![Brasil Amazonia Jau Abre 0](https://nossofuturoroubado.com.br/wp-content/uploads/2020/02/brasil-amazonia-jau-abre_0.jpg)
https://travesiasdigital.com/noticias/corazon-del-cielo-corazon-de-la-tierra-documental-de-los-mayas
Os maias têm muito a nos ensinar sobre como respeitar e valorizar a natureza.
Se o que queremos é aprender história, em particular conhecer os detalhes da cultura maia, a recomendação é ver: Coração do céu, Coração da Terra . Um documentário que nos leva diretamente à selva Lacandona para que possamos compreender (do ponto de vista das comunidades) o que significa ser maia na contemporaneidade.
Este filme de 98 minutos é uma obra da alemã Frauke Sandig e do americano Eric Black. Estreou na Alemanha em 2011 com o título Herz des Himmels, Herz der Erde e, desde então, foi exibido em uma centena de festivais onde ganhou 15 prêmios e várias menções especiais.
![Chan Kin Templo Maias](https://nossofuturoroubado.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Chan-Kin-Templo-Maias.jpg)
2012, um ano polarizado em todo o mundo
Embora centenas de obras tenham sido realizadas ao redor do globo que giram em torno dos maias, Corazón del cielo, corazón de la Tierra é especial, uma obra poderosa que transmite a complexidade das comunidades desde seu próprio ponto de vista; sua narração, sua cosmologia, crenças e, sobretudo, suas interpretações sobre a chegada do famoso ano 2012 no calendário.
O décimo segundo ano deste milênio tornou-se uma data apocalíptica para a agenda da mídia (daí os inúmeros filmes e escritos sobre o fim do mundo). Para os maias , foi simplesmente a extinção do Quarto Sol e uma mudança no ciclo em que o planeta foi purificado, deixando desastres naturais em seu rastro.
Além dessa famosa crença, o documentário nos mostra, de forma sutil, a vida que esses povos têm. As ameaças naturais que o povo maia deve enfrentar todos os dias.
![](https://travesiasdigital.com/wp-content/uploads/2020/04/5546_Chepita_at_Day_of_the_Dead-768x432.jpg)
Seis personagens, uma história
Heart of Heaven, Heart of Earth segue um grupo de personagens em suas vidas diárias. Seis pessoas que nos contam histórias afetuosas de seu povo e suas preocupações pessoais. Pelo olhar deles, vemos como funciona a vida da comunidade (globalmente composta por nove milhões de indivíduos) e qual é a sua compreensão da vida; eles se vêem como parte da natureza, da água , das selvas, do milho . O lema que percorre a floresta é “somos todos um e um é tudo.”
Entre os protagonistas do documentário estão Chan K’in; um xamã Lacandon que lamenta ao ver como a selva é destruída ; Flori, uma jovem guatemalteca que fugiu de sua comunidade após o genocídio maia no início dos anos 80 e agora voltou a fazer parte da resistência contra uma mina de ouro canadense que destruiu as paisagens; e Chepita, de Los Altos de Chiapas , que luta contra as multinacionais do milho transgênico que ameaçam o cultivo do milho indígena.
Coração do Céu, Coração da Terra nos convida a refletir sobre a Terra em que vivemos. Sobre os riscos que corre, mas também sobre a beleza que há nela. Aqui conheceremos a comunidade maia, suas paisagens, imagens do livro sagrado Popol Vuh , sua cosmogonia, tradições, cerimônias e seu profundo e eterno respeito pela natureza .
“2012 não é o fim do mundo, mas é hora de mudar” – Frauke Sandig.
Veja o documentário completo aqui:
***