Os Perfumes e seus segredos

Os Perfumes e seus segredos. O desvelar dos ingredientes que estão por trás dos perfumes.

–  Esta publicação é para conhecimento e um estímulo à ação

 

Tell Scott Pruitt: Show Us Your Emails!

 

Cara Leitora e Caro Leitor:

Compartilho abaixo, a mensagem que a ONG, mais ativa dos EUA nas questões que envolvem saúde pública, mandou para seus leitores.

Esta organização, EWG/Environmental Working Group, nos lembra das substâncias químicas que as grandes empresas, de todas as ordens, espalham negligentemente, por todo o Planeta.

Neste momento, faço a pergunta que está implícita na mensagem:

Alguma vez já pesquisaste os ingredientes listados nas embalagens dos produtos de cuidado pessoal que pegas na prateleira dos supermercados ou farmácias?

Abaixo temos algumas dicas que nos levam a valor perguntas como estas, para recuperarmos nossa cidadania de que nós é que somos responsáveis tanto por nós mesmos como por todos os que virão depois…..

Dear Luiz ,

Muitos mais do que se imagina, há por trás da expressão “fragrância” listada nos produtos de cuidado pessoal e que se lê como um dos ingredientes em toda loção, xampu …. até o sabonete. No entanto, “fragrância” não significa um único ingrediente químico. 

Mas isso é uma verdadeira caixa preta que pode encobrir quaisquer quantidades de mais de 3.000 diferentes ingredientes químicos que são ‘segredo industrial’, incluindo alguns que são disruptores endócrinos e a sérias alergias.

Por décadas, regulamentações federais (nt.: o texto está se referindo aos EUA, imagine-se no Brasil!) permitiram que os fabricantes usassem a expressão “fragrance” (nt.: fragrância ou perfume em português) escondendo a identidade de múltiplos químicos potencialmente perigosos. Mas isso pode estar prestes a mudar. 

Unilever, a transnacional multibilionária companhia por trás de marcas populares como Dove, Lever 2000 e NEXXUS, anunciou um plano para fornecer mais detalhes sobre o que é o ‘ingrediente fragrância’ em todos os seus produtos (nt.: ressalta-se que isso ocorre por movimentação da população informada norte americana associada com ONGs como a EWG). 

Este é um IMENSO passo em direção à uma grande oportunidade para encorajar outras empresas da área a seguirem este exemplo.

Clique aqui para assinar a petição da EWG exigindo que todas as companhias que produzam produtos de cuidado pessoal sigam a liderança da Unilever para desvelarem os ingredientes que são tidos como ‘perfume’ para os consumidores!

Como consumidores, temos o direito  to hold corporations accountable and demand a informação que precisamos para nos protegermos e a nossas famílias de substâncias químicas prejudiciais.

Uma pesquisa de 2010 da EWG detectou que em média, produtos listados no componente “fragrância”, estavam incluídos 14 ingredientes químicos secretos não informados nos rótulos e embalagens. Os químicos secretos identificados na pesquisa incluíam o dietil ftalato, um notório disruptor endócrino, com também 24 diferentes químicos sensibilizantes que podem causar reações alérgicas.

Os norte americanos têm o direito de saber o que está dentro de seus produtos de cuidado pessoal e também de protegerem suas famílias de ingredientes potencialmente danosos. Se estiveres de acordo, necessitamos sua voz junto à nossa.

Aja hoje mesmo: Contata a Avon, a Mary Kay e as outras companhias de cosmético para que descortinem os ingredientes que embutiram no seu componente ‘fragrância’ AGORA!

Thanks for speaking up, Luiz.

– EWG Action Alert