Menos carne bovina, mais sobras: 21 resoluções de sustentabilidade alimentar para 2024

Print Friendly, PDF & Email
Carne Crise Climática

A carne bovina tem um impacto climático muito maior do que qualquer outro comumente consumido.

https://www.theguardian.com/environment/2024/jan/02/how-to-reduce-food-waste-sustainability-resolution

Whitney Bauck

02 de janeiro de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Mesmo que algumas das alterantivas propostas possam parecer longe do nosso dia a dia de brasileiros, sempre se saber o que outros grupos pensam e reconhecem como ações pertinentes para a saúde global, é importantíssimo].

1 Coma menos carne

Ninguém quer que lhe diga o que comer quando ela nos liga à cultura, ao patrimônio, à família e à identidade. Mas os números são difíceis de ignorar: a carne bovina tem um impacto climático muito maior do que qualquer outro alimento comumente consumido. Se você não está pronto para abandonar totalmente os hambúrgueres ou um assado, comece aos poucos, trocando uma porção de carne bovina por semana por uma porção de frango – você economizará 0,71 toneladas de CO 2 por ano por pessoa.

2 Votar, especialmente nas eleições locais

As mudanças individuais no consumo não serão suficientes para consertar o nosso sistema alimentar falido – será necessária uma política para o fazer. Quer você esteja mais preocupado com o de alimentos, com os subsídios para as grandes empresas agrícolas ou com a proteção dos trabalhadores agrícolas, você desejará representantes que lutem pelos seus interesses quando chegar a hora de moldar a política.

3 Mude seu fogão de gás para elétrico

Os fogões a gás são terríveis para a saúde humana e vazam gases que aquecem o planeta, mesmo quando não estão em uso. Trocá-los não é possível para todos e pode ser particularmente complicado para os locatários, mas independentemente da sua situação de moradia, vale a pena usar a calculadora IRA da Rewiring America para ver que tipos de descontos podem estar disponíveis para ajudá-lo a fazer a troca.

4 Organize uma troca de utensílios de cozinha

Você comprou um liquidificador de imersão à venda há três anos e percebeu que não gosta de comer sopa? Sua amiga ganhou um espremedor chique como presente de casamento que ela nunca tocou? Faça uma troca para que você e seus amigos possam dar uma nova vida aos aparelhos domésticos que acumulam poeira em sua cozinha sem gastar um centavo.

5 Armazene os alimentos adequadamente para que não sejam desperdiçados

Cerca de 40% do desperdício de alimentos nos EUA acontece em casa. Combata isso armazenando os alimentos da maneira certa para que durem mais. Comece colocando ervas frescas com o caule voltado para baixo em um copo d’água e separando as maçãs das outras frutas para que o etileno que elas liberam não estrague outros produtos, depois confira savethefood.com para outras dicas.

6 Envolva-se civicamente

Mesmo quando não é época de eleições, pode ter um impacto nas decisões de a nível sistêmico. Junte-se ao conselho consultivo local de resíduos sólidos para ter uma palavra a dizer sobre como sua cidade gerencia o desperdício de alimentos. Testemunhe perante o conselho municipal sobre como tornar os prédios de apartamentos dependentes de fogões a gás prejudica os residentes. Se você não sabe por onde começar, procure organizações locais que já estejam agindo e pergunte como você pode se envolver.

7 Vá mergulhar no lixo

Siga o exemplo da “trashwalker” Anna Sacks e vasculhe o do Starbucks local ou do Trader Joe’s, e você poderá voltar para casa com centenas de dólares em alimentos perfeitamente comestíveis que estão próximos, mas ainda não passaram da data de validade. (Saiba mais sobre a legalidade e segurança de mergulhar em lixeiras para comprar mantimentos aqui.) Melhor ainda, defenda que a entidade corporativa em questão pare de jogar alimentos no lixo e comece a doá-los para um banco de alimentos local.

8 Leve itens reutilizáveis ​​com você

As taxas de nos são terrivelmente baixas, mas a maior parte de nossas vidas não está preparada para evitar a compra de fast food novamente. Garrafas reutilizáveis ​​e canecas de café isoladas estão se tornando uma parte cada vez mais comum da vida, mas por que não guardar também utensílios portáteis e recipientes de comida em sua sacola, no carro ou na escrivaninha do escritório para sempre que precisar deles?

9 Reserve um tempo para experimentar ingredientes e receitas sustentáveis

É ótimo falar sobre como ingredientes tipo alga marinhaamaranto ou pó de grilo podem ajudar a tornar nossas dietas menos intensivas em carbono. Mas é pouco provável que comecemos a adotar voluntariamente alimentos mais resistentes ao , a menos que realmente gostemos de os comer – o que ignifica que precisamos de aprender a cozinhar com eles. Reserve um tempo para experimentar e identificar receitas que o ajudem a saborear uma alimentação mais consciente do planeta.

10 Não desperdice suas sobras

Peça sempre uma caixa no final de um jantar fora e leve as sobras para casa (melhor ainda, traga seu próprio recipiente vazio). (nt.: sempre lembrar que os restaurantes estão normalmente utilizando caixas de papelão com ‘químicos eternos/forever chemicals’ ou ‘isopor/EPS’, feitos com poliestireno cancerígeno). Você sempre pode transformar suas sobras em algo novo – aquele curry do dia anterior pode se tornar o recheio dos rolinhos de ovo frito de amanhã, por exemplo. E se você ficar cansado de comer a mesma coisa repetidamente, experimente congelar imediatamente uma porção do que você faz em casa para poder retirá-la e reaquecê-la para uma refeição rápida em algumas semanas.

11 Continue sua jornada de aprendizagem

É difícil fazer melhor se você não conhece melhor, então comprometa-se a se manter informado. Leia um livro ou assista a um documentário este ano que lhe ensinará mais sobre sistemas alimentares, desperdício ou . (Precisa de um lugar para começar? Farming While Black, de Leah Penniman, e The One-Straw Revolution, de Masanobu Fukuoka, estão na minha lista para 2024, e o filme Gather é um dos favoritos dos anos anteriores.)

12 Entre em contato com seus representantes sobre a lei agrícola

A lei agrícola foi descrita como “a lei climática mais importante que este Congresso irá aprovar” – afeta tudo, desde o uso da terra às emissões de metano até à do ar e da água. Leia para saber mais e entre em contato com seus representantes para informá-los sobre quais disposições você mais gostaria de ver incluídas na fatura.

13 Coma mais plantas (e fungos) e menos produtos de origem animal

Embora a carne bovina seja o pior agressor climático (ver nº 1), outros produtos de origem animal, como o queijo, também prejudicam o clima. As necessidades nutricionais de cada pessoa são diferentes, e não é necessário tornar-se vegano de repente. da noite para o dia, para ter um impacto positivo – mas pode começar a incorporar mais pratos à base de plantas e cogumelos, independentemente de onde se encontre na sua jornada climática.

14 Voluntário

Encontre uma despensa local de alimentos, uma fazenda urbana ou uma organização focada na soberania alimentar e doe parte do seu tempo para alimentar os famintos, arrancar ervas daninhas ou oferecer assistência administrativa. As mudanças políticas são necessárias para uma mudança sistêmica a longo prazo, mas, entretanto, há pessoas que estão se afundando nas fendas do nosso sistema atual e que precisam de ajuda imediata.

15 Comece a compostar

Apenas 5% dos 66,2 milhões de toneladas de resíduos alimentares que geramos todos os anos nos EUA são compostados, embora o composto nos permita evitar as emissões de metano que surgem do envio de alimentos para aterros (além disso, o composto cria um solo saudável). Se você tiver espaço e tempo, inicie seu próprio sistema de compostagem em casa ou procure pontos de coleta de composto comunitários perto de você. Se não houver nada disponível, veja se você consegue encontrar uma organização sem fins lucrativos ou de cidadãos que defenda o aumento das opções de compostagem em sua área.

16 Escolha vidro ou alumínio em vez de plástico

Apenas 5% do plástico nos EUA é reciclado; os outros 95% são depositados em aterros ou incinerados. As taxas de reciclagem de alumínio e vidro , embora ainda possam ser melhoradas, são muito mais altas nos EUA – então, se você se deparar com uma escolha, escolha uma bebida ou alimento em alumínio ou vidro em vez de plástico e, em seguida, certifique-se e classifique-o no recipiente de reciclagem adequado quando terminar.

17 Use restos de comida para fazer corantes naturais

Você sabia que pode usar as sobras e cascas espalhadas pela sua cozinha para projetos de tintura natural DIY? Dê nova vida a roupas velhas ou usadas usando caroços de abacate, cascas de cebola e cascas de romã para tingir suas roupas em uma variedade de rosas, amarelos e marrons ricos.

18 Descubra se o seu supermercado local utiliza refrigeradores ecológicos

Os hidrofluorocarbonetos (ou HFC) frequentemente utilizados como gás refrigerante em frigoríficos são “superpoluidores”, com potencial de milhares de vezes superior ao do dióxido de carbono – embora existam alternativas sem HFC. Descubra o que o seu supermercado local usa e responsabilize os supermercados por opções mais ecológicas usando as ferramentas online do Climatefriendlysupermarkets.org.

19 Faça uma lista de compras e cumpra-a

As mercearias são concebidas para que compre mais do que pretendia – e quando o faz, esse excesso pode facilmente transformar-se em desperdício alimentar. Para minimizar as compras excessivas, faça um plano de refeições e uma lista de compras em casa e cumpra-os quando estiver no supermercado. E não vá às compras com o estômago vazio: a fome pode realmente obrigar você a comprar mais.

20 Crie habitat para polinizadores

Segundo o USDA (nt.: ministério da dos EUA), 35% das culturas alimentares do mundo dependem de animais polinizadores, mas estas criaturas estão ameaçadas. Mostre-lhes um pouco de amor limitando o uso de agrotóxicos em seu jardim, plantando uma diversidade de plantas nativas ou instalando uma caixa para morcegos (acredite ou não, os morcegos também são polinizadores essenciais, só são mal compreendidos).

21 Em caso de dúvida, pense coletivamente, não individualmente

Mesmo que você pudesse evaporar toda a sua pegada pessoal amanhã, o sistema alimentar atual manteria todos ao seu redor presos a um status quo ecologicamente destrutivo – o que significa que é mais impactante mudar os sistemas que nos mantêm presos a ciclos insustentáveis ​​do que alcançar objetivos pessoais em uma pureza moral. Portanto, se tiver tempo ou limitados para gastar em esforços de sustentabilidade, priorize ações que produzam mudanças coletivas em vez de individuais, sempre que possível.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, fevereiro de 2024.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.