entender quais varejistas estão trabalhando para proteger nossas famílias. Um varejista que melhorou muito ao longo dos anos é a Target e isso é evidente pelos resultados laboratoriais não detectados neste relatório.

Fontes de contaminação por PFAS em roupas esportivas por especialistas

Há várias maneiras pelas quais o PFAS pode entrar em suas leggings de treino e de ioga. Aqui estão alguns problemas potenciais que encontramos em entrevistas com especialistas que podem cobrir o que estamos vendo nos resultados de laboratório.

•Tratamentos para resistência a manchas ou água — A primeira maneira pela qual o PFAS pode encontrar seu caminho para sua roupa esportiva é propositalmente como tratamentos pelo fabricante. Esses tratamentos raramente são divulgados no rótulo, mas eles atendem às seguintes funções:

◦resistência a manchas

◦resistência à água

◦absorção de umidade

◦absorvente de suor

Roupas esportivas testadas pelo nosso laboratório encontraram níveis detectáveis ​​de flúor orgânico principalmente ao redor ou dentro da área da virilha, fazendo com que parecesse um tratamento intencional de algum tipo no tecido. Isso foi algo que também encontramos quando testamos os produtos de roupas íntimas menstruais mais populares  para indicações de PFAS também.

•Sprays e lubrificação em equipamentos — Às vezes, equipamentos de fabricação exigem o uso de lubrificação para mantê-los funcionando sem problemas. Traços dessas lubrificações podem sair da máquina e cair no tecido. Além disso, às vezes, equipamentos são pulverizados com produtos químicos para evitar que as coisas grudem na máquina.

Essa também é outra maneira pela qual traços de PFAS podem ficar em uma peça de roupa. Também é possível que o equipamento de fabricação possa ser coberto com um produto químico “antiaderente” PFAS OU utilizar fibra de vidro que tenha sido tratada com um produto químico PFAS.

•Produtos químicos de limpeza — O equipamento de fabricação e o equipamento de armazenamento devem ser limpos entre os usos para evitar a disseminação de bactérias e contaminação cruzada. Alguns produtos de limpeza usados ​​por plantas de fabricação são feitos com ingredientes fluorados e seus vestígios podem entrar em seu produto se não forem enxaguados corretamente.

Estudo para o consumidor da Mamavation sobre roupas esportivas femininas e indicações de PFAS Detalhes

A Mamavation primeiro explicará como estruturamos nosso estudo e depois apresentará as descobertas. Cada par de roupas esportivas foi testado para flúor orgânico, que é um indicador de PFAS, na área da virilha. O teste de flúor orgânico é um teste útil ao procurar por PFAS. Não há teste padronizado para PFAS em tecidos, então há muitas maneiras de fazê-lo.

Procurar pela presença de flúor orgânico é mais útil para identificar se algum composto PFAS está presente. Ao usar testes para identificar e isolar compostos PFAS, o teste é mais restrito. Apenas 150 desses compostos PFAS podem ser identificados em um laboratório universitário, deixando mais de 9.000 não identificáveis. Portanto, procurar por flúor orgânico nos permite olhar para o quadro geral e informará melhor nosso público.

Para determinar qual roupa esportiva testar, usamos informações coletadas da comunidade Mamavation quando perguntamos quais marcas eles estavam usando. Os produtos foram comprados na Amazon.com, Target, Nordstrom ou diretamente de seus próprios sites entre junho e dezembro de 2021. Eles foram enviados para um laboratório terceirizado sem abrir em sua embalagem original após as fotos serem tiradas.

Cada par de roupas esportivas foi testado pelo menos uma vez para flúor total. Se o flúor fosse detectado, fazíamos um teste adicional que determina o flúor orgânico. O método de laboratório encomendado pela Mamavation era a combustão de eletrodos seletivos de íons e frascos de oxigênio. O limite do nível de detecção era de 10 partes por milhão (ppm). Em outras palavras, alguns produtos de roupas esportivas que testaram 0 podem ter níveis abaixo de 10 partes por milhão. Nossos testes não foram sensíveis o suficiente para detectar menos de 10 ppm.

Atualização: Produtos adicionais foram adicionados a este estudo do consumidor desde a data de publicação original.

•Não é nossa roupa esportiva favorita: leggings de treino e de ioga — Nosso laboratório certificado pela EPA detectou flúor orgânico nos seguintes produtos, listados abaixo. Recomendamos que você escolha outros produtos.

Shorts Athleta Girl Chit Chat 17 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico
Meia-calça Boody Motivate 3/4 cintura alta preta 17 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico [atualizado em 23/03]
Calças de ioga de cintura alta Gaiam, leggings de compressão de desempenho para treino — 15 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico
Leggings Knix HiTouch High Rise  19 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico
Lululemon Align High Rise Pant 32 partes por milhão (ppm) de flúor total. (Lululemon Align High Rise Short com bolsos de 8″ não foi detectado.) Decidimos colocar esta marca aqui porque detectamos flúor no primeiro par
Leggings LulaRoe 284 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico
Calças esportivas Old Navy 17 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico
Calças de ioga OYA Femtech Apparel 10 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico [atualizado em 23/03]
Leggings atléticas camufladas pretas Vuori Elevation Performance 23 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico
YogaliciousLux” Calça Capri de cintura alta com bolso lateral — 10 partes por milhão (ppm) de flúor orgânico

•Boas roupas esportivas: leggings de treino e de ioga — Estas são as melhores marcas de roupas esportivas. Nosso laboratório terceirizado certificado pela EPA não detectou flúor orgânico em ou acima do nível de detecção de 10 partes por milhão (ppm). Nós vinculamos algumas marcas para sua conveniência. Essas marcas são mais seguras, mas contêm alguns materiais que não são considerados ecológicos ou sustentáveis, como poliéster ou náilon, que são feitos de produtos petroquímicos.

Legging Wonderlink 90 Degrees by Reflex — Flúor total não detectávelLegging All In Motion (marca alvo) — Flúor total não detectável
Legging Alosoft Flow de cintura alta — Flúor total não detectávelLegging de treino Blanqi Power Sculpt — Flúor total não detectável
Calças atléticas CALIA by Carrie Underwood High Rise 7/8 Ankle — flúor total não detectávelLegging Power Hold de cintura alta da Fabletics — flúor total não detectado
Shorts de ciclista reciclado GapFit Teen — flúor total não detectávelLeggings esportivas Girlfriend Collective — Flúor orgânico não detectável [atualizado em 23/03]
Leggings macias de cintura alta LIVI com bolsos — flúor total não detectávelLL Bean Boundless Performance Capri — Flúor total não detectável
Leggings Lorna Jane Willpower Color Block Full-Length — Não detecta flúor totalLeggings atléticas Marika — flúor total não detectável
Calças justas 3/4 femininas para impressão Mizuno — flúor total não detectávelCalças justas de ioga Nike Luxe Ribbed High Rise 7/8 para mulheres — flúor total não detectável
Calças esportivas Nike Universa High Rise — Flúor total não detectável [atualizado em 24/08]No Bull Project W. Crop Leggings de cintura alta fosca — Flúor total não detectável
Reebok Retight Running Carrera Tights — Não detecta flúor totalLegging Spanx Look at Me Now Camo — Flúor total não detectável
Sweaty Betty Power Sculpt Pocket Workout 7/8 — Flúor total não detectávelLeggings Under Armour UA HeatGear Feminina — Flúor total não detectável
Legging YPB sculptLUX Ultra High Rise 7/8 Comprimento Sweatwicking Bolso Funcional — Flúor total não detectávelLegging Zella HW Live 7/8 — Flúor total não detectável
Zyia Active Black Light n Tight Hi-Rise Crop 17″ 6-8 — Flúor não detectável

•Melhores roupas esportivas: leggings de treino e de ioga — Estas são as melhores marcas de roupas esportivas. Essas linhas de roupas esportivas não só tinham níveis não detectáveis ​​de flúor por meio de nosso laboratório terceirizado certificado pela EPA, como também usavam tecidos de práticas agrícolas sustentáveis.

Por exemplo, eles usaram algodão orgânico GOTS ou utilizaram tecidos alternativos com o objetivo de reduzir as emissões de combustíveis fósseis. Entramos em contato com algumas marcas após os testes para obter descontos em suas compras para que você possa adicioná-las ao seu armário.

Mantimentos Vestuário Leggings — Não detecta flúor total

Leggings Blackout Orgânicas Maggie’s — Flúor total não detectável (DESCONTO: Ganhe 15% de desconto na compra usando “MAMAVATION” na finalização da compra!)

Legging elástica orgânica Mate The Label — flúor total não detectável (DESCONTO: Ganhe 15% de desconto em compras usando “MAMAVATION” na finalização da compra! Limite de 1 por cliente.)

Pact Organic Go-To Pocket Legging — Flúor total não detectável (DESCONTO: Ganhe 15% de desconto na sua primeira compra Pact Organic usando “MAMAVATION15” na finalização da compra! Desconto somente para novos clientes.)

Outros Projetos de Testes PFAS da Mamavation

A Mamavation tem trabalhado arduamente para descobrir onde encontrar PFAS “químicos eternos” dentro dos alimentos e produtos que compramos e levamos para dentro de nossas casas. É por isso que decidimos encomendar nossos próprios estudos de consumidores sobre indicações de PFAS em diferentes categorias de consumidores e compartilhar essas informações com você.

Se você está aqui para descobrir quais leggings de treino são livres de PFAS detectáveis, você também pode se interessar por nossos outros estudos semelhantes.

Lentes de contato gelatinosasMaquiagem beleza verdeFio dental
Papel higiênicoRoupa íntima menstrualTampões
Absorventes higiênicos, protetores diários e absorventes para incontinênciaEletrólitos em póEmbrulhos de manteiga
Massas e molhos de tomateManteigas de nozes (manteiga de amendoim, etc.)Óleos de cozinha (azeite de oliva, óleo de amêndoa, óleo de canola, etc.)
KetchupRoupas esportivas (calças de ioga)Sutiãs esportivos
Papel pergaminhoFormas para cupcakesCanudos sem plástico
Embalagem de fast foodProbióticos infantisMochilas infantis
Carrinhos de bebê

Também temos outras investigações que você pode gostar.

Melhores tapetes de iogaMelhores colchões orgânicosMelhores purificadores de ar
Melhores utensílios de cozinhaMelhores leites vegetaisMelhores filtros de água para filtragem PFAS
Melhor colágenoMelhores bebidas de reposição de eletrólitos, bebidas esportivas e água de cocoMelhores saunas infravermelhas

Fique por aqui porque no final deste mês lançaremos nossa investigação sobre sutiãs esportivos com testes semelhantes! Analisamos todas as roupas esportivas, incluindo o que você usaria por cima!

Sobre o autor

Leah Segedie é a presidente e fundadora da Mamavation.com . A Mamavation produz conteúdo premiado e estudos independentes de consumidores que examinam a intersecção de produtos químicos desreguladores endócrinos (EDCs) e produtos de uso diário trazidos para as famílias americanas. Ela é chamada por muitos de “a verdadeira FDA”.

Desde 2008, a Mamavation tem ajudado mães comuns a irem ao supermercado encomendando estudos de consumo sobre alimentos, bebidas, produtos de cuidados pessoais e outros produtos semelhantes, democratizando assim a ciência e os testes para todos.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2024