Print Friendly, PDF & Email
Moda

A moda rápida está sob ataque novamente, desta vez por produtos químicos tóxicos, desde chumbo usado em zíperes e como pigmento barato até ftalatos que podem causar problemas cardíacos. Foto: Shutterstock

https://www.scmp.com/lifestyle/fashion-beauty/article/3190927/toxic-chemicals-our-clothes-lead-chromium-pfas-phthalates

Business Insider

02 de setembro de 2022

E o que causam a nós, nossos filhos e os trabalhadores que os fabricam?

  • A empresa de fast fashion Shein foi acusada de usar produtos químicos em roupas que estão ligados a problemas de saúde em seus usuários. Lululemon e Old Navy fazem o mesmo;
  • Chumbo, cromo, ftalatos, PFAS e retardadores de chama bromados são amplamente utilizados pelos fabricantes de roupas. Aqui está o que eles fazem ao seu corpo e sistema imunológico.

A empresa chinesa de moda rápida Shein respondeu às alegações de que suas roupas contêm produtos químicos tóxicos, insistindo que está comprometida com a “segurança do produto”.

“Testamos produtos regularmente e agimos quando a não conformidade é encontrada, incluindo a demissão de fornecedores”, disse a marca de fast fashion em resposta a um tweet.

Uma investigação de 2021 sobre Shein pela Canadian Broadcasting Corporation/CBC encontrou níveis elevados de chumbo, ftalatos e substâncias polifluoroalquil (PFAS) – produtos químicos ligados a problemas de saúde – em roupas para crianças e adultos, incluindo mulheres grávidas.

Especialistas disseram que Shein não é um caso único. Roupas de muitas grandes marcas de roupas, como Lululemon, Old Navy e REI, contêm produtos químicos tóxicos.

Uma investigação de 2021 sobre Shein encontrou níveis elevados de chumbo, ftalatos e substâncias polifluoroalquil (PFAS) em suas roupas.  Foto: Jade Gao/AFP

Uma investigação de 2021 sobre Shein encontrou níveis elevados de chumbo, ftalatos e substâncias polifluoroalquil (PFAS) em suas roupas. Foto: Jade Gao/AFP

Embora esses produtos químicos sejam usados ​​em níveis baixos, a exposição a substâncias tóxicas ao longo do tempo pode aumentar o risco de uma pessoa ter problemas de saúde graves, como asma e danos nos rins.

“Não é apenas que as pessoas são expostas a um em um dia normal”, disse Alexandra McNair Quinn, consultora de química e fundadora da Fashion FWD, uma organização sem fins lucrativos que educa consumidores sobre produtos químicos tóxicos em roupas. “É o acúmulo de todas essas exposições em um dia normal que pode ser prejudicial.”

Por que os produtos químicos são tão difundidos na moda

O uso de produtos químicos como PFAS e chumbo é “bastante comum” na indústria da moda, de acordo com Marty Mulvihill, sócio geral da Safer Made, um fundo de capital de risco que investe em empresas que reduzem a exposição a produtos químicos nocivos.

Calças de ioga e leggings de ginástica vendidas pela Lululemon e Old Navy continham PFAS, de acordo com testes feitos pelo blog ativista de saúde do consumidor Mamavation. As marcas de vestuário ao ar livre Columbia, REI e LL Bean receberam uma nota D ou F para PFAS pela Fashion FWD.

Uma amostra de roupas de 2012 de varejistas populares detectou ftalatos em 31 peças, e chumbo foi encontrado em babadores de bebês vendidos no Walmart e na Babies R Us.

Quinn disse que os fabricantes adicionam esses produtos químicos para torná-los à prova d'água ou resistentes a manchas e para suavizar a tinta nas serigrafias. Às vezes, o chumbo é encontrado em pigmentos e tintas de baixo custo, bem como em zíperes, e o cromo pode tornar o couro mais flexível.

Os trabalhadores das fábricas de vestuário estão expostos a produtos químicos perigosos, e os efeitos podem aumentar com o tempo.  Foto: Jade Gao/AFP

Os trabalhadores das fábricas de vestuário estão expostos a produtos químicos perigosos, e os efeitos podem aumentar com o tempo. Foto: Jade Gao/AFP

A exposição a produtos químicos tóxicos aumenta com o tempo

Trabalhadores em fábricas de roupas podem sofrer de doenças respiratórias e de pele após a exposição a produtos químicos tóxicos.

A exposição ao chumbo e aos ftalatos pode prejudicar diretamente as pessoas que fabricam roupas, disse Scott Echols, diretor sênior da Fundação ZDHC, que trabalha com empresas para limitar sua pegada química.

A empresa de análise de moda sustentável Common Objective estima que 27 milhões de pessoas que trabalham em cadeias de suprimentos de moda em todo o mundo podem sofrer de doenças ou doenças relacionadas ao trabalho, incluindo problemas de pele e respiratórios.

A empresa de fast fashion Shein repetiu seu compromisso com a segurança do produto.  Foto: Justin Chin/Bloomberg

A empresa de fast fashion Shein repetiu seu compromisso com a segurança do produto. Foto: Justin Chin/Bloomberg

Quanto às pessoas que compram e vestem as roupas, as crianças – que colocam roupas na boca – podem enfrentar um risco maior dos produtos químicos tóxicos. Os produtos químicos também podem entrar no corpo através da pele.

Além disso, a exposição a produtos químicos tóxicos aumenta com o tempo, disse Quinn. Esses produtos químicos não estão apenas em roupas, eles existem em nossos alimentos, água, maquiagem e produtos de higiene pessoal.

“Os PFAS não simplesmente desaparecem, eles permanecem por muito, muito tempo e são muito prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana”, disse Quinn. “O governo precisa desenvolver uma abordagem preventiva em que os produtos não sejam colocados no mercado até que sejam comprovados como seguros.”

Produtos químicos em roupas

Os produtos químicos tóxicos usados ​​para fazer roupas incluem:

  • Cromo: Usado em produtos de couro que podem enfraquecer o sistema imunológico e levar a danos no fígado e nos rins.
  • Ftalatos: Usados ​​para suavizar a tinta em serigrafias. Eles têm sido associados a mortes precoces em adultos americanos, especialmente devido a doenças cardíacas, e podem perturbar os hormônios do corpo.
  • Retardadores de chama bromados: Às vezes encontrados em pijamas infantis para protegê-los do fogo. Esses produtos químicos, proibidos na Europa, podem alterar as funções da tireoide e alterar a maneira como o corpo processa gorduras e carboidratos. Os pesquisadores estão estudando se existe uma ligação entre a exposição ao retardador de chama e o TDAH.
  • PFAS: Também conhecidos como “produtos químicos para sempre/forever chemicals”, são um grupo de produtos químicos criados em laboratório que não se decompõem no meio ambiente e estão ligados a uma série de condições de saúde como danos no fígado, asma e doença renal crônica. A substância é resistente à água e pode ser encontrada em equipamentos à prova d'água ou resistentes a manchas.
  • Chumbo: Um pigmento de baixo custo às vezes usado como metal barato para zíperes. A exposição significativa ao chumbo na infância pode levar a problemas de desenvolvimento a longo prazo.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2022.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.