Livro digital e 383 plantas medicinais no Brasil. Farmacêutica mineira compartilha seus conhecimentos livremente para todos.
http://www.painelflorestal.com.br/noticias/lado-b/livro-digital-reune-informacoes-sobre-especies-de-plantas-medicinais
A farmacêutica Telma Sueli Mesquita Grandi as compilou num livro digital gratuito.
Além da descrição detalhada de plantas nativas ou cultivadas no estado, o livro reúne informações minuciosas sobre aplicação, toxicidade, preparo, incompatibilidade com medicamentos, nomes populares e até contraindicações.
A autora chama a atenção para o fato de que muitas das propriedades medicinais das plantas estão presentes em partes específicas do organismo, como folhas ou raízes e é importante conhecer com precisão essas peculiaridades.
Ela também ressalta a necessidade de conhecer as formas de preparo indicadas para cada planta. Algumas espécies não podem ser cozinhadas por exemplo senão perdem seus benefícios.
O livro é resultado de diversas experiências profissionais ao longo de quase 40 anos, em que Telma lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Uberaba e Centro Universitário Newton Paiva. Vale dizer que a farmacêutica entrevistou mais de 80 raizeiros de Minas Gerais para redigir a obra.
Além de sua grande utilidade para pesquisa e tratamento de doenças, o livro ainda conta com uma preocupação estética: o registro das espécies não são fotográficos, mas feitos em aquarela. “São obras de artistas mineiros. Coletava as plantas com flor e as levava para eles desenharem e pintar”, conta Telma. Este processo teve aproximadamente três anos de duração até ser finalizado.