No Top 10, Brasil possui quatro áreas protegidas listadas como “insubstituíveis”.

Print Friendly, PDF & Email

Quatro dos 10 locais de área protegida mais insubstituíveis do Planeta estão situados em terras brasileiras. O ranking, divulgado na revista Science, analisou 78 lugares, que abrangem 137 áreas protegidas em 34 países.

 

http://envolverde.com.br/noticias/top-10-brasil-possui-quatro-areas-protegidas-listadas-como-insubstituiveis/

por Redação do EcoD

ValedoJavari 300x200 No Top 10, Brasil possui quatro áreas protegidas listadas como  insubstituíveis

O líder mundial da lista é o Parque Nacional Kakadu (Austrália), mas o aparece no ranking com Alto Rio Negro (6º lugar), Serra do Mar (7º), Serra da Mantiqueira (8º) e o Vale do Javari (9º). A maioria das áreas citadas no estudo está em regiões de floresta tropical, montanhas e ilhas.

A coleta e análise de dados foram feitas por especialistas da IUCN, do Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva (CEFE) na França, do Centro Mundial de Monitoramento (UNEP-WCMC), e da BirdLife International.

Conheça um pouco de cada região:

Alto Rio Negro: É localizado na região noroeste do Amazonas, fazendo divisa com a Colômbia e com parte da Venezuela. O local possui alta . Somente de peixes, já foram registradas 450 espécies no rio Negro. A região é território de 23 povos indígenas pertencentes às famílias linguísticas Tukano Oriental, Japurá-Uuapés, Aruak, Tupi e Yanomami, que perfazem 95% da população do município de São Gabriel da Cachoeira (112 mil habitantes), principal do Alto Rio Negro. Isso faz dela a região com a maior diversidade linguística do Brasil e do continente americano.

Serra do Mar: É uma cadeia montanhosa que se estende por cerca de 1.500 quilômetros ao longo do litoral do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina. O valor geológico, a riqueza de sua fauna e flora, levaram a Serra do Mar a ser tombada pelo Condephaat incluído no Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

Serra da Mantiqueira: É formada por uma cadeia de montanhas que começa perto de Bragança Paulista, passa por Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e se expande pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os picos elevados tornaram a região popular para prática de alpinismo, mas a Serra da Mantiqueira também atrai os turistas pelas temperaturas amenas. Entre os animais característicos da região estão o lobo-guará, a onça parda, jaguatirica e o bugio, uma espécie de primata.

Vale do Javari: Localizado entre na região do Alto Solimões, no sudoeste do Amazonas, próximo à fronteira com o Peru. No local está situada a Terra Indígena Vale do Javari, segundo maior território indígena do país, com 8,5 milhões de hectares. Na região vivem cerca de 4,9 mil pessoas das etnias Matis, Marubo, Mayoruna/Matses, Kulina, Korubo, Kanamari, Tsohom-Djapa, considerados o maior contingente de povos que vivem em isolamento voluntário da América do Sul.

* Publicado originalmente no site EcoD.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.