PFAS: As águas subterrâneas globais estão contaminadas por químicos “para sempre” em níveis alarmantes, revela estudo

Concurso de Imagens Científicas SNSF/Swiss National Science Foundation. Flickr

https://www.ehn.org/global-groundwater-is-contaminated-by-forever-chemicals-at-alarming-levels-study-reveals-2667724701.html

Curadores da EHN

09 de abril de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Como nada disso é trancado! Iremos ficar todos atingidos pela ganância de meia dúzia de meritocratas que resolveram assumir se a humanidade deve ou não sobreviver a eles? Essa visão autocrata e ditatorial está se reproduzindo em muitos setores da atual sociedade e todos os seus efeitos são maléficos. A pergunta é: quem irá barrar essa tirania? Seremos nós cidadãos isolados e sem força política?].

Numa análise recente, os investigadores descobriram uma contaminação generalizada das águas subterrâneas com produtos químicos PFAS, levantando sérios problemas de saúde.

Sandee LaMotte reporta para a CNN.

Resumidamente:

  • Os produtos químicos PFAS, conhecidos pela sua persistência no ambiente, excedem os níveis seguros em 31% das amostras de águas subterrâneas globais, desafiando os padrões regulamentares.
  • A exposição ao PFAS está associada a vários problemas de saúde, incluindo câncer e perturbações hormonais, e estas substâncias estão presentes em 98% do sangue dos americanos.
  • O estudo enfatiza a onipresença do PFAS, encontrado desde o Ártico até o Monte Everest, e ressalta a necessidade de políticas e testes químicos mais rigorosos.

Citação chave:

“Esses são produtos químicos incrivelmente onipresentes em todo o mundo devido à sua liberação pelos fabricantes e à forma como se espalharam pelo solo, ar e água”.

— David Andrews, cientista sênior do EWG/Environmental Working Group – Grupo de Trabalho Ambiental

Por que isso é importante:

Esta análise sublinha a ameaça generalizada que os PFAS representam para a saúde global, penetrando até nas fontes de água mais remotas. O que são PFAS? Tudo o que você precisa saber sobre “químicos para sempre” e como evitá-los.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, abril de 2024.