PANCs, Porto Alegre, agricultoras/es do MST

Este vídeo é parte de um projeto elaborado pela nutricionista Irany Arteche para assentados do MST/RS e promovido pela Superintendência da CONAB/PNUD, com oficinas ministradas pelo botânico Valdely Kynupp sobre plantas com grande potencial alimentício e de comercialização, mas que costumam ser negligenciadas.

Somos xenófilos, o brasileiro não come a biodiversidade que tem, adverte Valdely. O objetivo do registro é colaborar na divulgação desta experiência para outros assentamentos de reforma agrária e organizações de agricultores familiares nas diferentes regiões do Brasil. Servirá como material pedagógico para cursos que tratem de alternativas para agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, diversificação agrícola, processamento de novos produtos e alimentos.

A reedição dessa ‘aula’ prática do Valdely Knupp, na região de Porto Alegre/RS, está fracionada em duas partes o que facilita aos que querem assistir a belíssima ‘descoberta’ feita por ele, sobre as plantas alimentícias ainda não convencionais. Temos que reconhecer que foram destruídos definitivamente os axiomas icônicos da industrialização da agricultura, mais conhecida no mundo como ‘agribusiness/agronegócio/agronecrócio’, sobre a ‘fome no mundo’ e a estúpida utilização de venenos terríveis, conhecidos como agrotóxicos herbicidas. O mundo enfim está liberto tanto da fome como dos agrotóxicos de quaisquer formas e/ou origens.