Castanha Wai Wai

A castanha que sustenta o povo Wai Wai.

Com a força da castanha, o povo Wai Wai cuida da floresta e do nosso futuro! Através da coleta deste alimento típico eles protegem a floresta e produzem uma economia que gera renda para as comunidades nas Terras Indígenas Wai Wai e Trombetas Mapuera, no sul de Roraima.

No período chuvoso, as famílias Wai Wai se reúnem e passam semanas na mata coletando castanha. Além de ser fonte de alimento, a castanha, junto com a farinha, passou a ser a principal fonte de renda. Entre 2011 e 2022, o povo Wai Wai coletou e comercializou mais de 1,3 mil toneladas de castanha, segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Socioambiental (ISA). 

Através do fortalecimento das associações indígenas Wai Wai, junto com o apoio de infraestrutura e logística oferecido pelo ISA, a tendência é que mais parcerias sejam tecidas para impulsionar o manejo tradicional da castanha e a comercialização justa do produto. A comercialização está movimentando uma economia do cuidado com as florestas que beneficia diretamente a economia local e nacional.

Titko: a jornada épica da castanha do povo Wai Wai

Essa atividade realizada em família e que respeita a tradição Wai Wai, também promove a proteção e gestão territorial por meio de galpões para o armazenamento da castanha, construídos em regiões costumeiramente invadidas por não-indígenas, localizadas, em sua maioria, nos limites dos territórios, perto de vicinais.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.