Parece que nada escapa dos ‘forever chemicals’ !

https://www.ehn.org/PFAS-summary-2657611806/here-are-some-important-takeaways-about-testing-and-contamination

Equipe EHN

07 de julho de 2022

Uma investigação em várias partes descobriu que a contaminação por PFAS é onipresente em produtos de consumo. Aqui está o que você pode fazer sobre isso.

A EHN.org, em parceria com o site Mamavation.com, passou a maior parte de 2022 encontrando PFAS em dezenas de produtos de uso diário. Nossas descobertas sugerem que esses produtos químicos problemáticos estão em nossas prateleiras, em nossos corpos, e são quase impossíveis de evitar.

Surpreendentemente, muitas marcas que promovem credenciais limpas e verdes – como Lululemon, Burt’s Bees, Trader Joe’s – estão contaminadas com PFAS, de acordo com nossa investigação. Os PFAS – uma família de aditivos plásticos que contribuem para o câncer, danos ao sistema reprodutivo e imunológico, colesterol elevado e outros problemas de saúde – permanecem amplamente não regulamentados, deixando os consumidores à própria sorte.

A colaboração entre a EHN.org e a comunidade de bem-estar Mamavation procurou o flúor, um indicador de PFAS, abreviação de substâncias per e polifluoroalquil. Encontramos contaminação em roupas, alimentos e produtos de maquiagem de marcas populares como Lululemon, Old Navy, Burt’s Bees, Whole Foods e Trader Joe’s.

Não está totalmente claro o que essa exposição – especialmente de roupas – significa para nossa saúde. Mas especialistas dizem que contribui para nossa carga geral de PFAS.

O problema parece esmagador, mas você pode agir. Compartilhe nossa série com pessoas no poder que moldam a política, conheça as marcas e produtos com os mais altos níveis e assine nosso boletim diário, onde o manteremos informado de todo o movimento sobre poluição e regulamentação de PFAS.

Você pode ver toda a série investigativa aqui.

Alguns destaques

  • Evidência de PFAS em 15 dos 23 sutiãs esportivos populares e em oito das 32 calças e leggings de treino – com níveis de flúor tão altos quanto 284 partes por milhão (LulaRoe Leggings).
  • Evidência de PFAS em 54 de 83 batons, rímel e outros produtos de beleza testados – com níveis de flúor de até 865 ppm (Clove & Hallow Lip Velvet Liquid Lipstick).
  • Evidência de PFAS em óleos de cozinha de canola e molhos para massas.

“Toda mulher que está se exercitando nos Estados Unidos, vale lhe perguntar: ‘Você sabe sobre qualquer produto químico em sua roupa esportiva que esteja ligado a problemas de metabolismo, ganho de peso e problemas de vacina?” Não deve ter ideia. Disse Leah Segedie, fundadora do blog de eco-bem-estar e segurança do consumidor Mamavation, que encomendou os testes, à EHN.

Testar para PFAS é complicado – para cientistas, indústria e organizações sem fins lucrativos como nós.

Aqui estão algumas dicas importantes sobre testes e contaminação

As embalagens para viagem/delivey são uma fonte comum de PFAS. Crédito: Rosalind Chang/Unsplash

  • O teste de PFAS – uma família de 8.000 a 9.000 compostos individuais – é caro, difícil e imperfeito. Usamos um laboratório credenciado e, ao testar alguns produtos mais de uma vez, encontramos níveis diferentes para cada teste. Não há teste padronizado para verificar produtos para PFAS.
  • Muitas empresas – especialmente marcas de beleza limpa – expressaram o desejo de testes padronizados e acessíveis.
  • Alguns produtos, como roupas esportivas para atividades ao ar livre, podem ter PFAS adicionado intencionalmente para resistência à água ou manchas. No entanto, encontramos evidências de que esses “produtos químicos para sempre/forever chemicals” podem contaminar involuntariamente os bens de consumo de várias maneiras – incluindo a fabricação de lubrificantes e revestimentos, matérias-primas mal identificadas e até embalagens plásticas.

O PFAS é tão difundido na sociedade que muitos fabricantes não conseguem – ou simplesmente não conseguem – obter informações precisas sobre o que está em seus produtos.

“Muitas vezes, esses fornecedores não sabem as respostas para as perguntas que você está fazendo, embora devessem ser especialistas, ou não querem procurar as respostas porque não querem lhe dizer o que é”, disse Lindsay Dahl, vice-presidente sênior da marca de cosméticos limpos Beautycounter, à EHN. “Ou eles simplesmente mandam um pedaço de papel que diz o que você quiser.”

Os PFAS não são amplamente regulamentados nos EUA e a maior parte da atenção permanece nos produtos químicos em nossa água potável, que os especialistas suspeitam ser a principal via de exposição. Existem cerca de 40.000 locais nos EUA que são fontes potenciais de PFAS, e dados estaduais e federais mostram que cerca de 200 milhões de americanos podem ter água contaminada com PFAS.

Proibições e movimento legislativo

  • As ações judiciais visam empresas com PFAS em seus produtos, especialmente em cosméticos. Toxin Free USA processou CoverGirl; A Burt’s Bees enfrenta uma ação coletiva movida em fevereiro com base no teste Mamavation.
  • As certificações de terceiros dão aos consumidores mais conhecimento. Embora seja um passo na direção certa, os pesquisadores alertam que eles permanecem imperfeitos, com alguns permitindo muitos tóxicos em notas “aprovadas”.
  • Em abril, a Starbucks anunciou que eliminaria o PFAS de todas as embalagens dos EUA até o final de 2022. Burger King, Tim Hortons, Taco Bell e McDonald’s anunciaram proibições semelhantes.
  • Também em abril, o estado de Washington aprovou um projeto de lei para eliminar gradualmente o PFAS em produtos de consumo selecionados até 2025. Maine proibiu a venda de PFAS em todos os produtos, incluindo cosméticos, exceto quando seu uso era “atualmente inevitável”, a partir de 2030. Califórnia e Maryland proibiram a venda de cosméticos com alguns PFAS a partir de 2025.
  • A EPA no mês passado adicionou cinco produtos químicos PFAS ao seu programa de triagem e avaliação de risco.
  • Um Comitê da Câmara aprovou recentemente o Federal PFAS Research Evaluation Act , que orienta as agências federais a pesquisarem e avançarem em nossa compreensão sobre o PFAS.
  • Há um projeto de lei federal em andamento – “Nenhum PFAS na Lei de Cosméticos”, apresentado pela senadora Susan Collins, R-ME no Senado e pela deputada Debbie Dingell, D-MI, na Câmara.

Dadas nossas descobertas e o ritmo glacial da ação federal quando se trata de produtos químicos tóxicos, tudo isso pode parecer esmagador.

Mas há coisas que você pode fazer

  • Aprenda o essencial sobre PFAS com nosso guia completo.
  • Pressione os fabricantes compartilhando esta investigação e pedindo evidências de que os produtos que você está comprando são livres de PFAS.
  • Inscreva-se no Above the Fold, nosso boletim informativo diário gratuito que fornece aos assinantes as notícias “necessárias” todas as manhãs sobre PFAS e outras ameaças ambientais contínuas.
  • Visite Mamavation e vá para Product Investigations para obter sugestões sobre alimentos, roupas e maquiagem que parecem livres de PFAS.

Siga nosso projeto de teste PFAS com Mamavation na página de destino da série .

Quer saber mais sobre o PFAS? Confira nosso guia completo.

Tem algo que você quer testado para PFAS? Informe-nos e escreva-nos para [email protected].

ASSISTA: PFAS “produtos químicos para sempre” em nossas prateleiras e em nossos corpos

Este material está sem legendas e é falado em inglês. E aí? Clica no retângulo que vai ficar sublinhado de vermelho. As legendas em inglês aparecerão, mas não sabendo nem entendendo este idioma, é fácil passar para legendas em português. Clica na pequena engrenagem ao lado do retângulo e vai aparecer legendas em inglês. Clica sobre esta informação e vai surgir uma listagem de miríades e idiomas, mas vai atrás de português e então clica sobre ele. Imediatamente virão as legendas em português! Como deves ter perdido algo, volta o cursor para o início. Se voltar o inglês, faz tudo de novo…

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, agosto de 2022.