PFAS: Evidências de “químicos eternos/forever chemicals” presentes em sutiãs de uso diário

Foto de Pablo Heimplatz no Unsplash

https://www.ehn.org/PFAS-free-bras-2671091088.html

Editores EHN

05 de fevereiro de 2025

[NOTA DO WEBSITE: Vê-se que o uso do PFAS, abarca toda a gama de produtos de nosso uso diário, como consumidores. Daí o interesse da corporação 3M em se calar sobre os danos provocados pela molécula, mesmo em detrimento da saúde da sociedade, desde que tivessem todos os lucros inimagináveis que sua omissão gerou].

Testes encontram flúor — um indicador de PFAS — em marcas populares de sutiãs, incluindo Fruit of the Loom, Nuudii e Knix.

Sete dos 14 sutiãs testados apresentaram níveis detectáveis ​​de flúor, um indicador de PFAS tóxico , de acordo com um novo relatório da Mamavation.

Em 2022, a Mamavation, um blog e comunidade de bem-estar ambiental, testou sutiãs esportivos e encontrou evidências de substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas, ou PFAS, em sutiãs esportivos de marcas populares, incluindo Adidas, Champion e Nike.

Esta nova rodada de testes, conduzida em colaboração com a EHN.org, incluiu sutiãs de uso diário em uma variedade de tamanhos, materiais e níveis de suporte.

O teste foi conduzido por um laboratório certificado pela EPA e sinalizou qualquer roupa que tivesse mais de 10 partes por milhão (ppm) de flúor. Os níveis de flúor orgânico, que poderiam indicar a presença de PFAS, variaram de 16 ppm a 49 ppm nos sutiãs que tinham níveis detectáveis.

Embora os testes não provem que os PFAS estão nos sutiãs, o flúor é um forte indicador dos “químicos eternos/forever chemicals” — que têm sido associados a uma longa lista de problemas de saúde, incluindo câncer, defeitos congênitos e menor eficácia de vacinas.

Não está claro o que a exposição ao PFAS por meio de roupas significa para os humanos. No entanto, pesquisas laboratoriais anteriores do National Institute for Occupational Safety and Health descobriram que a exposição cutânea ao PFAS apresenta riscos de saúde semelhantes aos da ingestão de alguns desses produtos químicos por meio de alimentos ou água.

As marcas que apresentaram os maiores níveis detectáveis ​​de flúor nos testes da Mamavation incluem Fruit of the Loom, Nuudii e Woobilly.

Marcas que tinham sutiãs com níveis mais baixos de flúor incluíam Evelyn & Bobbie, Glamorise, Knix e Wacoal (nt.: mas sendo o PFAS, um disruptor endócrino, a dose é totalmente irrelevante já que cada molécula atua como um hormônio, ou seja, em doses infinitesimais).

As marcas sem níveis detectáveis ​​de flúor nos sutiãs testados pela Mamavation incluem Bali Intimates, Cottonique, HoneyLove, Leading Lady, Molke, Playtex e Shapermint.

Os resultados completos dos testes estão disponíveis no websiste da Mamavation .

O teste de sutiã é parte de um esforço contínuo da Mamavation e da EHN.org para identificar PFAS em produtos de consumo comuns, que anteriormente encontraram evidências de PFAS em calças de ginástica e ioga , papel higiênico, preservativos  e  maquiagem.

Acompanhe nosso projeto de teste PFAS com Mamavation na página inicial da série.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, fevereiro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *