Pfas Sources

Fontes de PFAS, presentes em produtos de uso cotidiano.

https://www.epa.gov/pfas/our-current-understanding-human-health-and-environmental-risks-pfas

[NOTA DO WEBSITE: importantíssimo material porque é produzido pela ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY/EPA dos EUA, agência que trata de temas ambientais e suas interações com a saúde de todos os seres planetários, entre eles os humanos. Fundamental se saber que essas moléculas são consideras ‘chemicals forever’, ou seja, químicos para sempre. Não se sabe o tempo que elas irão se desintegrar. Para alguns, deverá ser mil anos! Conforme informações sobre elas, sabemos pelo documentários franco-alemão da rede de tevê, ARTE, ‘Demain, tous crétins?”, que alteram a tiroxina materna e nos primeiros dias do desenvolvimento embrionário, acaba lesando, para sempre, o cérebro dos fetos que ainda nem nasceram! Será que sua produção e presença no planeta, não é um crime corporativo? Cada um avalie.]

outubro de 2021

Substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) são um grupo de produtos químicos manufaturados

PFAS é um grupo de produtos químicos manufaturados que têm sido usados ​​na indústria e em produtos de consumo desde a década de 1940 devido às suas propriedades úteis. Existem milhares de diferentes PFAS, alguns dos quais foram mais amplamente usados ​​e estudados do que outros.

O ácido perfluorooctanóico (PFOA) e o sulfonato perfluorooctano (PFOS), por exemplo, são dois dos produtos químicos mais amplamente usados ​​e estudados no grupo PFAS. O PFOA e o PFAS foram substituídos nos Estados Unidos por outros PFAS nos últimos anos.

Uma característica comum de preocupação do PFAS é que muitos se deterioram muito lentamente e podem se acumular nas pessoas, animais e no meio ambiente ao longo do tempo.

O PFAS pode ser encontrado em muitos lugares

O PFAS pode estar presente em nossa água, solo, ar e alimentos, bem como em materiais encontrados em nossas casas ou locais de trabalho, incluindo:

  • Água potável – em sistemas públicos de água potável e em poços de água potável privados.
  • Solo e água em ou perto de locais de resíduos – em aterros, locais de disposição e locais de resíduos perigosos, como aqueles que se enquadram nos programas federais de Superfund e Resource Conservation and Recovery Act.
  • Espuma extintora de incêndio – em espumas aquosas formadoras de filme (ou AFFFs) usadas para extinguir incêndios de base líquida inflamável. Essas espumas são usadas em eventos de treinamento e resposta a emergências em aeroportos, estaleiros, bases militares, instalações de treinamento de combate a incêndios, fábricas de produtos químicos e refinarias.
  • Instalações de manufatura ou produção de produtos químicos que produzem ou usam PFAS – por exemplo, em cromagem, eletrônicos e certos fabricantes de têxteis e papel.
  • Alimentos – por exemplo, em peixes capturados em água contaminada por PFAS e produtos lácteos de animais expostos a PFAS.
  • Embalagem de alimentos – por exemplo, em papel resistente a gordura, recipientes/embalagens de fast food, sacos de pipoca para micro-ondas, caixas de pizza e embalagens de doces.
  • Produtos domésticos e poeira – por exemplo, em manchas e repelente de água usados ​​em tapetes, estofados, roupas e outros tecidos; limpador de produtos; panelas antiaderentes; tintas, vernizes e selantes.
  • Produtos de higiene pessoal – por exemplo, em determinados xampus, fio dental e cosméticos.
  • Biossólidos – por exemplo, fertilizantes de estações de tratamento de águas residuais que são usados ​​em terras agrícolas podem afetar as águas subterrâneas e superficiais e os animais que pastam na terra.

As pessoas podem ser expostas ao PFAS de várias maneiras

Devido à sua ampla produção e uso, bem como à sua capacidade de se mover e persistir no ambiente, pesquisas conduzidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostram que a maioria das pessoas nos Estados Unidos foi exposta a algum PFAS. A maioria das exposições conhecidas são relativamente baixas, mas algumas podem ser altas, especialmente quando as pessoas são expostas a uma fonte concentrada por longos períodos de tempo. Alguns produtos químicos PFAS podem se acumular no corpo com o tempo.

A pesquisa atual mostrou que as pessoas podem ser expostas a PFAS por:

  • Trabalhar em ocupações como combate a incêndios ou fabricação e processamento de produtos químicos.
  • Água potável contaminada com PFAS.
  • Comer certos alimentos que podem conter PFAS, incluindo peixes.
  • Engolir solo ou poeira contaminados.
  • Respirar o ar contendo PFAS.
  • Usando produtos feitos com PFAS ou que são embalados em materiais que contenham PFAS.

A exposição ao PFAS pode ser prejudicial à saúde humana

A pesquisa científica atual sugere que a exposição a altos níveis de certos PFAS pode levar a resultados adversos para a saúde. No entanto, a pesquisa ainda está em andamento para determinar como diferentes níveis de exposição a diferentes PFAS podem levar a uma variedade de efeitos na saúde. A pesquisa também está em andamento para compreender melhor os efeitos na saúde associados aos baixos níveis de exposição a PFAS por longos períodos de tempo, especialmente em crianças (nt.: aqui está a grande realidade que ainda não se leva em conta. A consideradadose fisiológica. É diferente dadose toxicológicaporque aqui tem um efeito tóxico e pode estar associado à quantidade, à dose do produto. No entanto, na chamadadose fisiológica‘, é a presença da molécula que causa o dano. E isso porque são disruptores endócrinos, ou seja, agem como hormônios e os hormônios atuam em dose mínimas, infinitesimais.)

O que sabemos sobre os efeitos na saúde

Estudos científicos revisados ​​por pares atuais mostraram que a exposição a certos níveis de PFAS pode levar a:

  • Efeitos reprodutivos, como diminuição da fertilidade ou aumento da pressão alta em mulheres grávidas.
  • Efeitos ou atrasos no desenvolvimento em crianças, incluindo baixo peso ao nascer, puberdade acelerada, variações ósseas ou mudanças comportamentais.
  • Aumento do risco de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, rim e testículo.
  • Capacidade reduzida do sistema imunológico do corpo para combater infecções, incluindo resposta reduzida à vacina.
  • Interferência com os hormônios naturais do corpo (nt.: aqui está a afirmativa que, como disruptor endócrino, interfere no sistema endócrino).
  • Níveis de colesterol aumentados e / ou risco de obesidade.

Efeitos adicionais na saúde são difíceis de determinar

Cientistas da EPA, de outras agências federais e da academia e da indústria continuam conduzindo e revisando o crescente corpo de pesquisas sobre o PFAS. No entanto, os efeitos para a saúde associados à exposição a PFAS são difíceis de especificar por muitos motivos, tais como:

  • Existem milhares de PFAS com efeitos e níveis de toxicidade potencialmente variáveis, mas a maioria dos estudos concentra-se em um número limitado de compostos PFAS mais conhecidos.
  • As pessoas podem ser expostas ao PFAS de diferentes maneiras e em diferentes fases de suas vidas.
  • Os tipos e usos de PFAS mudam com o tempo, o que torna difícil rastrear e avaliar como a exposição a esses produtos químicos ocorre e como eles afetarão a saúde humana. 

Certos adultos e crianças podem ter maior exposição ao PFAS

Adultos

Algumas pessoas têm maior exposição ao PFAS do que outras por causa de suas ocupações ou de onde moram. Por exemplo:

  • Os trabalhadores industriais que estão envolvidos na fabricação ou processamento de PFAS ou materiais contendo PFAS, ou pessoas que vivem ou recriam perto de instalações de produção de PFAS, podem ter maior exposição a PFAS.
  • Mulheres grávidas e lactantes tendem a beber mais água por quilo de peso corporal do que a média das pessoas e, como resultado, podem ter maior exposição ao PFAS em comparação com outras pessoas se ela estiver presente na água que bebem.

Crianças

Como as crianças ainda estão em desenvolvimento, elas podem ser mais sensíveis aos efeitos nocivos de produtos químicos como o PFAS. Eles também podem ser expostos mais do que os adultos porque:

  • As crianças bebem mais água, comem mais alimentos e respiram mais ar por quilo de peso corporal do que os adultos, o que pode aumentar sua exposição ao PFAS.
  • Crianças pequenas engatinham no chão e colocam coisas na boca, o que aumenta o risco de exposição a PFAS em tapetes, poeira doméstica, brinquedos e produtos de limpeza.

O leite materno de mães com PFAS no sangue e fórmulas preparadas com água contendo PFAS podem expor os bebês ao PFAS, e também pode ser possível que as crianças sejam expostas no útero durante a gravidez. Os cientistas continuam fazendo pesquisas nesta área. Com base na ciência atual, os benefícios da amamentação parecem superar os riscos para crianças expostas a PFAS no leite materno. Para pesar os riscos e benefícios da amamentação, as mães devem entrar em contato com seus médicos.

Onde obter as informações mais recentes sobre o PFAS

Comunicados de notícias da EPA sobre PFAS

Inscreva-se para receber comunicados à imprensa e alertas da EPA sobre tópicos relacionados ao PFAS.

Recursos do Governo Federal

Recursos do Governo Estadual

Informações sobre como fornecer contribuições sobre as ações propostas pelo governo

As agências federais são obrigadas a fornecer uma oportunidade para comentários públicos ao propor um novo regulamento e devem considerar os comentários ao revisar a proposta e emitir uma regra final. Ao cumprir nossa missão de proteger a saúde humana e o meio ambiente, a EPA desenvolve regulamentações para prevenir ou limpar produtos químicos perigosos liberados no ar, na terra e na água, alguns dos quais relacionados ao PFAS. 

Comentar sobre uma proposta de regulamento é uma oportunidade importante para fazer sua voz ser ouvida. É uma maneira de você fornecer aos tomadores de decisão informações importantes sobre qualquer ou todos os aspectos da ação proposta, incluindo:

  • Apontando questões-chave no regulamento proposto com as quais você ou sua comunidade estão preocupados,
  • Oferecendo dados adicionais e evidências científicas que podem não ter sido considerados,
  • Identificar erros factuais e
  • Propor soluções alternativas.  

Os regulamentos da EPA sempre serão anunciados no Federal Register e podem ser encontrados nos seguintes sites do governo: https://www.federalregister.gov/ e https://www.regulations.gov/ .

Para algumas regras, a EPA realiza uma audiência pública onde você pode fornecer comentários pessoalmente ou remotamente. A agência sempre aceita comentários por escrito. Todos os comentários – pessoalmente ou por escrito – recebem o mesmo nível de consideração. Abaixo estão recursos adicionais para ajudá-lo a comentar sobre os regulamentos propostos pela EPA relacionados ao PFAS.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2021.