Por que devemos evitar esse ingrediente tão comum?
19/08/2021
por Brian Vaszily
Se há um ingrediente com o qual devemos sempre estar atentos, em produtos domésticos comuns, é o nominado de ‘fragrância/fragance/parfum’.
A expressão fragrância soa bem. Ele evoca imagens de perfume de flores frescas ou de se respirar o cheiro do ar puro da manhã. Mas, infelizmente, fragrâncias manufaturadas não são nada agradáveis.
Muitas das fragrâncias que respiramos de produtos manufaturados são sintéticas. São criados em um laboratório a partir de uma mistura de produtos químicos. Costumam estar na inusitada categoria “Como você pronuncia isso mesmo?”.
E os efeitos de muitas fragrâncias sintéticas podem ser resumidos numa só palavra: tóxica!
No entanto, para obter uma melhor compreensão de quão perigoso é este ingrediente aparentemente inocente e como pode estar afetando nossa saúde agora, vale a pena dar uma olhada no mundo dos aromas produzidos em massa.
A verdade sobre as ‘fragrâncias’
Se tivermos o hábito de esmiiçar os rótulos para detectarmos ingredientes tóxicos, provavelmente terá alguns bem específicos nessa procura. Talvez venha como aromatizante artificial, com a sigla em inglês MSG/monosodium glutamate em produtos alimentícios ou sulfatos em produtos de higiene pessoal.
Mas o que confunde muitas pessoas, mesmo as que se preocupam com a saúde, é encontrar a palavra “fragrância” em uma lista de ingredientes (às vezes, ela é listada como “parfum” ou “aroma” que soa realmente sofisticado).
Agora, “fragrância” não é impronunciável. Isso não soa como um ingrediente prejudicial. E talvez se todos ou a maioria dos outros ingredientes forem confirmados, você compre o produto de qualquer maneira.
Esta é uma armadilha infeliz na qual muitas pessoas caem. E existe porque as empresas muitas vezes não querem que se saiba o que realmente acontece em seus produtos.
Como mencionado brevemente, as fragrâncias sintéticas são, na verdade, uma mistura de muitos produtos químicos diferentes. De acordo com o Grupo de Trabalho Ambiental (EWG/Environmental Working Group), o produto médio que contém fragrância tem cerca de 14 ingredientes químicos adicionais não listados no rótulo .
Isso significa que não temos como saber quais produtos químicos compõem a palavra “fragrância” em um produto específico.
Existem mais de 3.000 produtos químicos possíveis que poderiam estar em um coquetel de fragrâncias, muitos dos quais são derivados do petróleo (sim, petróleo, o mesmo ingrediente na base da gasolina, óleo de motor, combustível de aviação, asfalto, pneus sintéticos de bicicleta e muito mais … e os alarmes já devem estar tocando!)
Nenhum desses produtos químicos na “fragrância” precisa ser revelado ao consumidor porque eles são protegidos como “segredos comerciais” (nt.: destaque da tradução e lembrar as palavras da Dra. Ana Soto no documentário da BBC, ‘Assault on the male‘, “Agressão ao homem’, listado no nosso website). E só isso já deve ser suficiente para fazer qualquer um se perguntar o que os fabricantes podem estar tentando esconder.
Produtos mais comuns contendo fragrâncias
Antes de entrar nos perigos específicos das fragrâncias, ver onde elas provavelmente se escondem em nossa casa. Estejamos avisados: se começarmos a verificar os rótulos desse ingrediente, ele provavelmente aparecerá em mais lugares do que imaginamos.
Perfume e colônia
Perfumes e colônias são dois produtos obviamente carregados de fragrâncias químicas. Afinal, seu único objetivo é cheirar bem.
Em um relatório do EWG, alguns dos principais perfumes e colônias de marcas continham até 24 substâncias químicas secretas – em um único produto. O que é realmente preocupante é que alguns desses produtos químicos (como dietil ftalato e almíscar cetona) são conhecidos por se acumularem nos tecidos humanos.
Isso significa que se usarmos quaisquer um desses produtos regularmente, as toxinas podem estar se acumulando no corpo.
Cosméticos
Existem inúmeras toxinas à espreita nos produtos cosméticos . A fragrância é uma delas, aparecendo em brilhos labiais perfumados, esmaltes perfumados e outros produtos de maquiagem. Mesmo a maquiagem que não cheira muito, pode conter fragrância para mascarar o cheiro de outros produtos químicos usados na fórmula.
Se se usa maquiagem, pensar apenas em quantas vezes se usa e quanto tempo ela fica na nossa pele. O tempo de exposição a fragrâncias tóxicas na maquiagem pode realmente aumentar rapidamente!
Outros produtos de higiene pessoal
Os produtos de higiene pessoal são um grande problema quando se trata de fragrâncias. Praticamente qualquer produto convencional que se aplique no corpo e que tenha um perfume, conterá fragrâncias químicas.
Por exemplo, um relatório de 2011 descobriu que mais de 95% dos shampoos, condicionadores e produtos para penteados contêm fragrâncias. E isso sem contar sabonete, loção, desodorante, protetor solar e tantos outros produtos que se usa no dia a dia.
Velas e ambientadores
Como os perfumes, as velas e os purificadores de ar são projetados especificamente para cheirarem bem.
Não é de surpreender que esses dois produtos também sejam uma das maiores fontes de fragrâncias tóxicas em sua casa.
Na verdade, estudo de 2011 que examinou 25 produtos perfumados, incluindo purificadores de ar, encontrou 24 produtos químicos classificados como tóxicos ou perigosos pelas regulamentações dos EUA. Mais inacreditavelmente, nenhum desses produtos químicos estava no rótulo. Todos estavam escondidos sob a palavra “fragrância”.
Produtos de limpeza e lavanderia
Ironicamente, muitos produtos de limpeza contêm produtos químicos com cheiros tão fortes (e tóxicos) que os fabricantes adicionam ainda mais produtos químicos para mascarar o cheiro. Na verdade, pode ser difícil encontrar um deles sem cheiro porque a fragrância é predominante.
Produtos de lavanderia também são uma grande preocupação. Detergentes, amaciantes de roupas e secadoras freqüentemente contêm fragrâncias sintéticas. Eles causam problemas dentro e fora de casa, uma vez que os produtos são normalmente ventilados para o exterior.
Perigos de produtos químicos de fragrâncias tóxicas
Absorvido pela pele
Um dos maiores perigos da fragrância vem do contato com a pele.
Um crescente corpo de pesquisas está indicando que produtos perfumados são um dos maiores desencadeadores de alergias no mundo. O relatório, que foi de 2016, descobriu que cerca de 1/3 dos participantes experimentou algum tipo de reação alérgica a fragrâncias.
Esta é uma má notícia se se tem pele sensível.
A dermatite de contato (uma reação alérgica na pele) é um dos sintomas mais comuns da aplicação tópica de um produto de fragrância. Outras reações incluem urticária, problemas de sinusite e enxaqueca.
Outra questão assustadora é que os produtos químicos das fragrâncias também podem ser absorvidos pelo corpo através da pele. Aqueles que são pequenos o suficiente irão até mesmo entrar na corrente sanguínea. E, como mencionado, vários desses produtos químicos são conhecidos por se acumularem no tecido humano.
Os perigos específicos?
Além das alergias, esses produtos químicos tóxicos podem aumentar o risco de câncer. Um comum, o estireno (nt.: lembremos sempre que esse é o monômero do poliestireno=isopor=EPS), é considerado um carcinógeno humano, e muitos outros são carcinógenos em potencial.
Outras fragrâncias químicas também são disruptores endócrinos , o que significa que podem alterar seus hormônios, causando todos os tipos de danos. Alguns estão até ligados a defeitos congênitos e problemas de desenvolvimento infantil por meio da exposição pré-natal.
Inspirado em seus pulmões
Produtos de fragrâncias, como purificadores de ar, são um dos maiores contribuintes para a poluição do ar interno . Eles emitem produtos químicos conhecidos como VOCs (abreviação de compostos orgânicos voláteis) que são muito tóxicos para os pulmões e para o resto do corpo.
Mesmo outros produtos que você não consideraria transportados pelo ar ainda podem entrar em seus pulmões. Perfumes e produtos químicos de limpeza, por exemplo, são freqüentemente pulverizados e fáceis de inalar. Produtos de lavanderia perfumados são ventilados para fora e podem ser respirados por qualquer pessoa nas proximidades.
Sem surpresa, um dos maiores perigos dos produtos de fragrância é a irritação ou lesão pulmonar.
Apenas a exposição à colônia foi suficiente para piorar os sintomas da asma, de acordo com um estudo . Outra pesquisa sobre VOCs, que inclui certos produtos químicos de fragrâncias, indica que a exposição pode aumentar o risco de problemas respiratórios crônicos em crianças.
Outras reações comuns à inalação de fragrâncias sintéticas incluem enxaquecas, tonturas e congestão.
Como se isso não bastasse, os produtos de fragrâncias também liberam compostos que reagem com o ozônio para formar poluentes secundários. Isso inclui formaldeído e acetaldeído – ambos cancerígenos.
Prejudicial ao meio ambiente
Embora este artigo se concentre principalmente na natureza tóxica da fragrância para a saúde humana, é importante não esquecer os efeitos dos produtos químicos nos animais e no meio ambiente.
As fragrâncias químicas muito provavelmente irão parar na atmosfera interna de sua casa ou no mundo ao ar livre. Eles são lavados, borrifados no ar, ventilados diretamente para o exterior e assim por diante. E isso sem contar quantos produtos químicos “escapam” durante o processo de fabricação.
Os mesmos produtos químicos que se acumulam em seu corpo também podem se acumular no solo, na água, nos insetos e nos animais. Ironicamente, isso eventualmente volta para os humanos através da cadeia alimentar e também causa danos incalculáveis nesse ínterim.
Produtos químicos de fragrância mais comuns (e problemáticos)
Ftalatos
Os ftalatos estão relacionados a problemas importantes, como níveis hormonais alterados e toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento. Eles também parecem causar danos aos espermatozoides e estão associados a um QI mais baixo em crianças que tiveram exposição pré-natal. Os ftalatos são proibidos em outros países e até mesmo em certos produtos nos Estados Unidos – mas não de fragrâncias.
Almíscares sintéticos
O almíscar é um perfume popular, mas as formas sintéticas são terríveis para a saúde. Eles são conhecidos por se acumularem no meio ambiente, nos tecidos adiposos humanos e no leite materno. Alguns dos produtos químicos do almíscar mais usados são disruptores endócrinos, toxinas para o cérebro e os pulmões e estão ligados à toxicidade reprodutiva.
Procure-os sob os nomes de galaxolida, almíscar cetona, tonalida e almíscar xileno.
Estireno
O estireno tem um cheiro doce, mas pode ser tóxico para os pulmões quando inalado. É também um provável carcinógeno humano, disrupdor endócrino e pode ser tóxico para os glóbulos vermelhos e o fígado. Infelizmente, o estireno é muito comumente usado em produtos de fragrâncias.
Formaldeído
O formaldeído é um carcinógeno humano e também pode causar irritação na pele. É ainda utilizado em produtos nos EUA (apesar de ser proibido em outros países). Pode estar presente em pequenas quantidades na forma ou fragrância quando outros compostos reagem com o ozônio.
Acetaldeído
O acetaldeído tem um cheiro frutado – e é listado como um provável cancerígeno humano. Também pode causar danos renais, reprodutivos, do sistema nervoso e respiratórios. Como o formaldeído, o acetaldeído pode se formar após uma reação de compostos de fragrâncias com o ozônio.
Clorometano
Este produto químico pode ter efeitos agudos e crônicos no sistema nervoso. Também pode afetar o fígado, os rins e a pele e pode apresentar toxicidade para o desenvolvimento. Como os outros produtos químicos, o clorometano é comumente usado em fragrâncias domésticas.
A lista continua
Isso apenas arranha a superfície de possíveis fragrâncias químicas e seus efeitos negativos. A lista pode continuar por um tempo, mas você tem uma ideia de como os aromas sintéticos podem ser prejudiciais à saúde.
Por que são permitidos produtos químicos com fragrâncias tóxicas?
Neste ponto, você deve estar se perguntando como todos esses produtos químicos prejudiciais podem acabar em fragrâncias.
A verdade é que cosméticos, produtos de higiene pessoal e até mesmo produtos domésticos são todos setores altamente desregulamentados. O FDA dos EUA impôs poucas restrições aos produtos químicos considerados prejudiciais e proibidos em outros países.
Na verdade, os ingredientes cosméticos não precisam estar livres de efeitos prejudiciais antes de serem colocados no mercado. É necessário comprovar que os produtos químicos usados por longos períodos causam um alto nível de danos (em vez de serem comprovadamente seguros) antes mesmo de as restrições serem consideradas.
Mesmo assim, a conformidade costuma ser voluntária para as empresas, ou leva anos para o governo eliminar os produtos químicos.
Para piorar as coisas, as empresas não precisam divulgar os ingredientes das fragrâncias no rótulo porque são considerados um “segredo comercial”. Isso torna impossível para o consumidor, até mesmo tomar uma decisão informada.
Até que as empresas mudem sua política e listem todos os ingredientes de seus produtos, a melhor escolha que se pode fazer é evitar fragrâncias por completo.
E para ser honesto, é improvável que as coisas mudem sem uma nova política, porque esses produtos químicos sintéticos e prejudiciais são mais baratos do que ingredientes de fragrâncias naturais. A maioria das empresas provavelmente não abrirá mão dessa economia de custos facilmente.
Como evitar fragrâncias tóxicas e melhores escolhas
Quando se trata de evitar fragrâncias, a melhor opção é ler os rótulos. Primeiro, fazer uma verificação rápida para ver se ele está listado nos ingredientes. Se for, faça um favor à saúde e não compre o produto (ou jogue fora se estiver na sua prateleira). Além disso, certifique-se de procurar os sinônimos de “fragrância” que algumas empresas usam, como “parfum” e “aroma”.
Algumas empresas listarão os ingredientes de sua fragrância, seja no rótulo ou em um site. Nesse caso, pode-se colocar qualquer um sobre o qual não tenha certeza no banco de dados Skin Deep do EWG para ver se eles são tóxicos.
Outra coisa com a qual se deve ter cuidado são os produtos “sem fragrância” ou “livres e transparentes”. Lembre-se de que a rotulagem trata principalmente de marketing – não de informação. Os produtos podem ter produtos químicos adicionados para mascarar o cheiro de outros ingredientes para que eles fiquem “sem cheiro”. Mais uma vez, verifique os ingredientes.
Além disso, fiquemos atentos ao greenwashing . A palavra “natural” em um produto é regulamentada de forma muito vaga e não exclui os ingredientes sintéticos. Mesmo se você vir as palavras “fragrância natural”, não presuma que o produto é seguro, a menos que os fabricantes realmente tenham listado os ingredientes e eles verifiquem.
Então, o que se deve procurar ?
Um passo inteligente é procurar produtos de higiene pessoal/cosméticos orgânicos certificados pelo USDA se mora nos EUA (nt.: se no Brasil, ver o timbre ‘orgânico’). Isso garante – em um processo rigoroso, independente das empresas envolvidas na venda do produto – que os produtos não contêm ingredientes potencialmente nocivos, incluindo aqueles normalmente encontrados em “fragrância”.
Agora, observemos que produtos sem perfume adicionado são uma boa escolha. Precissamos apenas ter certeza de que a empresa realmente não adicionou fragrância ou quaisquer produtos químicos de mascaramento (e ser orgânico certificado pelo USDA é um desses métodos de garantia).
Produtos com aroma natural também podem ser uma boa opção … novamente, desde que se verifique os verdadeiros ingredientes. Procurar por óleos essenciais ( não óleos de fragrâncias), ervas, especiarias ou extratos de plantas para serem usados como ingredientes.
E se se estiver procurando por produtos para a pele sem produtos químicos …
Sem fragrância adicionada, cuidados anti-envelhecimento para a pele
Se procuramos um cuidado anti-envelhecimento altamente eficaz, sem ingredientes duvidosos – incluindo SEM fragrância sintética – procuremos o Creme Anti-envelhecimento marca Sonhos da Purity Woods.
Não se verá a palavra “fragrância” em nenhum lugar do rótulo, já que o Dream Cream conta com o perfume suave e natural das folhas de bordo e outros ingredientes naturais essenciais em sua fórmula poderosa. O que se encontrará serão extratos de plantas reais, incluindo antioxidantes poderosos e botânicos profundamente hidratantes.
Este creme anti-envelhecimento ganhou o rigoroso rótulo de Orgânico Certificado pelo USDA para confirmar que é seguro contra ingredientes tóxicos (até mesmo o cultivo de ingredientes naturais inclui o uso de métodos orgânicos!)
E além do fato de ser tão limpo, se ADORARÁ como ele funciona bem para apagar a aparência de rugas, linhas finas, manchas senis, etc. somente com o poder das plantas.
Ver o Creme Anti-Idade para Sonhos aqui e lembrar-se de começar a evitar fragrâncias em todos os produtos para se livrar de seus efeitos nocivos.
11 principais benefícios para a saúde (e pele) do resveratrol
Os 5 principais benefícios do Aloe Vera – uma maravilha natural para a saúde e antienvelhecimento
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, setembro de 2021.